Horóscopo de março: há motivos para comemorar, mas a ressaca vem

Março começa no pique do Oscar e com Vênus retrógrada. Confira as previsões da Madama Brona para cada signo este mês.


Horóscopo de março
Arte: Gustavo Balducci



VAMOS LÁ CARNAVAL que esse ano temos motivos para comemorar. Primeiramente, o Oscar da nossa joia virginiana Fernanda Torres. Acompanhei análises astrológicas e tiragens de tarô que indicam forte inclinação para a vitória. Mas sabe o quê? Não importa, pois ela já venceu. É uma vitória ver essa artista chiquérrima falando boas verdades sobre a ditadura militar brasileira mundo afora, promovendo um filme belíssimo, arte, cinema!!!!

Fernanda é virginiana com ascendente em Escorpião, Lua em Touro, Mercúrio em Virgem, Marte e Vênus em Escorpião, Júpiter em Gêmeos e Saturno em Peixes. Uma profissional da loucura, meus amores. Ela é orgulho nacional. Mercúrio em Virgem é posicionamento dos mais afiados, inteligência na ponta da língua. Marte em Escorpião é força, ela é boa de briga. Nesse momento, ela está passando por um retorno de Júpiter e de Saturno. Esse sucesso é apenas fruto de um trabalho muito bem consolidado. Ela já venceu.

Outro motivo para comemorar é que a justiça brasileira finalmente toma medidas mais sérias contra quem acha que isso aqui é a casa da mãe Joana e tenta dar golpe de Estado. A cereja do bolo tem sido acompanhar os depoimentos dos envolvidos, parece uma novela melodramática. Ser brasileiro é assim, tudo vira novela, tem mil motivos para chorar, mas não se pode perder motivo algum para comemorar. E ainda tem o Carnaval. A ressaca vem, pois o mês já começa no bloco da Vênus retrógrada, que se inicia em 1/3 e se desenrola até abril. Esse trânsito se conecta com a retrogradação de Vênus que aconteceu nesse mesmo signo em 2017, nesse mesmo período do ano. Vale lembrar o que estava rolando na sua vida naquela época.

Também teremos Mercúrio retrógrado. Começa no dia 15/3, em Áries, e também se desenrola até abril. Períodos de retrogradação não favorecem a impulsividade. O tom é mais reflexivo, mas ainda assim quente e um tanto explosivo. Marte já transita direto no signo de Câncer, mas continua amando um bom drama e uma boa novela. Vale tudo, Beleza Fatal, qual mais? O importante é saber separar o que é ficção, o que é delírio e o que é vida real.

Calma que ainda tem mais. Neste mês teremos dois eclipses. O primeiro, lunar, acontece na Lua cheia em Virgem, em 14/3. O segundo, solar, acontece na Lua nova em Áries, em 29/3. Ambos visíveis no Brasil. O astral de março tem tudo para ser bombástico. Parece que o ano está começando. Além disso, no fim do mês, em 30/3, Netuno ingressa no signo de Áries depois de anos transitando em Peixes. Mas, calma  coração, que a gente fala melhor sobre isso no mês que vem.

No dia 20/3, o Sol ingressa em Áries e inicia um novo ano astrológico. Até lá, a temporada de Peixes segue bombando, inclusive com uma conjunção entre Sol e Saturno trazendo vibes de clareza sobre a realidade e sobre o nosso futuro. Para encerrar, vou deixar aqui um trecho de um livro que capta muito bem a essência do signo de Peixes, temporada de Carnaval e brisas afins. Se chama O livro do Mar, de Morten A. Stroksnes, pela editora Âyiné aqui no Brasil:

”As profundezas que até há pouco acreditávamos mortas pululam de vida. A escuridão é total, mas a maioria das espécies produz a própria luz, em todas as cores e variantes possíveis, para atrair ou ludibriar as demais. O fundo do mar cintila e reluz. Uma vez que mais espécies vivem no escuro abissal do que sobre a superfície, esta forma de comunicação, isto é, a troca de sinais luminosos, é a linguagem mais difundida no planeta”. Achei a cara de Peixes, tão fantástico, tão mágico, tão brisa.

Abaixo, a leitura para cada signo a partir dos trânsitos do mês. Lembrem de conferir o signo do ascendente também!

Calendário astrológico de março:

1/3 – Vênus inicia retrogradação no signo de Áries (até 12/4)

3/3 – Mercúrio entra em Áries

12/3 – Conjunção de Sol e Saturno em Peixes

13/3 – Eclipse lunar na Lua cheia em Virgem

15/3 – Mercúrio inicia retrogradação em Áries (até 7/4)

20/3 – Sol entra em Áries, ano novo astrológico

26/3 – Vênus retrógrada volta para o signo de Peixes

29/3 – Eclipse solar com Sol e Lua em Áries

30/3 – Netuno entra em Áries

 

Horóscopo de março: signo de Áries

 

Horoscopo signo de aries

É tudo sobre você, sim. Mas isso é de você com você. Deixe o mundo de fora dessa. Com a temporada de Áries chegando, é o momento de você acordar para o seu próprio poder. Mas com Vênus iniciando sua retrogradação logo no dia 1/3, é também período de reavaliação e aquela boa autocrítica honesta. Vênus é o planeta do amor, da beleza, do prazer e dos afetos.

Transitando no seu signo, as perguntas de Vênus são essas: como anda esse coraçãozinho? O que você tem para oferecer? E o que você tem feito para se cuidar e se nutrir com coisas que sejam boas para o seu próprio prazer, contentamento e bem estar? O que fortalece o seu poder pessoal e o que você faz com esse poder? Quem você está tentando agradar?  Você sabe se agradar?

Vênus em Áries chama seu poder de volta para si e traz um foco especial para a sua autoestima. Autoconfiança não é algo que se compra. É preciso conquistá-la. Esse é um período para refletir sobre para onde está indo a sua energia, a sua vontade e o seu tesão. Vênus em Áries é pura energia de gostosa.

Com Marte já transitando em movimento direto, ainda no signo de Câncer, tudo isso tem a ver com a sua história, com as heranças e marcas emocionais. Algumas experiências vêm para fortalecer, outras vem para desafiar e nem sempre a coisa fica bonita. Mas se tem algo importante a ser feito nessa vida é aprender a cair com graciosidade. Cair e levantar. Todo dia, um novo capítulo. E daqui a pouco, um novo ano pessoal. Celebre.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries

 

Horóscopo de março: signo de Touro

 

Horoscopo Signo de Touro

É tudo sobre o seu espaço privado e o que você faz quando ninguém está vendo. Tem a ver com o jeito que você vive a sua vida nos momentos mais solitários. Sim, papo de terapia. Tem a ver com carência, intimidade e desapego. O mês começa com Vênus retrogradando no signo de Áries, o que para a galera de Touro significa aquela vontade de costurar o próprio casulo e se esconder bem lá dentro.

Vênus inicia sua retrogradação em 1/3 e faz brilhar tudo que é íntimo em você, nos seus espaços, nas suas relações e na sua vida. Bom momento para sentar, meditar e dar uns bons gritos. O importante é saber que você tem uma vida riquíssima nas coisas que só você vê (você e, talvez, poucos convidados). Para você, essa Vênus em Áries é luxuosa, porém silenciosa. Esse trânsito tem tudo a ver com autoestima e amor próprio.

Vênus em Áries pede uma atenção à sua maluquice, que é bem particular e tão privada que apenas os mais íntimos conhecem. E quando eu falo em maluquice, eu tô falando de tudo que é interessante e foge da regra. Talvez o recado da astrologia aqui seja: se preserve, mas não deixe de ser quem você é. Faz sentido? De perto, todo mundo é meio maluco, e isso é ótimo. A tal normalidade é chata demais.

Com Marte transitando em Câncer já no movimento direto, a comunicação fica mais fluida e mais espontânea. E também mais dramática. Esse combo Vênus em Áries + Marte em Câncer tem um quê da Beleza Fatal e Vale Tudo. Pra completar, Mercúrio também fica retrógrado no signo de Áries, a partir do dia 15/3 até abril. Talvez o mote do mês seja falar menos e fazer mais. E isso basta.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro

 

Horóscopo de março: signo de Gêmeos

 

Horoscopo Signo de Gemeos

Não existe futuro sem rede de apoio. Este é um mês que faz brilhar suas amizades e contatos com o mundo lá fora. Tem a ver com tudo o que é compartilhado e socializado. Tem a ver com a construção de um futuro que é feita em conjunto com outras pessoas, para além de ego ou status. O mês começa na temporada de Peixes, o que para o pessoal de Gêmeos significa se mostrar mais, se misturar mais e se dedicar às prioridades.

A cereja do bolo é a retrogradação de Vênus no signo de Áries. Começa em 1/3 e só termina no meio de abril. Essa Vênus não é muito sentimental. Ela gosta de ação, mas na retrogradação essa ação se torna mais reflexiva. Urge colocar as coisas na balança: o que você realmente quer para o seu futuro? Quem tá junto nesse futuro? Quem você entende e quem mesmo você não entendendo muito você ama e quer por perto?

Com Vênus transitando no signo de Áries, é tudo sobre a verdade nua e crua, doa a quem doer. O mais importante é falar a verdade, sentir de verdade, gostar de verdade. Com Marte transitando no signo de Câncer, essa verdade também se estende ao seu trabalho e tudo que agrega valor aos seus talentos e habilidades. Trabalhar de verdade, trabalhar com a verdade, ganhar dinheiro de verdade. Coisa séria. Pé no chão.

Pé no chão é também o mote dessa temporada pisciana que conta com uma conjunção de Sol e Saturno, em 12/3. Peixes é um signo reconhecido por seus poderes de imaginação. Mas, com Saturno em jogo, é importante que a realidade seja de fato reconhecida. Bom senso. A realidade é o aqui e o agora, e ela pode ser fluida, surpreendente e ainda mais interessante do que a fantasia que só existe dentro da nossa cabeça faz acreditar.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos

 

Horóscopo de março: signo de Câncer

 

Horoscopo Signo de Cancer

É tudo sobre conquistas e realizações. Não basta só querer, tem que fazer acontecer. Chega de enrolar. Agora que Marte já transita direto no seu signo, é momento de agir com maior assertividade e ir atrás do que te interessa. Vá direto ao ponto! Você sabe o que precisa fazer. Reconheça a sua capacidade de transformar e materializar. E se agarre nessa força.

O mês começa com Vênus retrogradando no signo de Áries. Tem tudo a ver com aquilo que você deseja realizar. Mas, antes de se jogar, é preciso ponderar: será que vale a pena? Será que é tudo isso mesmo? Hora de separar as ilusões da realidade. E com Mercúrio entrando no bonde da retrogradação a partir de 15/3, esse também pode ser um bom período para retomar projetos que foram deixados de lado. 

Este é um mês que vem como um rajadão. A cereja do bolo são os eclipses que acontecem em 13/3 (lunar, em Virgem) e em 29/3 (solar, em Áries). O primeiro eclipse acontece na Lua cheia e tem tudo a ver com a sua intuição e sua sensibilidade. Não force a barra. Apenas respire, medite e, se puder não fazer nada, melhor ainda. O segundo acontece na Lua nova e tem a ver com as mudanças que podem vir para o seu futuro. 

Março traz a loucurinha das retrogradações de Vênus e Mercúrio em Áries, os eclipses e também a sensibilidade pragmática da temporada pisciana. No meio do mês, teremos uma conjunção de Sol com Saturno, o que mistura intuição com pé no chão. Sentir e fazer. Esse trânsito pede um olhar mais amadurecido e sensato sobre si e sobre o mundo. Vale recorrer à terapia, aos livros, às referências e ferramentas que lhe ajudem a se orientar. Para qual sentido seguir? Agora é hora de afinar a sua bússola.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer

 

Horóscopo de março: signo de Leão

 

Horoscopo Signo de Leao

Leão é um signo regido pelo Sol e tem suas características associadas ao astro-rei todo poderoso. Não à toa, os clichês leoninos são todos sobre vaidade, orgulho e liderança. Como não cair nessa quando temos essa relação com um signo que é associado a nada mais nada menos que o astro mais importante do sistema solar? Se você não anda sentindo a típica autoconfiança leonina, está hora de ir atrás dela. Trate de começar a se achar!

Acontece que ninguém é resumido por signo algum. E no nosso mapa individual, assim como na vida, acabamos sendo uma mistura de muitas coisas, com mudanças de ciclo e fases. Ninguém é só Sol e brilho e positividade o tempo todo. E é assim que março começa em plena temporada pisciana, com um tom mais emocional, sensível e suscetível a influências externas.

Com o Sol e Saturno fazendo conjunção em Peixes, os ânimos dão uma baixada. Em Peixes, o Sol dilui sua autoimportância e se preocupa mais com os outros do que consigo mesmo. Para ajudar, Saturno esfrega nossa cara na realidade, traz cobranças, responsas e exige esforço. Saturno gosta de trabalho e compromisso. Talvez o maior trabalho desse período seja saber separar o que lhe pertence daquilo que foge dos seus limites.

Apesar disso, o tom do mês é mais quente, e isso tem tudo a ver com a temporada de Áries, que já cedo dá os seus sinais. Para começar, Vênus fica retrógrada neste signo, em 1/3. Depois, é a vez de Mercúrio, em 15/3. Daí, o Sol entra em Áries em 20/3 e, em 29/3, temos um eclipse solar na Lua nova. Para Leão, esses movimentos todos indicam um período para buscar uma visão mais elevada de si e da vida. As coisas podem ser maiores, mas antes é preciso cortar amarras e abrir espaço.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão

 

Horóscopo de março: signo de Virgem

 

Horoscopo Signo de Virgem

É tudo sobre transformação. Encarar o que precisa mudar e ir na cara e na coragem. O mês já começa com Vênus retrogradando no signo de Áries, a partir de 1/3. Aliás, tem muita coisa acontecendo na região fogosa de Árie. Além de Vênus, Mercúrio também retrograda nesse mesmo signo, em 15/3. Esses dois planetas só retomam seu movimento direto em abril. Por isso, muita calma nessa hora. Ninguém muda a vida do dia para a noite.

Essas retrogradações têm tudo a ver com transformações que acontecem na forma como você se relaciona com as outras pessoas. Ela vem de dentro para fora. Mas também recebe estímulos do mundo. O que desperta sua coragem? Como você tem enfrentado os seus medos? A missão aqui é ser cada vez mais quem você é, se liberando de amarras e julgamentos que não precisam ser seus.

Áries é o signo que ama a impulsividade. Sem impulsividade algumas coisas nem começam e nem terminam. Ficar na hesitação eterna é muito dramático e uma grande perda de energia. Tente entender um meio do caminho entre pensar demais e agir sem pensar nada. Nem oito nem oitenta. Março é um mês para agir com autoconfiança, mesmo que o cenário seja nebuloso e incerto.

Esse pode ser um ótimo momento para se reconectar com pessoas e situações que possam lhe ajudar, ao mesmo tempo em que você se libera de pesos e cobranças que já não fazem mais sentido (se é que algum dia fizeram). Isso tem tudo a ver com a conjunção de Sol e Saturno em Peixes, seu signo oposto, indicando um período importante para relações e parcerias de longo prazo. 

E isso tem a ver também com o eclipse lunar que acontece na Lua cheia em Virgem em 13/3. Um eclipse lunar indica fechamentos de ciclo e desapego. É a clareza sobre si e uma maior consciência e sensibilidade sobre as suas necessidades que vão lhe mostrar o que pode ser deixado para lá. É preciso saber finalizar. Não é da noite para o dia, é um processo, por isso, vá com calma, pega leva e se dê o tempo necessário para se entender.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem

 

Horóscopo de março: signo de Libra

 

Horoscopo Signo de Libra

É tudo sobre o amor. Não apenas o amor romântico, mas esse também precisa ser colocado na balança. Relacionamentos em geral estão em destaque neste mês, que já começa com Vênus retrogradando em Áries, seu signo oposto. Vênus iniciaem 1/3 a retrogradação que se desenrola até meados de abril. Essa é a Vênus dos desejos, das paixões e do poder pessoal.

Tem algo ardente nessa Vênus, e o movimento retrógrado pode sugerir que estamos em busca de algo que foi perdido, esquecido ou deixado de lado lá no passado. Tente lembrar como estava sua vida em 2017, nessa mesma época do ano. Vênus também estava retrógrada naquele período. Tem algo que você precisa retomar de lá.

Os movimentos astrológicos nos ensinam que o tempo não é uma força linear. Na verdade, a vida segue seus ciclos, círculos e circos. Às vezes a gente faz papel de palhaça, às vezes a gente monta o circo e às vezes a gente realmente se diverte. Com Marte já transitando em movimento direto no signo de Câncer, é hora de acertar as contas com o passado e parar com a nostalgia.

Se reconectar com o que já aconteceu é muito diferente de se prender lá atrás. Esses movimentos vêm para desamarrar e liberar. É isso que vai lhe ajudar a abrir espaço para o novo na sua vida. Além disso, esse é também um período muito focado em trabalho e responsabilidades. Com o Sol em Peixes e Marte transitando em Câncer, você tem agora o que é preciso para dar conta do recado. Você consegue. Confia.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra

 

Horóscopo de março: signo de Escorpião

 

Horoscopo Signo de Escorpiao

É tudo sobre trabalho, mão na massa e disposição para contribuir para algo que seja maior do que você. Força e generosidade são palavras chaves neste mês, que já começa com Vênus retrogradando no signo de Áries. A generosidade vem da ação e do desejo de cuidar. Mas como ninguém pode dar aquilo que não tem, a Vênus em Áries chama atenção para as suas necessidades, seus desejos e suas próprias vontades.

O que você tem feito para si e o que você tem feito apenas no desejo de agradar os outros? Essa retrogradação de Vênus reflete sobre essas vontades, quais são mais genuínas e quais são viagens da carência. Com Marte já transitando direto no signo de Câncer, você tem uma noção melhor do que te motiva. Use isso a seu favor. Tente desapegar de certos jeitos de ver o mundo que podem estar limitando a visão que você tem sobre si. Tente entender se você pode estar dando demais sem pensar direito nas suas próprias necessidades.

Mas a cereja do bolo deste mês é a Vênus retrógrada. Começa em 1/3 e se desenrola até meados de abril. Vênus é o planeta do amor e dos afetos. Quem doa muito também espera muito. A vida é feita de trocas. Isso não significa que você precise mercantilizar tudo. Apenas reflita sobre as dinâmicas que têm ocupado a sua cabeça e o seu coração. Tente perceber se existe algum exagero ou desequilíbrio. Esse é um período para se reorganizar e se reconectar com o que traz força e impulso. 

Coloque mais calor em tudo o que você se propõe a fazer, mas não confunda calor com urgência. Com o Sol transitando em Peixes e fazendo uma conjunção com Saturno, é preciso pensar no futuro, no que você está construindo e em como você coloca a sua visão em prática. A chave é alimentar a motivação e a força de vontade de uma forma madura, sem medo de encarar os desafios, sem medo de se testar na prática e sem a pretensão de fazer um papel que não lhe cabe.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião

 

Horóscopo de março: signo de Sagitário

 

Horoscopo Signo de Sagitario

Explode, coraçãooooo. É carnaval!!!! Sagitário é o signo que monta o circo, faz palhaçada e ainda se diverte. O mês já começa com Vênus retrogradando no signo de Áries. É claro que a ressaca vem. Mas calma que a gente ainda tá na entorpecência da temporada pisciana. Com o Sol e Saturno fazendo uma conjunção em Peixes, o astral pede também um certo recolhimento e uma atenção especial à sua casa/família, tudo o que for da sua base.

A retrogradação de Vênus em Áries traz algumas perguntas: o que você tem feito para se agradar, foda-se os outros, o que é que você gosta? Como anda sua autoestima? O que você pode fazer para fortalecer sua autoconfiança? Vênus em Áries traz tesão e motivação, mas na retrogradação pede para olhar com mais calma para tudo aquilo que foi apressado e que agora merece um olhar mais atento e bem pensado. 

Além de Vênus, também teremos Mercúrio retrógrado em Áries a partir de 15/3. Ambos só retomam seu movimento direto em abril. Esse é um período interessante para você se reconectar com coisas que foram deixadas de lado mas que te fazem muito bem. A energia de Áries vem fortíssima, tem a ver com paixão, envolvimento, amor e tesão. Já Mercúrio traz a necessidade de um movimento mais criativo.

A busca é por mais ânimo e vontade de viver. Com Marte já transitando direto no signo de Câncer, você sabe do que precisa se libertar para conseguir andar para frente. O último mês trouxe um foco especial para tudo o que estava amarrado e estagnado. Agora, transitando em movimento direto, Marte traz as ferramentas que você precisa para fazer os cortes necessários e abrir espaço na sua vida para ir atrás do que você realmente deseja.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário

 

Horóscopo de março: signo de Capricórnio

 

Horoscopo Signo de Capricornio

É tudo sobre origens, passado, coração, vida emocional, intimidade e o lugar que você vive, seu refúgio. A vida às vezes vira uma novela, uma coisa meio Vale Tudo, uma coisa meio Beleza Fatal. É isso que fala Vênus retrógrada no signo de Áries. Mas os trânsitos são passageiros e a gente não precisa se prender às novelas emocionais.

Vênus retrógrada em Áries está em busca de mais liberdade. É preciso ter coragem para soltar as amarras. E essa coragem pode ser alimentada pelas experiências que você já viveu. O que vale ser mantido e o que já não faz mais sentido? Como aceitar os fins, ou melhor, como saber encerrar ciclos (e circos) com chave de ouro?

Com Marte já transitando em movimento direto no seu signo oposto, em Câncer, esse é um momento de você reconhecer quando apanha, mas também saber quando deve bater. A vida não é fofa. Nem tudo é luz. É preciso saber proteger a sua energia. Esse Marte recebe uma força do Sol em Peixes para ter a clareza de que você precisa para entender quando é o caso de entrar na briga e quando é o caso de apenas se retirar graciosamente.

Mas a cereja do bolo deste mês é a conjunção que o Sol em Peixes faz com Saturno. Para capricórnios, esse trânsito fala de bom senso, pragmatismo, visão de longo prazo e sabedoria para agir com estratégia visando o longo prazo. Esse é um posicionamento sério, de quem pensa antes de falar e de agir. Saturno é o planeta que rege seu signo, o que indica que esse é também um mês para se entender com clareza e até um maior otimismo, mas tudo com os pés fincados no chão.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio

 

Horóscopo de março: signo de Aquário

 

Horoscopo Signo de Aquario

É tudo sobre saber conversar, trocar, se abrir para escutar e compartilhar o que você sabe e o seu ponto de vista. O mês começa com Vênus retrogradando no signo de Áries. Esse movimento reflete a vontade de retornar a lugares e assuntos que você já conhece, mas que por algum motivo deixou de lado. Essa retrogradação se desenrola até abril e pode indicar mudanças na sua rotina de trabalho e dia a dia.

Papo de Vênus retrógrada: saber pedir desculpas é fundamental. Saber receber desculpas e se abrir para reconciliações também. Ninguém é fixo na vida. Tudo muda e pode mudar. Claro que é importante observar os padrões e não se enganar com promessas da boca pra fora sobre mudar o que anda se repetindo há muito tempo. Não é nada fácil sair do automático e nadar contra a corrente do que já é o padrão.

Mas com Marte já transitando em movimento direto no signo de Câncer, você tem a força necessária para transformar a forma como lida com o seu dia a dia, rotina e trabalho. Esse, inclusive, é um tema importante para a temporada pisciana, que conta com uma conjunção de Sol e Saturno na sua casa das finanças. Tem tudo a ver com o valor do seu tempo e do seu trabalho, pensando em estratégias pragmáticas e mais eficientes a longo prazo. Bora se valorizar! Chega de palhaçada.

No fim do mês, Vênus retrógrada volta para o signo de Peixes, em 26/3, onde faz conjunção com Saturno. Esse trânsito tem a ver com parcerias no trabalho, contratinhos e talvez boas oportunidades. Na retrogradação, Vênus volta para o mesmo lugar em que estava em janeiro. Tente pensar no que você vem desenrolando desde então. Vênus é o planeta do amor, mas só beleza não põe mesa, então vamos focar no dinheiroooooo!

Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário

 

Horóscopo de março: signo de Peixes

 

Horoscopo Signo de Peixes

Às vezes é tudo sobre dinheiro. Sim, isso não é nada místico. Na verdade, é a coisa mais banal e mundana que existe. Faz parte da vida saber lidar com o jogo da realidade, mesmo que você não concorde, mesmo que doa. Não é questão de meramente se conformar, mas sim de entender onde você pode negociar e o que precisa de mais estratégia, dedicação e paciência. Isso tem a ver com a retrogradação de Vênus em Áries (na sua casa das finanças!), que já começa em 1/3 e se desenrola até abril.

Mas o que mais brilha neste mês é que estamos na sua temporada, seu momento. Para quem tem Sol em Peixes, é o início de um ano novo pessoal, um novo ciclo. Para quem tem ascendente em Peixes, é o momento perfeito para se fortalecer, ter mais clareza sobre quem você é e quais são as suas prioridades. Neste mês, Sol e Saturno fazem uma conjunção no seu signo. Hora de crescer, amadurecer e encarar a sua realidade.

Ninguém tem tudo o que quer e ninguém é tão livre assim. O mês já começa com Vênus retrogradando no signo de Áries, indicando a importância de saber agir com mais graciosidade, mesmo quando a vontade é de sair distribuindo socos por aí. Mas vamos com calma, que agora Marte já transita em movimento direto. A ação é para frente, ainda que com muita calma, dois passos para frente, um passo para trás…

No fim do mês, Vênus retrógrada volta para Peixes, onde esteve em janeiro. Esse movimento se desenrola até abril e traz um foco especial para o seu bem estar, sua saúde e sua autoestima. Essa Vênus favorece que você retome atividades e situações que lhe fazem bem, mas que por algum motivo você deixou de lado. Também tem a ver com os seus hábitos de rotina e os compromissos que você faz em prol do seu futuro.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes

Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes