Horóscopo de agosto: bom dia para quem?
Agosto chega meio mal-humorado, mas isso não significa que não esteja cheio de carinho e amor para dar.
Julho foi um mês para cair na real. Sim, estávamos na temporada canceriana toda sentimental, mas depois de duas Luas cheias em Capricórnio, ficou difícil se emocionar à toa. Estamos mais vividas, né? Para algo deve servir esse bando de perrengue e desilusão que a gente passa nessa vida. Pelo menos ficamos mais espertas, gosto de acreditar, mas sei que mesmo isso pode virar uma outra desilusão.
Sinceramente, depois que a sofrência passa eu gosto de encarar meu lado desiludida. Acho chic, acho maduro, acho ponderado, acho uma coisa assim meio Negroni, meio cedro, meio amargo. A vida não é para amadores e no entanto todo mundo nasceu ontem. Até a nossa velhice não é nada perto da idade da Terra. A gente vai ser ingênuo para sempre. Sempre vai ter algo novo a ser vivido, nem que seja novo apenas para a gente. E aí está a divina comédia dessa vida que nem vale a pena ser levada tão a sério. É tudo uma grande brincadeirinha.
Enfim, vamos à astrologia de agosto, um mês longo e dessa vez repleto de retrogradações e quadraturas que é pra ficar ainda mais cansativo. Se puder, se dê um descanso, fuja para o mato, se esconda na sua cama. O importante é não cair na cilada de querer dar conta de tudo em meio a correrias sem sentido. A gente tá sempre correndo com pressa, mas ainda não entendi pra onde estamos indo nem o porquê de tanta aceleração. Vamos combinar todo mundo de pegar mais leve? Por favor!
O mês começa com o Sol em Leão tentando dar uma animadinha, mas já no dia 5/8 Mercúrio inicia sua retrogradação no signo de Virgem, que se desenrola até 29/8, quando já estará de volta ao signo de Leão. Além de Mercúrio, também estamos na retrogradação de Saturno em Peixes. Essa é mais longa e vai até novembro. Em meio a isso, teremos a conjunção de Marte e Júpiter em Gêmeos, a conjunção dos jogos olímpicos, do espírito esportivo e da rebeldia adolescente que precisa voltar à moda urgentemente.
[E se a gente também combinar de bloquear a agenda e criar um feriado informal pra todo mundo poder assistir as olimpíadas em paz? Seria um sonho ou apenas uma ideia sensata que além de estimular o espírito esportivo, também proporciona mais tempo de qualidade vivendo outras coisas da vida para além do trabalho, das brigas de família e demandas alheias? Fica o questionamento, conto com o apoio de vocês!]
Das Luas do mês: começa com uma Lua nova em Leão, em 4/8. Depois, vem uma Lua cheia em Aquário, em 19/8. Começa com a gente querendo se amar e termina com a gente querendo se isolar no mato e sair da sociedade.
Leão é o signo da individualidade e do brilho de cada pessoa e de cada singularidade. Aquário é o signo do coletivo e da loucura que é viver em comunidade. Mas também vai fazer o quê? Ninguém vive só. E o ser humano é o bicho mais carente do mundo. Desde o nascimento precisa de um apoio, de um colinho, de um cuidado para só então poder crescer fortinho e decidir brigar com os pais, como todas as famílias saudáveis bem sabem.
No dia 22/8, o Sol ingressa em Virgem e todo mundo pode se empoderar na própria chatice. Vamos nos assumir, chega de esconder e querer fazer a fofa, ninguém aguenta mais tanto açúcar diet e ozempic. Enfim, estou de mal-humor, mas juro que escrevi este horóscopo com todo amor do mundo. Lembrem de ler o ascendente! Um beijo da Madama <3
Calendário astrológico:
4/8 – Lua nova em Leão
5/8 – Mercúrio inicia retrogradação em Virgem
5/8 – Vênus entra em Virgem
15/8 – Mercúrio retrógrado volta para Leão
19/8 – Lua cheia em Aquário
22/8 – Sol entra em Virgem
29/8 – Mercúrio retoma movimento direto
Horóscopo de agosto: signo de Áries
Julho foi um mês para se acertar com o passado, entrar no seu eixo e encerrar pendências. Na temporada de Câncer, tivemos duas Luas cheias em Capricórnio, o que representa um grande laço amarrando as pontas soltas que estavam pendentes por aí. Agora, com alívio, e também com um certo pesar sobre certos encerramentos, iniciamos agosto com pé no chão e coração aberto. Este mês tem uma energia forte de amor: os amigos que você ama, o amor que você recebe, o amor que você dá, o amor que você coloca em tudo o que faz.
Com o Sol brilhando em Leão, tudo o que é do coração expande sua vida. Vamos nos apaixonar sem medo! Bora viver o que tiver que ser! O que você gosta, o que você sente, o que você enxerga? Na temporada de Leão, você entra em contato com a sua verdade através das paixões e do amor. Sua consciência brilha mais quando você se permite mais, quando você se envolve de verdade. Áries é o signo que não se esconde. Sendo quem você é, de forma mais livre, a criatividade chega num fluxo mais fácil.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries
É claro que ser livre não é algo tão fácil assim. A gente é um bichinho carente de aceitação. Estamos sempre em busca de amor. Mas Áries é um signo marcial, o que significa que também se move muito por desafios. O impulso de ultrapassar limites vem com força, mas é preciso reconhecer esses limites. Isso tem tudo a ver com Saturno transitando retrógrado em Peixes. Esse movimento se desenrola até novembro, o que indica processos que não se completam da noite para o dia.
Em agosto, teremos Marte e Júpiter transitando em Gêmeos fazendo uma quadratura com Saturno. Isso pode indicar que a sua comunicação fica mais atenta às sensibilidades. O ímpeto de dizer o que pensa livremente, de gritar a sua verdade, encontra limites no que você desconhece sobre si e sobre os outros. Quem pode dizer o que é a verdade, o que é o certo? Tudo parte de um ponto de vista, de um conjunto de experiências, dos nossos gatilhos, das nossas vulnerabilidades e do que a gente acredita.
O que mais você precisa saber: Mercúrio retrógrado! Começa em 5/8, no signo de Virgem, e se estende até 29/8, quando Mercúrio volta para o signo de Leão. Esse trânsito indica um período para reavaliar trabalho, rotina e as posições que você se coloca em prol de uma suposta realidade que pode ser diferente, transformada. Essa transformação acontece quando você se reconecta com o seu coração, com o que e quem você ama, quando você se ama.
Horóscopo de agosto: signo de Touro
Julho foi um mês focado no poder das conversas. A temporada de Câncer foi propícia para você desenvolver uma maior clareza na sua comunicação. Saber dizer o que incomoda, o que pensa e o que precisa é o primeiro passo para simplificar a vida. Falar é bom! Saber ouvir também. Esse último mês trouxe sensibilidade, intuição e novas ideias. Passadas duas Luas cheias em Capricórnio, agora você consegue ter uma perspectiva mais realista sobre incômodos e dificuldades do passado. Mas o resgate do passado não para por aqui 🙂
Em agosto, é o Sol em Leão quem brilha com mais força. Para tauras, essa temporada traz um sentimento de olhar para o passado para resgatar forças e memórias fundamentais. Esse é um bom momento para você lembrar de onde veio, da sua trajetória e das suas experiências mais impactantes. Muitas coisas já passaram, mas tudo o que aconteceu deixou marcas que têm o poder de influenciar o nosso futuro. A questão é entender o que você deseja fortalecer e o que você sente que pode fazer diferente.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro
Entrando no time da nostalgia, teremos Mercúrio transitando retrógrado durante boa parte do mês. Começa em 5/8, no signo de Virgem, e termina em 29/8, no signo de Leão. Com Vênus também transitando em Virgem, o desafio é não racionalizar os sentimentos e simplesmente sentir o que precisa ser sentido. Virgem e Touro são signos de Terra e tendem a pensar demais. Cuidado com essa cilada. Pensar demais mais atrapalha do que ajuda. A gente precisa pensar apenas o suficiente.
Mas por que refletir sobre o passado? Porque quem não tem memória dificilmente sabe o que quer do futuro. Lembrar de onde viemos nos ajuda a entender até onde chegamos, o que construímos, o que mudamos e o que ainda pode ser realizado. O passado nos dá uma base para construir o futuro. E é assim que a Lua cheia em Aquário, em 19/8, propicia resoluções e fechamentos que abrem espaço e maior clareza sobre o que você quer do seu futuro.
O que mais você precisa saber: não basta Mercúrio retrógrado, também estamos em plena temporada de Saturno retrógrado. Essa retrogradação se desenrola até novembro, mas é neste mês que é mais ativada. Com Marte e Júpiter em Gêmeos fazendo quadratura com o Saturno retrógrado, é tudo sobre definir limites, repensar estratégias e se virar para encontrar soluções para problemas reais, tipo grana, valor do seu trabalho e possibilidade de aumentar tudo isso com planejamento e muito pé no chão. Bora, tauras!
Horóscopo de agosto: signo de Gêmeos
Julho foi um mês para se estressar, se desesperar, chorar e fazer muito drama. Tudo isso faz parte da vida e a temporada de Câncer ama esfregar isso na sua cara. Mas agora, passadas as duas Luas cheias em Capricórnio, muita coisa acumulada encontrou seu lugar, o que pode ter deixado tudo mais leve. Em agosto, é a vez da temporada de Leão trazer mais clareza para as suas ideias e mais leveza para a cabeça. Tudo tem uma solução. E o que não tem solução solucionado está.
Logo na primeira semana do mês, em 4/8, teremos uma Lua nova em Leão iniciando uma boa fase para pescar ideias novas, renovar a rotina e trazer mais inteligência para as suas conversas. Ative seu lado mais observador e verá que muita coisa que antes passava despercebida agora salta aos olhos. Gêmeos é o signo que é obcecado por entender. Quer entender tudo, falar sobre tudo, mudar tudo. E a temporada de Leão traz a luz que você tanto gosta. Este é um mês para se acender.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos
Depois da temporada de Leão vem a de Virgem. E dessa vez a função virginiana começa cedo. Primeiro com Vênus entrando nesse signo em 5/8. Esse trânsito traz aquela vontade de deixar a casa mais bonita, receber amigos e dar mais atenção para sua vida íntima. Pequenos detalhes fazem a diferença: aromaterapia, velas, casa cheirando limpa, tudo organizado. Esse é um prazer bem específico e nos dá a sensação de que a vida está em ordem e se encaminhando numa direção boa.
Garantidos os pequenos prazeres da vida e de uma casa gostosa, é hora de lidar com as pendências. Também no dia 5/8 teremos o início da retrogradação de Mercúrio, que se desenrola até 29/8. Dessa vez, a retrogradação de Mercúrio acontece no signo de Virgem e indica um período propício para acertar contas com o passado e resolver mal entendidos. O que não foi dito e ainda incomoda? O que precisa de um tempo a mais para ser digerido? O que você gostaria de retomar? Essas são as suas perguntas de Mercúrio retrógrado.
O que mais você precisa saber: não podemos encerrar esse horóscopo sem mencionar o trânsito de Marte no seu signo. Júpiter também transita em Gêmeos, e essa combinação pode trazer a força necessária que você precisa para tomar a iniciativa e ir atrás das mudanças que deseja fazer. Tudo isso, é claro, com pé no chão e muita paciência. Com Saturno transitando retrógrado em Peixes, esse é um momento para fazer as pazes com o tempo das coisas e reconhecer limites. Coisa de adulto, sabe?
Horóscopo de agosto: signo de Câncer
Passada a temporada de Câncer, estamos apenas no início de uma nova fase. Julho foi um mês para você renovar as energias e definir limites nas relações. Com duas Luas cheias em Capricórnio, esse foi um período para resolver mal entendidos e amarrar pontas soltas. Agora, em agosto, é a vez da temporada leonina focar em assuntos mais tangíveis e concretos. Grana, valor do seu trabalho, capacidade de liderança, inventividade, tudo isso faz parte do menu dessa nova temporada.
Logo no início do mês, em 4/8, teremos uma Lua nova em Leão abrindo um período para focar em tudo o que te pertence. É para você cuidar do que é seu, do que depende apenas de você. Depois, em 19/8, a Lua cheia em Aquário abre espaço para desapegos, encerramentos, conclusões e uma visão mais compartilhada, tanto dos perrengues como das bonanças. Câncer é um signo que ama cuidar, mas primeiro você precisa cuidar de si e prestar atenção nas suas necessidades.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer
Depois da temporada de Leão, vem a de Virgem, que neste ano começa cedo. Já no dia 5/8, Vênus ingressa em Virgem, e Mercúrio inicia sua retrogradação nesse mesmo signo. A energia de Terra que Virgem traz amplia sua capacidade de observação e de entendimento do que precisa mudar e do que pode melhorar. Virgem é um signo reflexivo e mexe com as suas ideias, trazendo uma inteligência voltada à prática. É fazendo que se aprende. Nesse processo, mudar de ideia é inevitável, e isso não é uma coisa ruim.
Períodos de Mercúrio retrógrado favorecem mudanças, retornos, retomadas e reavaliações. Dessa vez, Mercúrio inicia sua retrogradação em Virgem e encerra no signo de Leão, em 29/8. Aproveite esse tempo para se questionar sobre como alinhar suas intenções para o futuro com suas experiências passadas. Muita coisa pode ser reaproveitada, não precisa jogar tudo no lixo. E mesmo se for para jogar no lixo, nada na nossa vida simplesmente desaparece. As coisas se transformam e fazem parte de quem somos.
O que mais você precisa saber: este mês teremos uma conjunção de Marte com Júpiter em Gêmeos, o que favorece processos internos de transformação. Com Mercúrio retrógrado, esse pode ser um bom período para fazer um balanço geral do que você deseja manter e o que você sente que precisa mudar. Se concentre no que depende de você, mas tente não perder de vista o contexto e os limites do mundo. Não tenha pressa em decidir ou concluir. O astral do mês pede fogo baixo e dedicação.
Horóscopo de agosto: signo de Leão
Finalmente estamos na temporada leonina, seu momento, seu brilho, o início de um novo ciclo, um novo ano pessoal. Para quem tem Sol em Leão, esse é um período importantíssimo na astrologia, marcado por mudança de vibes, cenários e vontades. Para quem tem ascendente em Leão, esse é um bom momento para renovar as energias, ter mais clareza do que depende de você e assumir quem você é o que você deseja. Leão é o signo do calor, da generosidade e da consciência.
Se na temporada de Câncer o astral favorecia desapego e transformação, na temporada de Leão o astral favorece confiança e afirmação. Leão é um bicho que sabe se impor, é símbolo de força e imponência. Se você sente que a energia está meio caída, esse é o momento de ir atrás do que for preciso para chamar seu espírito de volta para o corpo e reacender sua chama. Aproveite a Lua nova em Leão que acontece em 4/8 para iniciar novos hábitos e renovar sua rotina.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão
Essa renovação de energias indica também uma necessária pausa para reavaliação. Faz bem descansar, esvaziar a cabeça, deixar os problemas de lado por pelo menos um tempinho e deixar as ideias surgirem por conta própria. Ter força não significa se forçar. Na verdade, a força real está na sutileza e na fluidez. Esse pode ser um período para você fazer as pazes com o seu jeito e reconciliar as vozes discordantes que andam brigando aí dentro da sua cabeça.
Este mês, teremos Mercúrio iniciando sua retrogradação no signo de Virgem em 4/8 e encerrando no signo de Leão em 29/8. Essa retrogradação tem tudo a ver com a sua autoconfiança. Esse pode ser um bom período para se reconectar com um lado seu que andava meio sumido. Focando em você, seus relacionamentos também mudam e entram em outra energia. E a Lua cheia em Aquário, em 19/8, já mostra isso. Em agosto, tudo está sob reavaliação. Aproveite este mês para buscar as mudanças que você deseja. Agora é a hora.
O que mais você precisa saber: neste mês teremos uma conjunção de Marte e Júpiter em Gêmeos, indicando um momento para avançar nos seus desejos para o futuro e buscar as transformações necessárias em prol do que você deseja alcançar. Para isso, será preciso saber abrir espaço e desapegar de demandas e amarras que podem estar lhe distraindo do que você realmente deseja se dedicar. Faz bem pensar sobre suas prioridades e se comprometer com o que faz sentido não apenas para os outros, mas principalmente para você. O foco é em você.
Horóscopo de agosto: signo de Virgem
Julho foi um mês para fazer as pazes com o seu coração. Passadas as duas Luas cheias em Capricórnio, inseguranças foram melhor reconhecidas, e situações que estavam mal compreendidas foram esclarecidas. A temporada canceriana estimulou sua sensibilidade e seu amor para além do romantismo: amor pelas amizades, amor pelo o que você faz, amor por sua própria vida, amor pelo seu passado e também amor pelo seu futuro.
Com Saturno transitando retrógrado em Peixes, seu signo oposto, relacionamentos e parcerias de vida ainda são um tópico a ser desenvolvido. Muita coisa já foi realinhada nesse último mês. Agora, em agosto, esse movimento continua. Mas se antes a coisa estava mais na esfera íntima, agora tudo fica mais aberto e social. Esse pode ser um bom período para retomar contato com pessoas importantes, ter conversas boas e repensar o que antes parecia certo para você.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem
Além de Saturno, também teremos Mercúrio retrógrado de 5/8 a 29/8. Essa retrogradação começa no seu signo e encerra em Leão. Isso pode indicar um processo de retomada de coisas que são importantes para você, mas foram deixadas de lado. Tudo o que tem a ver com a sua iniciativa, seu jeito, sua comunicação e, inclusive, a relação que você tem com seu próprio corpo. Aproveite o mês de agosto para retomar hábitos que te fazem bem e se priorizar mais. Faz bem também ter um descanso para enxergar sua vida com outra perspectiva.
Também no dia 5/8, Vênus ingressa no seu signo e marca um bom momento para focar no seu bem estar, na sua saúde e em tudo o que faz a sua vida ficar mais suave e até mais bonita. Esse pode ser um momento poderoso para você, principalmente com o ingresso do Sol no seu signo, a partir de 22/8, marcando um momento de renovação da sua energia e do seu brilho pessoal. Se priorize, meu amor. Não por vaidade ou ego, mas por que você é a principal pessoa da sua vida. Ocupe o seu lugar.
O que mais você precisa saber: neste mês teremos uma conjunção de Marte e Júpiter em Gêmeos, indicando um bom período para iniciar projetos, dar primeiros passos, experimentar e se soltar mais. Ainda que de forma imperfeita, o importante é começar e dar andamento. Essa conjunção traz uma inquietação e também uma energia muito criativa. Aproveite para puxar essa energia para criar algo novo ou expandir algo que já existe e você acredita muito. Mas, antes, é preciso acreditar em você.
Horóscopo de agosto: signo de Libra
Julho foi um mês importante para você. A temporada de Câncer fez brilhar oportunidades para seu futuro, abriu portas e lhe encorajou a movimentar as coisas. Passadas as duas Luas cheias em Capricórnio, foi também um período para amarrar as pontas soltas do passado e encerrar ciclos mais complexos. Agora, em agosto, a temporada de Leão assume a liderança e traz um pouco mais de calor para sua vida. Conte com a ajuda dos amigos e amores e se abra para o mundo.
Logo no início do mês, em 4/8, uma Lua nova em Leão renova seu ciclo de amizades e favorece que você conheça pessoas novas, cenários novos e vontades novas. Esse é um bom momento para se conectar com outras possibilidades, ui, vamos agitar. Ao mesmo tempo, teremos Vênus transitando em Virgem, a partir de 5/8, pedindo um espacinho para você estar só, se ouvir, curtir um silêncio e a própria companhia. Ui, vamos nos acalmar. Tente encontrar um caminho do meio.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra
Também em agosto teremos um grande período de Mercúrio retrógrado: começa em 5/8, no signo de Virgem, e encerra em 29/8, no signo de Leão. Essa retrogradação indica processos de mudança que acontecem de dentro para fora. Faz bem tomar distância de certas situações para poder enxergar as coisas com uma outra perspectiva. Depois, Mercúrio volta para o signo de Leão e indica um bom período para retomar contatos, amizades e oportunidades que passaram batidas. Tudo no seu devido tempo. O importante é se dar um espaço e se reconectar internamente.
Com Saturno transitando retrógrado em Peixes, este é um mês para reavaliar trabalhos e rotinas e buscar novas ideias e novos jeitos de encarar as coisas. Com Marte e Júpiter fazendo uma conjunção em Gêmeos, esse também é um período para testar novas ideias, conhecer outros jeitos de pensar e, quem sabe, até viajar para estudar e fortalecer as mudanças que você deseja fazer. De fato, você está num momento de movimentar a vida. Mas tudo no seu devido ritmo, sem aflição.
O que mais você precisa saber: a partir do dia 22/8, o sol ingressa em Virgem, o que indica uma espécie de sala de espera para o pessoal de Libra. É que Virgem é o signo que antecede a temporada de Libra e por isso traz um significado de fechar ciclos, estimular desapegos e abrir espaço para chegar a uma nova fase. Em setembro, o Sol ingressa no seu signo e traz novas perspectivas. Até lá, faça as pazes com o seu passado e use esse período para se experimentar despretensiosamente.
Horóscopo de agosto: signo de Escorpião
Julho foi um mês para fortalecer a intuição e ampliar sua consciência. Com o Sol transitando em Câncer, sua capacidade de observação ficou ainda mais afiada. Isso também aprimorou seu senso crítico e trouxe uma visão mais realista da vida. Passadas as duas Luas cheias em Capricórnio, seu nível de amadurecimento transpareceu também nos detalhes, na rotina, no dia a dia e, inclusive, na forma como você entende e se comunica com as pessoas do seu círculo mais íntimo.
Agora, em agosto, o Sol transita em Leão e faz brilhar oportunidades para seu futuro. Esse pode ser um ótimo momento para fazer e acontecer, para se mostrar mais, compartilhar sua visão das coisas e estar na liderança. O Sol em Leão traz um lado seu mais generoso e genuíno. Não esconda a sua verdade, agora é hora de se mostrar com mais confiança e mais clareza. Coisas que podem parecer muito naturais para você talvez não sejam para outras pessoas. Saiba reconhecer sua força.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião
Logo no início do mês, em 5/8, Mercúrio inicia sua retrogradação no signo de Virgem. Podemos pensar nesse processo como a necessidade que todos nós temos, de tempos em tempos, de dar dois passos para trás para enxergar as coisas com uma outra perspectiva e quem sabe retomar o que foi deixado de lado. Mercúrio transita retrógrado até 29/8, quando encerra esse ciclo no signo de Leão. Pode ser bom aproveitar esse período para revisões, releituras e eventuais conversas para rever combinados e resolver mal entendidos.
E por falar em retrogradação e reavaliação, seguimos também com a retrogradação de Saturno no signo de Peixes que se desenrola até novembro. Neste mês, teremos uma quadratura entre Marte e Júpiter e Saturno. Marte está transitando em Gêmeos e cola em Júpiter, indicando transformações nas relações e nas responsabilidades compartilhadas. Ao fazerem quadratura com Saturno, colocam na balança desejos e compromissos. Esses trânsitos falam de amadurecimento no amor e nas relações, sejam elas românticas ou não.
O que mais você precisa saber: em 19/8, teremos uma Lua cheia em Aquário encerrando assuntos pendentes e trazendo uma nova clareza sobre seu passado. A memória é algo que se transforma junto com a gente. Estamos sempre reescrevendo a nossa história, somos animais de linguagem. A forma como contamos nossa história influencia como nos sentimos e como lidamos com o que já aconteceu. Ninguém existe sem bagagem. Esse é um período para você buscar se entender e se reconhecer (de novo).
Horóscopo de agosto: signo de Sagitário
Logo no início do mês, em 4/8, teremos uma Lua nova em Leão abrindo uma nova fase para aprender um jeito diferente de enxergar as coisas. Se antes algumas situações pareciam um beco sem saída, agora você passa a vislumbrar uma luz no fim do túnel. Existem diversos jeitos de se chegar a um mesmo lugar. Com o Sol transitando em Leão, a sua visão fica mais nítida e alcança uma perspectiva maior e mais interessante das situações a longo prazo. Esse é um momento de se preparar para o futuro.
E é pensando no futuro que nos dirigimos ao passado. É difícil saber para onde você está indo se você não lembra de onde veio. Esse período pode ser ótimo para se orientar em direção aos seus objetivos de forma mais consciente e bem pensada.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário
Aliás, você sabe dizer o que deseja para seu futuro? Você tem essa clareza? Ou você sente que está numa vibe deixa a vida me levar, ainda entendendo o que pode surgir pelo caminho? Essas são perguntas de Mercúrio retrógrado, que este mês bate com força.
Mercúrio inicia sua retrogradação em 5/8, no signo de Virgem, e encerra em 29/8, de volta ao signo de Leão. É o típico olhar para trás para entender o que pode vir pela frente. Todo mundo tem bagagem e uma certa experiência que pode ser aproveitada. Nada some por completo, sempre fica algum aprendizado, mesmo nas situações mais difíceis. Este é um mês para reconhecer sua experiência e usar isso a seu favor.
Esse período de Mercúrio retrógrado também pode ser interessante para repensar planos e mudar de ideia. Vale a pena revisar o que você já tinha dado como certo e entendido. Além de Mercúrio, também estamos na retrogradação de Saturno, que se desenrola até novembro. Com Saturno retrógrado, muita coisa do passado vem à tona para ser reorganizada. Essas retrogradações mexem no seu passado para que no futuro as coisas possam ser diferentes, mais conscientes e amadurecidas.
O que mais você precisa saber: com Marte e Júpiter fazendo uma conjunção em Gêmeos, seu signo oposto, influências de fora têm o poder de trazer transformações para a sua vida. Vale a pena dar abertura para novas experiências e envolvimentos. Pode ser bacana viajar, conhecer pessoas novas e se abrir para conversas interessantes. Não tenha medo de eventuais conflitos, pois eles também têm muito a acrescentar. O importante é ter noção dos seus limites e não cair na cilada de querer dar conta de tudo. Não precisa correr, por mais que o mundo diga o contrário.
Horóscopo de agosto: signo de Capricórnio
Julho foi um mês e tanto para capricas. A temporada de Câncer mexeu nos sentimentos e revirou seus relacionamentos (românticos ou não) para trazer mais clareza. Dar atenção a quem você ama pode ter lhe ajudado a perceber coisas sobre si. O autoconhecimento não acontece com a gente se isolando num quarto. Pode até ser bom passar um tempo a sós, curtindo sua própria companhia. Mas o ser humano é um bicho relacional, precisa de outras pessoas para conversar, trocar, aprender e conhecer mais sobre si próprio.
Passadas as duas Luas cheias em Capricórnio, agora você se entende melhor? Essas lunações trouxeram clareza sobre o que já chegou a um fim, o que já foi resolvido, o que já foi definido e agora lhe cabe entender o que fazer com o que já foi feito. Teve tudo a ver com a sua sensibilidade, com as suas necessidades, com o funcionamento da sua mente e do seu corpo, com a sua rotina e estilo de vida. Agora, entramos em agosto em plena temporada leonina e segue a novela mexicana.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio
Com o Sol transitando em Leão, você pode encontrar forças ao encarar conflitos e crises. Existe uma luz no fim do túnel, e você precisa atravessar esse túnel para encontrar essa sua luz. Enquanto isso, Mercúrio inicia sua retrogradação no signo de Virgem, em 5/8. Essa retrogradação pode ser boa para questionar crenças e convicções. Quem pode dizer o que é a verdade, o que é o certo? É tudo questão de ponto de vista. Esse pode ser um mês para buscar outras perspectivas e se abrir para mudar de ideia. A retrogradação se desenrola até 29/8 e transita de Virgem para o signo de Leão.
Também neste mês teremos uma conjunção de Marte com Júpiter em Gêmeos, o que favorece sua produtividade e sua capacidade de encontrar soluções inteligentes para problemas que envolvem trabalho, rotina e saúde. Esse é um bom momento para ter iniciativa e ir atrás de qualquer ajuda ou apoio que possa melhorar sua vida. Com Saturno transitando em Peixes, é importante olhar para seus hábitos do dia a dia, relações mais próximas e a forma como você tem comunicado o que pensa. Esse é também um momento de amadurecimento.
O que mais você precisa saber: a partir de 22/8, o Sol ingressa em Virgem e traz um poder especial para seu pensamento e senso crítico. Ótimo período para colocar pingos nos is, analisar as coisas com mais distância e buscar aconselhamentos e aprendizados que lhe ajudem a aprimorar sua visão de mundo. Para o próximo mês, o Sol em Virgem fará uma oposição com Saturno em Peixes. Esse aspecto tem tudo a ver com um processo de ampliar sua consciência e saber adaptar um novo senso crítico no seu dia a dia. Bora, momento de se espertar!
Horóscopo de agosto: signo de Aquário
Vamos lá, Aquário, chega de dor e sofrência. A temporada de Câncer já acabou, as duas Luas cheias em Capricórnio já passaram, chega de perrengue, mal estar e a dureza da realidade mais chata. Bora colocar tudo pra fora, focar mais nas trocas e se renovar nessa temporada leonina. Logo no dia 4/8, uma Lua nova em Leão inicia uma nova fase para conhecer pessoas, se abrir para o mundo e ter boas conversas. Esse é um período para abrir os olhos e enxergar o que está na sua frente e você ainda não percebeu.
Com Marte fazendo uma conjunção com Júpiter em Gêmeos, esse é também um ótimo período para exercitar sua curiosidade e sua criatividade. A questão é não fritar com mil abas abertas e querer fazer tudo ao mesmo tempo. Marte e Júpiter fazem quadratura com Saturno retrógrado em Peixes, o que nos lembra que cada coisa tem seu tempo, seu momento e seu lugar. Você sabe dizer quais são as suas prioridades? O que você tem feito hoje pensando no seu futuro? E o que você tem aproveitado do passado para facilitar a vida hoje?
Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário
Voltando ao passado, também teremos um longo período de Mercúrio retrógrado neste mês. Começa em 5/8, no signo de Virgem, e termina em 29/8, no signo de Leão. Para o pessoal de Aquário, essa retrogradação pode indicar um período propício para reencontros, conversas para esclarecer mal entendidos, reconciliações ou reclamações atrasadas, que precisaram de mais tempo para serem entendidas e elaboradas. Períodos de retrogradação favorecem análises do passado e reajustes nas relações e nos combinados.
A Lua cheia do mês acontece no seu signo, em 19/8. Essa Lua cheia em Aquário traz para você a responsa e a liberdade de tomar certas decisões que só você pode tomar. Trocar com os outros e se relacionar é importantíssimo, mas ninguém escapa da própria solidão. Tem coisas que se a gente não faz, ninguém pode fazer por nós. Só você sabe como funciona sua cabeça, do que você sente falta e o que você deseja lá no fundo. Às vezes a gente pode até se sentir meio perdido, mas a verdade é que no fundo no fundo a gente sempre sabe.
O que mais você precisa saber: a energia virginiana vem forte já no início do mês. Primeiro, começa com Vênus ingressando em Virgem, em 5/8. Com o passar das semanas, Vênus fará uma oposição com Saturno em Peixes. Depois, é a vez do Sol entrar em Virgem, em 22/8, e seguir o mesmo caminho. Para o pessoal de Aquário, esse pode ser um bom período para rever acordos, contratos e combinados, colocar os pingos nos is e reajustar expectativas e planos. Virgem estimula em você um lado mais pragmático, adaptável, sensato e pé no chão. Chiquérrimo, não?
Horóscopo de agosto: signo de Peixes
Julho foi um mês para abrir o coração, abraçar suas vontades e sentimentos e declarar seu amor por amigos e pessoas importantes no seu caminho. Ai que fofura, nem parece que elas estão com um Saturnão pesado bem em cima da cabeça, cheio de autocobranças, preocupações e necessidade de se responsabilizar pelo próprio futuro. A coisa mais pesada que a gente escuta é que nosso futuro só depende da gente. Mas a gente sabe que isso não é verdade.
A gente sabe que contar com a sorte, com amigos e com apoio facilita tudo. Mas a gente também sabe que tem certas coisas que só nós podemos fazer por nós mesmos. E é aí que começa agosto em plena temporada leonina. Leão é o signo que chama a atenção para a nossa individualidade. Cada um precisa ser o protagonista da própria vida. Não adianta se doar por completo esperando um retorno que, por vezes, é ingrato. Quem ajuda precisa desapegar. E quem recebe precisa aproveitar.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes
A temporada leonina foca justamente na reciprocidade e no equilíbrio que temos em todas as relações: de trabalho, de amor, de amizade etc etc. Quem não se fortalece não tem condições de manter um cuidado com o outro. O custo é muito alto e no fim das contas é, sim, insustentável. Saturno transita retrógrado no seu signo para lembrar que você precisa antes cuidar da sua vida, das suas necessidades, do seu futuro. Essa é a prioridade.
Também na onda da retrogradação, teremos Mercúrio retrógrado a partir de 5/8. Começa no signo de Virgem e termina em 29/8 no signo de Leão. Com Vênus também transitando em Virgem, seu signo oposto, amor, compromissos e a eterna busca por equilíbrio são assuntos do momento. Lembrando que quando falo de amor, é o amor no mais amplo sentido, e não apenas o amor sexual e romântico. Nas vibes retrógradas, esse pode ser um bom momento para reajustes, cortando as ilusões, os excessos e as viagens. Virgem é um signo de terra, pé no chão. Então, por favor, não se emocione.
O que mais você precisa saber: de um lado, Vênus, Mercúrio retrógrado e Sol em Virgem, a partir de 22/8. De outro, Saturno em Peixes que transita retrógrado até novembro. E de outro lado ainda, teremos Marte e Júpiter fazendo uma conjunção em Gêmeos. Este é um mês chave, um mês decisivo, um mês importante, um mês para crescer e se libertar do passado, criando um novo jeito de se relacionar com você e com as outras pessoas, seja na onda do amor, da amizade, da generosidade, do compromisso, da responsa ou da raiva. Que venha agosto!
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes