Guia astrológico de 2024
Tudo o que você precisa saber sobre os trânsitos astrológicos do ano.
2023 foi um ano para virar a página e abrir um novo capítulo. Novas ideias, novas vontades, novos problemas. Fechamos o ciclo que começou em 2020 quando Saturno ingressou em Aquário. Tente pensar em como estava sua vida no início de 2023 e como está agora. De lá para cá, algo mudou? O que vem por aí? Descubra no nosso guia astrológico de 2024.
Transição de 2023 para 2024, o que continua e o que muda
No início de 2023, tivemos o trânsito de Júpiter em Áries, que se desenrolou até maio. Foi especial para quem tem Áries forte no mapa e também para a galera de Gêmeos, Câncer, Libra e Capricórnio.
Leia também:
Guia astrológico de 2023
Júpiter em Áries teve tudo a ver com mudança de atitude, maior iniciativa, crescimento pessoal e fogo no cy. Quem aproveitou viveu. Em Áries, Júpiter tem uma força chiquérrima para se reconstruir e recomeçar do zero. Esse foi um trânsito de fogo, motivação, autoconfiança e coragem.
Agora estamos com o trânsito de Júpiter em Touro que vai se desenrolar até maio de 2024.
Esse movimento também fala de crescimento, mas traz um ritmo mais lento, mais voltado à estabilidade e ao descanso. Traz uma vibe de preguicinha gostosa, uma coisa meio La Dolce Vita.
Esse trânsito nos motiva a olhar para o que existe de bom na nossa vida, o prazer, o amor e tudo que mexe com as sensações do corpo. É especial para quem tem Touro forte no mapa e também para o pessoal de Câncer, Leão, Escorpião e Aquário.
Mas com Júpiter transitando retrógrado nos últimos meses de 2023, muita coisa ainda parece bloqueada e a dolce vita pode andar um pouco amarga. Me parece que esse trânsito ainda não mostrou a que veio.
Talvez Júpiter em Touro se mostre com mais intensidade a partir de janeiro de 2024, quando já estará transitando em movimento direto. De qualquer forma, esse ciclo já está acontecendo de dentro para fora.
Touro é um signo muito reflexivo e por isso demora para agir. Mas quando toma uma atitude, vai até o final. Esse é um signo de tranquilidade, mas também tem uma radicalidade muito forte.
Em 2024, Júpiter fará uma conjunção com Urano em Touro, indicando mudanças na forma como lidamos com natureza, sustentabilidade, consumo e tudo o que afeta a nossa saúde e a saúde do planeta.
O que significa crescer? O que realmente é bom? O que realmente vale o esforço? O que realmente é valioso? Esse trânsito nos faz repensar nossos valores e desejos.
Podemos esperar um alinhamento entre tradição e inovação, já que Júpiter em Touro tende a conservar o que valoriza e Urano em Touro tende a revolucionar a ordem estabelecida.
Nossa cultura valoriza muito o que é novo, mas isso já está se desgastando. O novo ficou velho. Certas coisas não se sustentam. Talvez o caminho seja olhar para o antigo e valorizar o que já existe de genial no mundo.
Outro movimento importante neste guia astrológico de 2024 é o trânsito de Plutão em Capricórnio e em Aquário.
Em 2023, Plutão já ensaiou seu ingresso em Aquário. Coincidiu com conversas sobre inteligência artificial, problemas de tecnologia e tudo o que envolve o universo Black Mirror.
Mas depois voltou a Capricórnio, onde retoma temas que já não são novidade, mas que certamente têm muito impacto: mercado de trabalho, estruturas de poder, autoridades e capitalismo.
Em 2024, Plutão continua nesse vai e volta entre Capricórnio e Aquário, seguindo com essas mesmas conversas. Veja a seguir outras movimentações no guia astrológico de 2024.
Astral de 2024
Trânsito de Júpiter diretíssimo em Touro a partir de 30/12/23 até 25/5/24:
O ritmo taurino de Júpiter é devagar & sempre. O ritmo é mais lento, mas também mais sólido e confiável. Tem tudo a ver com saber dar continuidade e crescer aos poucos, de forma natural. Tem a ver também com sustentação e fortalecimento. Saber dar continuidade.
Para fortalecer o corpo, é preciso descansar. Júpiter em Touro fala do poder da boa alimentação e do descanso em tudo o que fazemos.
Fala das nossas referências, da solidez do nosso pensamento, do bom senso e também da necessidade de descansar as ideias e não entrar na pira de querer agilizar o que precisa de mais tempo para maturar.
Esse é um trânsito bem sensorial e fala de tudo que toma corpo e se permite crescer. Também fala de prosperidade, consumismo e comodismo. Esse trânsito indica uma passividade para refletir e perceber o que está mudando e, com calma, se abrir para movimentos graduais, suaves e delicados.
Resumo do período: o que estava enrolado vai desenrolar.
Trânsito de Júpiter em Gêmeos a partir de 25/5:
Esse trânsito se desenrola na segunda metade do ano e traz um foco para comunicação, redes sociais, tecnologias, socialização e acorda a criança que existe dentro de nós. É especial para quem tem Gêmeos forte no mapa e também para a galera de Áries, Virgem, Sagitário e Peixes.
Resumo do período: piranhas estudadas, intelectualidade, ideias que se cruzam, fazer pontes, curiosidade, saber conversar, saber trocar, saber ouvir, vontade de aprender, foco nas crianças e jovens, tudo que tem a ver com educação, inclusive voltar a se sentir adolescente depois de adulto, afinal todos nós ainda somos crianças.
Trânsito de Plutão em Capricórnio e Aquário:
Plutão transita em Capricórnio desde 2008 e agora está encerrando esse ciclo.
Teremos Plutão transitando em Aquário entre 20/1/24 a 1/9/24, quando volta para Capricórnio e só ingressa definitivamente em Aquário em 19/11/24. Esse vai e vem já acontece desde 2023 e faz parte do fim do ciclo de Plutão em Capricórnio.
Esse trânsito coincidiu com períodos de crise financeira, mudanças estruturais em relação a trabalho, governos e autoridades.
2024 é o ano em que vamos entender o que ficou desse período e o que mudou. Já o trânsito de Plutão em Aquário começou a dar as caras e tem tudo a ver com tecnologia, visão de futuro, coletividade e organizações sociais.
Resumo do período: dinâmicas de poder. Crises econômicas. Mudanças estruturais. Autoridades locais e globais. Mercado de trabalho. Tecnologia, futuro, inteligência artificial. O que é ser humano? O que define a humanidade? O virtual é real.
Saturno segue transitando em Peixes:
O trânsito que começou em março de 2023 segue até meados de 2026.
Resumo do período: lidando com os limites da imaginação. Saúde mental. Indústria criativa. Ceticismo saudável. Espiritualidade pé no chão. O poder do descanso. Estratégias sociais para lidar com situações de vulnerabilidade. Sentimento de pertencimento. Empatia pragmática.
Eclipses do ano
Todos os anos temos eclipses num certo eixo de signos. Esses eventos são especiais para a astrologia e nos falam de transformações que podem ser mais ou menos intensas, a depender da relação de cada mapa pessoal e cada coletividade com cada família de eclipses.
O principal ponto dos eclipses é a sensação de que algo especial acontece e interrompe uma certa normalidade, o que pode ser ótimo para começar a enxergar as coisas de um jeito diferente e, talvez, até se libertar de certos padrões e amarras.
Certas mudanças só acontecem com um soco de realidade. Eclipses podem trazer esse tipo de intensidade. Na astrologia, um eclipse é um cruzamento de forças que pode revelar desequilíbrios, fragilidades e bloqueios e pode tanto indicar possibilidades de libertação como desafios.
Em dias de eclipse, o melhor a fazer é não fazer nada. Esses dias tendem a ser mais caóticos e cheios de imprevistos. Não combina com produtividade nem com forçação de barra. Combina mais com meditação, descanso e introspecção.
Em 2024, três dos quatro eclipses acontecem no eixo Áries-Libra, trazendo à tona tudo o que envolve relações pessoais, amorosas, profissionais e também coletivas, entre pessoas, grupos e países.
Áries é um signo regido por Marte e fala do impulso de fazer valer a própria vontade. É um signo que fala de independência, disputas e individualidade.
Libra é um signo regido por Vênus e que exalta Saturno. Isso significa que o jeitinho libriano é mais propenso a contenções e restrições em prol de um bom relacionamento.
Libra é o signo da diplomacia e da racionalidade. Áries é o signo das atitudes impulsivas e intuitivas.
Cada movimento tem seu lugar e seu momento no mundo. Os eclipses de 2024 mexem com nossas habilidades de negociação e também com a necessidade de ruptura, posicionamento e transformação.
Calendário de eclipses no guia astrológico de 2024:
1) Eclipse lunar penumbral a 5° de Libra, em 25/3, visível na Europa, norte/leste da Ásia, grande parte da Austrália, grande parte da África, América do Norte, América do Sul, Pacífico, Atlântico, Ártico e Antártida.
2) Eclipse solar total a 19° de Áries, em 8/4, visível no oeste da Europa, América do Norte, Norte da América do Sul, Pacífico, Atlântico e Ártico.
3) Eclipse lunar parcial a 25° de Peixes, em 17/9, visível na Europa, grande parte da Ásia, África, América do Norte, América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.
4) Eclipse solar total a 10° de Libra, em 2/10, visível no sul da América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico e Antártica.
ღ(¯`◕‿◕´¯) que venha um novo ano (¯`◕‿◕´¯)ღ
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes