11 tendências da SPFW N58 para ficar de olho
Tons terrosos, palhas, transparências e mais. Saiba quais são as principais tendências da SPFW e aposte na sua favorita.
Com 41 desfiles distribuídos em oito dias, a edição 58 da semana de moda paulistana terminou na segunda-feira (21.10). Entre transparências, tons terrosos e uma dose de nostalgia, listamos 11 tendências da SPFW para você ficar de olho, a seguir:
Transparências
Sau. Ze Takahashi / @agfotosite
leia mais:
SPFW N58: Dendezeiro
Num ano marcado pelas ondas de calor no Brasil, diversos estilistas apostaram na leveza e no frescor das transparências.
Lilly Sarti. Zé Takahashi / @agfotosite
Em vestidos, tops, saias e calças, tecidos translúcidos – como tule e organza – apareceram em versões lisas e estampadas, nas coleções da Sau, Handred, Lilly Sarti, entre outras.
Handred. Ze Takahashi / @agfotosite
Fechamento de laços
Foz. Marcelo Soubhia / @agfotosite
Para dar um charme a mais em blusas e camisas, marcas como Foz, Lucas Leão e Martins substituíram botões por laços no fechamento das peças nesta temporada.
Lucas Leão. Zé Takahashi / @agfotosite
Diferentemente da vibe coquette de outrora, os looks pegam carona na indumentária asiática, como as vestimentas da dinastia chinesa Qing ou os uniformes usados na prática de Tai Chi.
Martins. Zé Takahashi / @agfotosite
Palha
Salinas. Zé Takahashi / @agfotosite
Sou de Algodão. Zé Takahashi/ @agfotosite
A temporada foi repleta de manualidades, mas a palha saiu na frente entre as tendências da SPFW. Utilizada tanto em roupas quanto nos acessórios, o material conferiu um toque rústico e muito sofisticado às coleções de marcas como Dendezeiro, Catarina Mina e Angela Brito.
Foz. Zé Takahashi / @agfotosite
Underwear à mostra
Heloisa Faria. Zé Takahashi / @agfotosite
Normando. Zé Takahashi / @agfotosite
Peças como calcinhas, sutiãs e boxers, antes escondidos sob a roupa, agora aparecem como elementos de destaque nas coleções. Seja nas calças de cintura extra baixa da Normando e Another Place, ou sobrepostas por vestidos e looks jeans de Heloisa Faria, o clima sexy está ON nas tendências da SPFW.
Another Place. Gabriel Cappelletti/ @agfotosite
Preto e branco
À La Garçonne. Marcelo Soubhia / @agfotosite
Gefferson Vila Nova. Zé Takahashi/ @agfotosite
Yin e yang da moda, o combo preto e branco também entrou na lista de tendências da SPFW N58. Se na À La Garçonne a dupla aparece numa padronagem quadriculada, nos desfiles da Lilly Sarti, João Pimenta e Gefferson Vila Nova, as combinações de peças brancas com pretas passam pela alfaiataria, em produções atemporais e descomplicadas.
Lilly Sarti. Zé Takahashi/ @agfotosite
Desenho animado
The Paradise. Zé Takahashi/ @agfotosite
Uma onda de nostalgia tomou conta da SPFW, com um revival de personagens icônicos de desenhos animados estampando diferentes coleções. No desfile de Walério Araújo, Mônica e Cebolinha se sentaram na fila A com cabeças da marca para conferir os looks inspirados na dupla, como vestidos e t-shirts.
Walério Araújo. Marcelo Soubhia / @agfotosite
Rafael Caetano também olhou para os personagens criados por Mauricio de Souza em sua coleção, apesar de não ter usado interpretações literais na estamparia. Na The Paradise, Pato Donald e Margarida deram um pivô na passarela do desfile em homenagem aos seus 90 anos – nesta collab com a Disney, também entraram prints de desenhos como Bambi, Peter Pan, Zé Carioca, entre outros. Já na À La Garçonne, foi a vez do Snoopy virar ícone fashion para estampar os moletons da nova coleção.
À La Garçonne. Marcelo Soubhia / @agfotosite
Bolsas: míni vs maxi
À La Garçonne. Marcelo Soubhia / @agfotosite
Herchcovitch; Alexandre. Marcelo Soubhia / @agfotosite
A escolha é sua! Entre as propostas de bolsas apresentadas nesta temporada, não teve muito meio termo. Ou o modelo beira o minúsculo, como os de couro de Herchcovitch; Alexandre e artesanais da Catarina Mina, ou aparece mais exagerado, a exemplo das maxiclutches de palha da Salinas.
Salinas. Zé Takahashi/ @agfotosite
leia mais:
9 tendências da NYFW para o verão 2025
Tons terrosos
Sau. Zé Takahashi/ @agfotosite
Ateliê Mão de Mãe. Zé Takahashi/ @agfotosite
Entra temporada, sai temporada, e os tons terrosos continuam entre as principais tendências da SPFW. Do bege ao marrom escuro, a cartela natural coloriu looks na Ateliê Mão de Mãe, Foz, Catarina Mina e Angela Brito, Dendezeiro e muitas outras.
Dendezeiro. Zé Takahashi/ @agfotosite
Saia com calça
À La Garçonne. Zé Takahashi/ @agfotosite
Angela Brito. Zé Takahashi/ @agfotosite
O truque de styling da vez apareceu em looks de alfaiataria da À La Garçonne, Angela Brito e Lucas Leão, e numa vibe mais festiva no desfile da Apartamento 03.
Apartamento 03. Zé Takahashi/ @agfotosite
Listras
Led. Zé Takahashi/ @agfotosite
Herchcovitch; Alexandre. Zé Takahashi/ @agfotosite
Já faz um tempo que estamos falando de listras por aqui e não devemos parar tão cedo. É que depois da temporada de moda internacional, onde a padronagem bombou, foi a vez dos estilistas brasileiros mostrarem suas próprias versões da trend.
João Pimenta. Zé Takahashi/ @agfotosite
Guarda-chuva
Ateliê Mão de Mãe. Zé Takahashi/ @agfotosite
Se o caos climático influenciou a profusão de transparências nesta SPFW, ele parece ter inspirado os guarda-chuvas desfilados na edição. Seja na versão de crochê da Ateliê Mão de Mãe, nailon e seda no desfile de João Pimenta ou jeans na Amapô, não faltarão opções fashionistas para enfrentar os torós da próxima estação.
João Pimenta. Zé Takahashi/ @agfotosite
Amapõ. @agfotosite
leia mais:
SPFW N58: Normando
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes