O boom dos conjuntos na moda: 10 estilos para ficar de olho
Do esporte à alfaiataria, o look combinado está em todo lugar. Aqui, mostramos as principais tendências da categoria.
Os conjuntos são uma verdadeira febre: é difícil fazer uma ronda pelo TikTok ou Instagram sem se deparar com produções inteirinhas combinadas, compostas por peças criadas para serem usadas juntas. De acordo com a plataforma de dados Edited, entre 2019 e 2022 houve um aumento de 75% na oferta de conjuntos femininos. Pois é. Não é por acaso que eles estão nas coleções de quase todas as marcas, das esportivas às casuais, com opções que atendem aos diferentes momentos da rotina – e nem mesmo a moda íntima escapa. O apelo é compreensível: as roupas em dupla são práticas e facilitam bastante a hora de se vestir, sem que a gente tenha que quebrar a cabeça sobre o que vai com o quê. Está nessa vibe? Destacamos aqui as principais tendências da categoria.
Conjuntos de alfaiataria
Sim, a alfaiataria é um clássico e, por isso, nem pode ser chamada exatamente de tendência. Mas é inegável o quanto, recentemente, ela se impõe e se faz presente para além do ambiente do trabalho e outras ocasiões sociais, se camuflando e recebendo nuances que a deixam moderna e descolada, apta para qualquer rolê. Com o boom do quiet luxury, a influência dos conjuntos de alfaiataria na moda está ainda maior: na última Milan Fashion Week, a Prada trouxe a alfaiataria em couro e, em Paris, a Valentino fez outras propostas contemporâneas, apresentando microshorts, saias longas e diferentes estilos de blazers.
Conjuntos com jaqueta
Talvez pela proximidade do inverno, a tendência mais forte de conjunto não é exatamente a de blusa e parte inferior, mas, sim, a de jaqueta e bottom, que pode ser saia, short ou calça, sem a predominância de um ou outro. Atenção para os estilos bomber e motorcycle, casacos que prometem ficar em evidência na estação.
Conjuntos de malha ou tricô
Alternativa às jaquetas são as blusas ou sobreposições de malha ou tricô, e os bons e velhos cardigãs entram nesse jogo. Neste caso específico, as saias parecem ser o complemento predileto, ao menos das marcas desfiladas nas últimas semanas de moda: Loewe, Hermès e Acne Studio, por exemplo, combinaram suas blusas de frio sempre com essa peça específica.
Conjuntos esportivos
Já não é de agora que os agasalhos esportivos estão bombando. Dos mais confortáveis, tipo os de moletom, aos de performance, com tecidos tecnológicos, muita gente reservou um espaço no guarda-roupa para incorporá-los. Para sair do lugar comum, vale fazer um hi-lo e adicionar acessórios de um outro mood, como um salto alto ou óculos diferentões.
Conjuntos com colete
Uma peça que aparece com bastante frequência no #lookdodia da galera por aí é o colete, que pode ser usado como sobreposição, mas geralmente é vestido como blusa. E existem diferentes variações: os modelos de botão, bem de alfaiataria, têm aparecido mais no look combinadinho, porém os de tricô não ficam para trás.
Conjuntos jeans
Britney Spears e Justin Timberlake sabiam de tudo: o jeans com jeans é mesmo atemporal. Mas agora a combinação aparece mais acertadinha, sem variações no tingimento das peças e com elementos que se repetem nas partes de cima e de baixo. Em seu verão 2023, Stella McCartney fez uma brincadeira interessante e misturou o jeans à alfaiataria. Duas tendências em uma roupa só.
Peça única ou conjunto?
Duplas de saia e blusa que às vezes se confundem com vestidos são uma maneira divertida de dar uma folga para as peças únicas, principalmente com a adição de elementos que trazem mais informação ao look, como fez a Miu Miu com a lingerie aparente.
Tailleur
Adorado por Coco Chanel, o tailleur – nome que se dá ao combo de casaco + saia de mesmo tecido – continua influente com o passar dos anos. A grife fundada pela francesa, aliás, apresenta a cada temporada novas versões desse clássico. No inverno 2023, reinaram os comprimentos míni – nas saias, nos casacos cropped ou no conjunto completo.
Conjuntos estilo pijama
É pijama, mas dá para usar na rua, tipo o slip dress. Aqui, rolam desde opções mais caricatas, com as tradicionais golas onduladas, estampas listradas e plumas na barra, até as menos óbvias, que só se confundem com a roupa de dormir pelos tecidos acetinados e silhuetas retas.
Conjuntos completos
Dois é bom, três é demais? Nem sempre. Combinações que vão além da dupla tradicional, de parte inferior e superior iguais, trazendo uma terceira peça com a mesma estampa ou textura, estão com tudo e são um truque pá-pum para um visual de impacto.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes