Horóscopo de abril: Mercúrio retrógrado vem aí, prepare-se
A vibe é: reclama, mas faz! E vamos que vamos com as previsões do horóscopo de abril de 2024 da Madama Brona.
Como diz a Deize Tigrona, o mundo não é uma bola de cristal, não tem rolê tranquilo, e isso é normal. O horóscopo de abril começa nas vibes de Áries, temporada perfeita pra bater de frente com o atrito e destapar os ouvidos.
Logo no início do mês, dia 1, Mercúrio inicia sua retrogradação em Áries, que se desenrola até 25/4. Quando foi que colocamos a carroça na frente dos bois? Tem como reorganizar isso? Que convicções furadas enchem nossa boca e tapam nossos ouvidos? O que a gente precisa pensar de novo?
Mercúrio em Áries é o posicionamento de quem sabe o poder de contar a própria história, em primeira pessoa. Dê a sua versão dos fatos, mostre seu ponto de vista, não se intimide, vá direto ao ponto, é isso que nos diz Mercúrio em Áries. Se for preciso, recapitule como você chegou até aqui e esclareça os pontos nebulosos.
Sem medo de mudar de ideia, sem medo de assumir erros, sem medo e ponto. Dia 8/4, teremos um eclipse solar no signo de Áries, o signo que mexe com nossas concepções sobre verdade e autenticidade. É como se rolasse um apagão, nossos olhos precisam se acostumar com a escuridão, a gente enxerga coisa onde não tem, distorce formas.
E, depois que a luz volta, a gente precisa se acostumar com a claridade de novo e com o efeito da clareza que sobrecarrega a visão. Enfim, momentos de eclipse tendem a ser confusos, melhor pisar no freio e se reorganizar com calma. Calma é o que a gente mais precisa. Fazer tudo com calma é o verdadeiro luxo. O Sol entra em Touro em 19/4 e nos lembra do que é bom: calma, minha filha, vamos com calma.
Calendário astrológico de abril:
1/4 – Início da retrogradação de Mercúrio
5/4 – Vênus ingressa em Áries
8/4 – Lua nova em Áries e eclipse solar (não visível no Brasil)
19/4 – Sol ingressa em Touro
23/4 – Lua cheia em Escorpião
25/4 – Mercúrio retoma o movimento direto
29/4 – Vênus entra em Touro
A seguir, uma leitura para cada signo inspirada nos trânsitos desse período. Lembre de ler também o seu signo ascendente.
Horóscopo de abril: signo de Áries
Chega de águas de março, bora viver o fogo de abril!! Esse é o seu momento, meu amor. Socão nas bad vibes, vamos reagir! Depois de movimentar os sentimentos, agora é hora de suar e movimentar a cabeça. Áries é o signo que ama uma boa fritação, mas também faz questão de colocar as ideias em prática. Agora pode ser um bom momento para contar a sua história, dar a sua versão dos fatos e, nesse processo, se questionar sobre suas certezas e convicções.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries
Esse é o mês que você pode usar e abusar de boas desculpas astrológicas: Mercúrio retrógrado (no seu signo!) e um eclipse solar (também no seu signo!). Eclipsadas e retrogradadas, não é mole, não. Coloca a cabeça no meu ombro e chora, bonequinha. Mercúrio transita retrógrado de 1 a 25/4. E o eclipse solar em Áries acontece no dia 8/4. Mas calma. Vamos organizar as ideias e tentar entender como isso de fato pode se encaixar na sua vida.
Nossas ações são mais importantes do que as nossas palavras – é isso que nos diz Mercúrio em Áries. Mas, na retrogradação, todo o impulso e ação são colocados em reavaliação. Faz bem parar pra pensar às vezes. Pensar demais atrapalha e confunde, mas não parar pra pensar também tem suas consequências. E a língua de chicote não perdoa, doa a quem doer. Áries é o signo da honestidade radical e prefere se queimar do que fazer papel de fake.
Ideias que não vão para lugar nenhum, assuntos inacabados, tudo isso é a cara do Mercúrio retrógrado. Um saco de enrolação, uma sensação de ainda estar em espera. Haja paciência. Essa retrogradação pode trazer um período favorável para recapitular o passado e resolver pontas soltas. Mas não espere soluções rápidas, abafe a pressa e tente aproveitar esse período para reavaliar atitudes e estratégias. É hora de redefinir uma nova personalidade, o rebranding delas!
Com o Sol exaltado em Áries, o que é singular e específico fala mais alto. Agora pode ser um bom momento para focar em você, na sua individualidade e nas suas próprias opiniões. Mas mesmo isso pode estar passando por um momento de virada. Reforçando o coro da energia caótica, no dia 8/4 teremos um eclipse solar no seu signo. Esse eclipse fala de mudanças.
A energia pode estar alta, mas talvez seja mais prudente se esconder um pouquinho e se poupar. O eclipse solar confunde nossa lógica e nos coloca numa zona nada típica. Espere a poeira baixar para voar novamente. Esse é um mês para usar seus freios e pisar fofo. Você precisa se conhecer de novo.
O foda é que quanto mais a gente acha que se conhece mais estranho a gente se percebe. O processo de autoconhecimento tem essa contradição de nos revelar o que a gente ignora sobre nós mesmos. Todo mundo tem um estranho dentro de si. E envelhecer é se tornar cada vez mais distante do passado e paradoxalmente com mais força para assumir quem você sempre foi. Não tá entendendo nada? Bom sinal, é por aí mesmo… Feliz aniversário, feliz novo para você!
Horóscopo de abril: signo de Touro
Atenção tauras! Estamos numa zona de espera para a próxima renovação solar. No dia 19/4, o Ssol ingressa no seu signo, mas enquanto esse dia não chega, as vibes são de desapego, liberação e encerramento de ciclos. Começamos abril em plena temporada de Áries, um signo que fala de inquietação, desejo de mudança e transformação. Áries pode despertar um lado seu mais livre, independente e questionador.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro
Talvez esse seja um período propício para você se resguardar num mundinho só seu, lamber suas feridas, cuidar do que dói e tentar entender o que fazer com a energia da frustração, da raiva e de outros sentimentos nem sempre bem vistos pela sociedade da positividade tóxica. Com Mercúrio transitando retrógrado de 1 a 25/4, esse pode ser um mês favorável para você se repensar.
Touro é o signo dos animais ruminantes, aqueles que precisam mastigar e mastigar as ideias até conseguir colocar tudo em prática. A taurinice ganha força quando tem tempo para si. É na sua privacidade que você entende o que realmente você quer. Faz bem observar o que as pessoas têm a dizer e o exemplo que elas nos dão com suas atitudes, mas no fim das contas quem precisa tomar as decisões e encarar as consequências é você. Não dá pra simplesmente absorver qualquer coisa que vem de fora sem filtros e sem freios.
Talvez Touro seja um dos signos mais incompreendidos nessa era da aceleração que a gente vive. Tudo para Touro é muito mais orgânico, muito mais calmo. Esse é o signo que é mais conectado com os ritmos naturais da terra. Mas o mundo nos exige pressa, correria e impulsividade. Parece errado querer se esconder por um tempo, parece errado não se acostumar a fazer tudo correndo.
Vênus também vai estar dando suas voltas pelo signo de Áries a partir de 5/4. Esse trânsito pode ser bom para se ver de uma forma diferente, para subverter certas lógicas e buscar uma maior independência dos seus apegos materiais e emocionais. A pior coisa que pode acontecer com taurines é se guiar pelo medo e deixar de fazer coisas interessantes em prol de uma suposta sensação de segurança que, no fim das contas, nós sabemos, é ilusória.
Júpiter está transitando no seu signo e deseja liberdade, prazer, abundância e verdade. Quem não quer tudo isso? Acontece que para abrir espaço para esse lado bom da vida é preciso se desprender de certas neuras e travas. Nesse mês Júpiter faz conjunção com Urano em Touro e pode trazer um gostinho do inesperado. Pode ser uma boa sair do personagem, tentar algo diferente e se experimentar de um jeito novo. Abril é um mês para se soltar e se transformar, mas tudo no seu tempo.
Horóscopo de abril: signo de Gêmeos
A temporada de Áries inicia o mês e traz uma vontade de olhar para o futuro, criar algo diferente, se mostrar mais para o mundo, se sentir mais gostosa e mais confiante. Essa temporada também mostra frutos do seu trabalho e torna tudo mais coletivo, trazendo essa contradição de, ao mesmo tempo, promover senso de coletividade e fazer brilhar sua individualidade e capacidade de liderança. Em abril, o astral aponta para conquistas e planos para o futuro.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos
Mas antes de se apressar correndo para o futuro, pise no freio para curtir as dores e delícias de um mês quase todinho de Mercúrio retrógrado. As vibes retrô começam no dia 1 e se estendem até 25/4, trazendo as contradições do signo de Áries na ponta da língua de qualquer pessoa que esteja muito cheia de si ou de convicções apressadas. Esse período de Mercúrio retrô cai melhor quando damos tempo para pensar e escutar. Assim, surgem oportunidades de reconciliação e reconexão.
Esse é também um mês de transformação, ruptura e delicada assertividade. Com Marte transitando em Peixes, seu poder de criatividade pode se unir a outras cabeças e trabalhar sutilmente em prol de mudanças. E com Saturno também transitando em Peixes, esse pode ser um período para se comprometer com projetos de longo prazo, assumir lideranças e maiores responsabilidades. Isso tudo pode começar um tanto nebuloso, mas até fim de maio as coisas tendem a clarear.
Impossível não falar de individualidade em plena temporada de Áries. Neste ano, teremos um eclipse solar nesse signo, o que indica mudanças na forma como nos posicionamos e na forma como encaramos nossos desejos para o futuro. Ambição e vontade de fazer diferente são fundamentais para entender as mudanças que talvez você esteja precisando fazer.
Pense nas coisas que estão sugando as suas energias sem trazer recompensas. Porque insistir em algo que não faz sentido? Às vezes é preciso dizer um bom não para abrir espaço para novas experiências. A temporada de Áries pede mais estratégia. Ótimo momento para abandonar ilusões e encarar a realidade como ela é. Não tenha medo de se decepcionar, é muito bom se desiludir e focar no que realmente tem força no mundo concreto.
Em maio, Júpiter ingressará no seu signo. Esse é um trânsito importante e dura cerca de um ano. Antes de ingressar em Gêmeos, Júpiter transita em Touro onde indica processos de liberação, compreensão, aceitação e reconciliação interna. Esses movimentos podem ser interpretados como uma necessidade de se tratar com mais carinho e calma antes de se pressionar para crescer. Tem tudo a ver com amor – amor próprio principalmente – sem neuras (ou pelo menos sem deixar as neuras tomarem conta).
Horóscopo de abril: signo de Câncer
Vamos lá, ano novo astrológico, seja gentil. A gente tá só no começo de uma nova fase que já surge intensa, com eclipses, Mercúrio retrógrado e sabe-se lá mais o quê. A temporada de Áries sempre inicia um ano novo e, por isso, traz um sentido de recomeço, renovação e muito brilho pessoal. Para o pessoal de Câncer, esse período mexe com as ambições e com um senso de coragem para encarar mudanças, fazer e acontecer.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer
Todo mundo tem todos os signos em seu mapa pessoal. Esse pode ser um momento de você se reconectar com seu lado Áries e talvez fazer as pazes com a sua própria agressividade, que nem sempre precisa ser abafada ou negativada. A agressividade de Áries vem do mesmo lugar da força de ação e do impulso necessário para encarar situações difíceis. Se bem colocada, essa energia furiosa pode conquistar muitas coisas. Esse pode ser um período para se reconectar com a sua ambição, ser cara de pau e gostar disso. Ousadia, ui.
Reconexão é uma boa palavra para descrever esse próximo período de Mercúrio retrógrado que acontece no signo de Áries e vai do dia 1 ao 25/4. Ótimo momento para retomar ideias paradas e tudo o que você deixou pra lá por falta de iniciativa, coragem ou incentivo. Áries é o signo da independência e também de uma certa rebeldia. Mercúrio retrô vai no contrafluxo sem medo de ser feliz do seu jeito. Esse trânsito favorece que você olhe mais para si e menos para as expectativas alheias.
Mas o que mais pega nesse período é a temporada de eclipses. Começou com um eclipse lunar no fim de março e se estende até o eclipse solar, que acontece em 8/4. Na astrologia, eclipses indicam momentos delicados de mudança. Talvez o melhor conselho seja pisar fofo, não se apressar para tomar decisões superdefinitivas, mas também não ignorar o que precisa ser encarado. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, é mais ou menos essa a vibe desses eclipses.
Enquanto o eclipse lunar fala de abandonar o passado, o eclipse solar fala de abocanhar o futuro. O eclipse lunar aconteceu no signo de Libra e pode ter focado nas relações mais íntimas, no amor e em questões de família. O eclipse solar vai acontecer no signo de Áries trazendo um foco oposto: futuro, independência, carreira, individualidade e poder de ação. Oportunidades e imprevistos podem surgir. Mas dizem que os roteiristas escrevem certo por linhas tortas, então vamos na fé.
Para encerrar esse horóscopo, uma palavrinha sobre amor e independência: no dia 5/4, Vênus ingressa em Áries, uma Vênus em fúria. Esse trânsito me faz pensar sobre rebeldia contra expectativas e modelos de comportamento. Às vezes vale a pena fazer concessões e ativar um lado mais diplomático. O problema é quando a gente se acostuma com isso. Vênus em Áries traz uma energia diferente para o amor e também para a autoestima. Faz bem desagradar, faz bem ser mais solta, mais loucona. Abril é o mês das diabas.
Horóscopo de abril: signo de Leão
Enfim, o Sol brilhou em Áries, e como brilhou, só pra agora ser eclipsado. Nessa temporada de Áries, é tudo sobre eclipsar certezas, conclusões precipitadas e olhar de novo o que você pensava que já tinha compreendido. Será que agora você entende o que passou despercebido? Talvez esse seja um mês para se questionar mais e resolver menos. Mais perguntas e menos respostas. Mercúrio retrógrado, eclipse, temporada de Touro chegando… vamos pensar com calma, isso vale ouro!
Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão
Mas vamos por partes. Primeiro, os eclipses: no fim de março, rolou um eclipse lunar no signo de Libra. Esse eclipse teve mais a ver com desprendimento. Para o pessoal de Leão, isso pode ter alguma relação com comunicação, rotina ou relações pessoais do dia a dia. Talvez você esteja percebendo que certas coisas já não funcionam mais na sua vida. Talvez o jeito de falar o que você precisa ou a maneira como você coloca as suas opiniões podem mudar.
Agora, em 8/4, teremos um eclipse solar no signo de Áries trazendo uma nova clareza, um olhar diferente para o futuro. Não é o melhor momento para tomar decisões definitivas, pois as coisas ainda estão se reorganizando. É como se rolasse um apagão, nossos olhos precisam se acostumar com a escuridão, a gente enxerga coisa onde não tem, distorce formas. E, depois que a luz volta, a gente precisa se acostumar com a claridade de novo e com o efeito da clareza que sobrecarrega a visão. Enfim, tende a ser um momento confuso.
Agora, sobre Mercúrio retrógrado: dessa vez acontece no signo de Áries, começa no dia 1 e vai até 25/4. Praticamente o mês todo nessa vibe de reavaliação, retornos e reorganizações. Essa retrogradação acaba sendo especial porque acontece em meio ao eclipse solar e se alinha a oportunidades de enxergar as coisas a partir de outra perspectiva. Situações que você entendia como dominadas, completamente compreendidas, com conclusões e convicções firmadas, podem ser agora questionadas e vistas de outra forma.
Nuances, contextos e informações que antes você ignorava podem lhe mostrar um outro lado da realidade. O eclipse e a retrogradação de Mercúrio acontecem no signo de Áries. Para Leão, ativa um lado cabeçudo-inteligente-criativo. Áries é um signo que vai direto ao ponto e não mede as palavras. Tudo sai muito nu e cru, sem floreios. Quem tem paciência para enrolação? Desembucha!!! Mesmo que seja bobagem, faz bem botar pra fora e se escutar.
Esse é um mês para mostrar a sua verdade, doa a quem doer. Dê a sua versão dos fatos. Se reorganize. Conte sua história. Primeiro para si mesma, depois para quem quiser ouvir. Mais do que ser uma pessoa honesta com os outros, essa energia de Áries pede honestidade consigo mesmo. Com Mercúrio retrógrado, podemos repensar as mentirinhas que contamos para nós mesmas, armadilhas que nós armamos e caímos repetidas vezes.
Horóscopo de abril: signo de Virgem
Vamos lá, abril, nos ajude por favor. Toda ajuda é mais do que bem-vinda, não porque a situação tá necessariamente caótica, mas porque faz bem saber que podemos, sim, contar com uma ajudinha. Faz bem saber que não precisamos fazer tudo por conta própria. Reciprocidade, acordos e combinados continuam sendo um assunto a ser pensado. Mas tudo dentro dos devidos limites.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem
Mas vamos por partes: o mês começa em plena temporada de Áries. Esse signo ativa em nós a capacidade de encarar dificuldades, lidar com pendências e dar os primeiros passos em direção a um novo momento. Essa temporada de Áries está especial, com direito a eclipse e Mercúrio retrógrado. Teremos um eclipse solar dia 8/4, indicando uma semana de alta energia e alta tensão.
Já Mercúrio inicia sua retrogradação em 1/4 e vai ocupar boa parte do mês, até 25/4. Mal entendidos, acerto de contas, conflitos que são empurrados para debaixo do tapete. Mercúrio retrógrado traz tudo isso à tona. Como anda seu lado mais agressivo? O que você pode fazer para romper bloqueios e abrir portas? E por falar em portas, existe alguma que você deseja fechar? Quando você tem direito de dizer não e quando você precisa dizer sim?
Nem tudo é o que parece ser. Vamos com calma. Tente resistir a pressão de agir no impulso. Vale a pena esperar mais um pouco, dê tempo ao mundo, dê espaço para os outros agirem. Assim como os problemas, as soluções também podem surgir do nada. Mercúrio retrógrado em Áries faz o pessoal de Virgem ficar meio doidinho e sair do personagem típico do controlador neurótico.
Pode ser um bom momento para se estranhar e entrar em contato com um lado seu que normalmente fica ali quietinho na sombra, mas que agora pode ser chamado para resolver as tretas. Relacionamentos seguem em foco com Marte e Saturno fazendo uma conjunção no seu signo oposto, Peixes. Isso pode indicar a necessidade de realinhar limites, expectativas e realidades.
A gente nunca consegue entender completamente o que se passa na cabeça de uma outra pessoa. Tem muita coisa que a gente ignora e que a gente simplesmente nem imagina. Podemos nos preparar para lidar com diferenças, mas isso passa bem longe da telepatia. Na verdade, os trânsitos desse período favorecem uma postura mais objetiva e centrada. Menos delírio, mais pragmatismo.
No dia 19/4, o Sol entra em Touro e traz esse lado mais prático à tona. Coisa boa aterrisar no planeta Terra, pé no chão, bom senso peloamordedeus. Estamos na fase final do trânsito de Júpiter em Touro. Tudo começa a se encaixar e fazer sentido. Um ano atrás, você podia estar se sentindo meio perdida, sem saber para onde ir. Agora você se sente mais localizada? Os caminhos estão abertos!
Horóscopo de abril: signo de Libra
Vem chegando abril no fogo da temporada de Áries, seu signo oposto. Talvez você sinta que esse é um momento mais focado nos outros, no que você pode oferecer ou ajudar, ou nos nãos que você precisa dar. Mais do que gostar ou desgostar, as vibes deste mês indicam um período para lidar com a confusão do outro. Como as coisas que vêm de fora te afetam? Temporada de Áries é boa para nos fazer pensar sobre a nossa individualidade.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra
Esse é o mês que você pode usar e abusar de boas desculpas astrológicas: Mercúrio retrógrado e um eclipse solar dão o tom caótico desse período. Eclipsadas e retrogradadas, que inconveniente. A vida simplesmente não pode parar, mas convém desacelerar e, se for preciso, checar tudo duas vezes antes de bater o Martelo em conclusões precipitadas.
O eclipse solar acontece em Áries, no dia 8/4, trazendo um momentinho de pane no sistema para só depois rolar uma reorganização. Mercúrio transita retrógrado de 1 a 25/4, também no signo de Áries, e fala da necessidade conversar de novo e novo. Ótimo para reencontros, reconciliações e retomadas.
Nossas ações são mais importantes do que as nossas palavras – é isso que nos diz Mercúrio em Áries. Mais do que observar o que as pessoas falam, é preciso prestar atenção nas ações concretas. Se você espera que alguém lhe diga o que fazer, esse não vai ser um bom momento. Melhor esperar uma certa confusão que vem de fora. Talvez seja bom ativar um filtro extra para evitar absorver tensões que não precisam ser suas. Você já tem a sua própria bagagem para se preocupar.
E por falar em bagagem, março terminou com um eclipse lunar acontecendo bem no seu signo. Esse eclipse indicou uma necessidade de um maior desapego na forma como você se mostra para o mundo. Pode bater uma vontade de sumir, mudar tudo, abandonar muita coisa e só sair correndo, fugindo até de si mesma.
Pode ser bom aproveitar esse trânsito de Mercúrio retrógrado para recapitular o passado e passar a limpo o que ficou mal entendido. Mas não espere soluções rápidas, nem tudo depende de você. Talvez seja uma boa ir na contramão das expectativas, testar fazer as coisas de um outro jeito, tentar conversar num outro tom.
Enquanto a bagunça rola solta, você tenta se organizar no trabalho e focar sua energia onde resultados podem ser mais tangíveis. Com Marte e Saturno transitando em Peixes, esse pode ser um momento estranhamente produtivo. Talvez você se veja numa posição de liderança, assumindo maiores responsabilidades e tomando a direção de coisas que precisam continuar em meios as vibes caóticas. Libras no comando!
Horóscopo de abril: signo de Escorpião
Vamos lá, Escorpião. Abril começa com a energia ativa de Áries, mostrando sua capacidade de driblar perrengues, perseguir conquistas e se virar nos 30 com os imprevistos típicos da temporada de eclipses. Para completar o bingo do caos, teremos Mercúrio retrógrado de 1 a 25/4. Mil abas abertas, revisões no trabalho, um olhar para o passado e também um olhar para a sua saúde – tudo isso faz parte da energia desse período.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião
Com Marte e Saturno transitando em Peixes, processos criativos, amor, escolhas e prazer são tópicos em aberto prontinhos para serem remexidos. Talvez você se veja amadurecendo, levando as coisas para um outro nível, refinando algo que já está em andamento há muito tempo. Esse pode ser um bom momento para revisar o trabalho, olhar de novo para antigos problemas e encontrar um jeito mais maduro de lidar com as coisas.
Esse também pode ser um ótimo mês para pensar sobre limites e rupturas. Coisas que você já está de saco cheio, coisas que já ultrapassaram a última gotinha da água, coisas que nem fazem mais sentido. Tudo o que te conecta a outras pessoas, relações de parceria, de amor e de aprendizado podem passar por algum tipo de movimento.
Em 19/4, o Sol ingressa em Touro, seu signo oposto, e ilumina uma abertura em relação a pessoas que podem fazer a diferença no seu caminho. Com Júpiter e Urano também fazendo uma conjunção nesse signo, rápidos aprendizados podem ser vividos através de outras pessoas. Talvez você se veja na posição de apoio ou incentivo. Talvez você se sinta inspirada por outras pessoas.
Em 23/4, teremos uma Lua cheia no seu signo, indicando um momento de sensibilidade, bom para mudanças em direção ao que você deseja transformar na sua vida. O fim do mês encerra com Mercúrio já retomando o movimento direto, quando as coisas começam a se desenrolar com maior fluidez e facilidade. Esse é um mês para olhar para trás com carinho, mas sem nostalgia, reconhecendo os ecos do passado, mas sem deixar de viver o presente.
Horóscopo de abril: signo de Sagitário
Chega de lágrimas, chega de águas de março, agora é hora de focar no fogo de abril. Abrimos o mês em plena temporada de Áries trazendo vibes que prometem mais vontade de viver e menos vontade de chorar. Mas não se emocione, que este mês tá tipo um bolo de caos, então vamos com calma. Abril tem Vênus em Áries cheia de fúria e tesão, tem eclipse solar intenso e tem Mercúrio retrógrado da confusão.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário
Logo no primeiro dia do mês, Mercúrio inicia sua retrogradação que se desenrola até 25/4. Praticamente um mês todo nas vibes de Mercúrio retrô em Áries, ótimo para se reconectar com hobbies, coisas que você faz apenas para se divertir, paixões e tudo o que mexe com o seu coração. Mercúrio em Áries traz uma conexão direta com o coração. Pode ser bom para falar de forma mais solta, se ouvir e quem sabe se entender melhor.
Já no dia 8/4, teremos um eclipse solar na Lua nova em Áries indicando processos de transformação e muita fome de viver. Esse pode ser um período muito criativo, mas é melhor segurar a emoção e pisar fofo, pois a vibe do eclipse é doidona, por isso vai com calma. Não frite. Tente aproveitar a parte criativa, se rolar. Mas se não rolar nada, dê uma pausa para descansar. Eclipses são apagões na astrologia e servem melhor como momentos de contemplação.
O trânsito mais divertido talvez seja o de Vênus em Áries, a partir de 5/4. Essa Vênus fala de um momento de muita energia, principalmente sexual. Essa Vênus também fala de individualidade, liberdade, desejo de conquistar e força de vontade. O céu tá todo fogo. Bom momento para ser cara de pau e fazer algo que exige um tantinho de coragem. Vênus em Áries pensa mais em si e no próprio prazer do que em agradar ou cumprir expectativas.
Mas não dá pra falar do astral de abril sem mencionar uma conjunção nada básica entre Marte e Saturno em Peixes. Talvez você esteja assumindo uma maior responsabilidade sobre a sua própria vida, talvez você esteja se empenhando para cuidar da família. Ou talvez você esteja passando por uma fase mais solitária. A conjunção com Marte traz uma força extra para Saturno e indica a necessidade de impor limites e transformar a sua vida pessoal.
Seja como for, esse mês é uma mistura de fogo no cy com responsa e muito pé no chão. Use sua impulsividade nos momentos certos, pra se soltar, se divertir e não se levar tão a sério. É importante ter um tempo para se experimentar e se reconectar com coisas que lhe fazem bem. Mas não dá pra não deixar de pensar no futuro e nas responsas fundamentais desse momento.
Horóscopo de abril: signo de Capricórnio
Vamos lá, capricas, mais um ano novo astrológico começando, mais uma montanha de coisas a serem conquistadas. Mas não estranhe se estiver rolando um cansaço. É que estamos em temporada de eclipses. Começou com o eclipse lunar no fim de março e vai até 8/4 com o eclipse solar em Áries. Na astrologia, esse período tende a ser intenso, cheio de mudanças tanto no sentido de novidades como no sentido de retorno ao passado.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio
Também nesse mês teremos Mercúrio retrógrado trazendo seu já conhecido caos. Dessa vez acontece no signo de Áries, começa no dia 1 e se estende até 25/4. Aproveite esse período para se reconectar com o seu passado e também com família e assuntos mais íntimos da sua vida. Esse também pode ser um bom período para reorganizar a casa e seus pertences. Tudo que estiver parado precisa de um movimento. Vamos circular as energias.
O astral deste mês favorece olhar para trás e talvez reconsiderar sua visão para o futuro. O eclipse lunar que aconteceu em 25/3 indicou a necessidade de concluir um ciclo, pediu desprendimento e discernimento para entender o que fica de experiência e o que merece uma postura mais desapegada. O eclipse solar do dia 8/4 mexe com nossos planos e vontades para o futuro. Mudanças e imprevistos podem rolar.
Com Vênus transitando em Áries a partir de 5/4, pode ser bom curtir seu cantinho e encontrar um lugar de conforto em situações atípicas, instáveis ou transitórias. Talvez um acerto de contas com o passado e um novo futuro que se forma a partir disso que está se desenrolando. É possível negociar com as contradições desse momento. A temporada de Áries traz a motivação e a força que você precisa para encarar dificuldades e conquistar uma nova fase.
Aos poucos, vamos entrando na temporada de Touro. Ao longo do mês, teremos uma conjunção de Júpiter e Urano nesse signo, o que pode indicar um momento de criatividade inesperada. Depois, em 19/4, o Sol ingressa em Touro e promete uma temporada mais confortável. Se Áries nos pede para olharmos para nossos conflitos e transformações, Touro nos permite usufruir do que já está bom, nos conectando com vibes mais prazerosas.
Abril começa num misto de energia acumulada e cansaço. Essa energia acumulada pode ser usada como combustível para fazer as mudanças que você deseja. É preciso que você se conecte com a sua força interior, com alguma força que seja, para trazer movimento para a vida. O mês termina nas calmarias de Touro, o signo dos amores, das delícias e do bom descanso. Mais do que merecido.
Horóscopo de abril: signo de Aquário
Abril é um mês ocupado, agenda cheia, muitas conversas. Adicione um eclipse e um Mercúrio retrógrado e terá a receita para um gostoso caldo de caos. Começamos o mês na temporada de Áries, signo que fala da nossa capacidade de lidar com dificuldades e superar barreiras. O tom geral é de transição e recomeço. Somente no fim do mês entramos num momento mais estável e decidido.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário
Tudo sobre a temporada de Áries envolve conversas e a capacidade de construir relações mais próximas e verdadeiras. Amigos podem ser nossa família, vizinhos podem estar ali para o que precisar, ou para incomodar. Aquele trajeto habitual que você conhece pode estar mudando, ou talvez seja você que está mudando de ares. Com Mercúrio transitando retrógrado a partir de 1/4, existe uma certa nostalgia de voltar para algum lugar conhecido.
Teremos um mês quase todo nas vibes de Mercúrio retrógrado, até 25/4. Esse período tende a ser bom para reencontrar pessoas do seu passado, gente que você adora, gente que você quer distância, todo tipo de gente. Pode ser bom conversar sobre mal entendidos ou criar novos mal entendidos, hihi. Mercúrio retrógrado é a sua desculpa astrológica perfeita para falar merda. Não desperdice essa oportunidade!
Outro evento astrológico que dá o tom de mudança e transição são os eclipses. Começou com um eclipse lunar em Libra, no final de março. E segue com o eclipse solar em Áries, em 8/4. Esse eclipse indica uma Lua nova intensa, iniciando novos caminhos e trazendo surpresas. O pós-eclipse combina com a adaptação. Com Marte e Saturno transitando em Peixes, as ações se tornam mais estratégicas e cautelosas. É menos sobre se permitir e mais sobre se restringir.
Durante o mês, uma conjunção entre Júpiter e Urano em Touro reforça o caldo de caos e indica um momento de mais mudanças, imprevistos e um senso de saber lidar com tudo isso de forma tranquila, confiando que a confusão desse momento pode trazer benefícios para seu futuro. A gente tenta ser otimista, né. Sem perspectiva de futuro, nada vai pra frente. Esse pode ser um bom momento para colocar os pés no chão e se localizar, se liberando de coisas que já não mais se sustentam.
O mês encerra na temporada de Touro e sua energia se volta para sua vida pessoal, numa busca por estabilidade e maior sentimento de segurança. Touro é o signo que ativa em nós a vontade de proteger e manter o que conquistamos. Por isso as vibes são mais cautelosas, materialistas e apegadas. Mas depois de tantos desapegos e mudanças dos eclipses, faz todo o sentido. O negócio é saber o que vale a pena manter e o que você pode deixar pra lá.
Horóscopo de abril: signo de Peixes
O mês de abril começa com as vibes caóticas da temporada de Áries. Tem eclipse e tem Mercúrio retrógrado, ou seja, um gostoso bolo de caos. Mas tudo isso está sob seu controle. Aliás, controle é uma palavra-chave para entender o astral deste mês. Com Marte transitando no seu signo, é você que comanda a porra toda. A temporada de Áries traz um tom mais pragmático e exige estratégia para dar conta de tudo.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes
Sim, meu amor, dar conta de tudo! Se vira! Esse é o período do ano que você prova para si mesma que consegue dar seus pulos e seguir com os planos apesar dos imprevistos. Abril tem eclipse solar, em 8/4. Abril tem Mercúrio retrógrado em Áries, de 1 a 25/4. E abril tem Marte e Saturno coladinhos no seu signo, indicando que você está na direção desse trem doido.
Mas, calma, não adianta se afobar. Saturnão em Peixes traz vibes de organização, pragmatismo e noção de limites. Você está na direção até certo ponto, né. Nem tudo vai sair conforme o planejado, mas mesmo nesses casos é possível lidar com os imprevistos de forma assertiva e sensata. O importante é ter muita cautela e trabalhar a favor do tempo, se alinhar com o tempo, construir seu próprio tempo.
A retrogradação de Mercúrio tem tudo a ver com isso: quando foi que colocamos a carroça na frente dos bois? O que foi precipitado e agora precisa ser reavaliado? Faz bem dar dois passos para trás e se reorganizar. Agora você pode ter oportunidade de repensar suas prioridades, atualizar o valor do seu trabalho, construir novas parcerias ou renovar os combinados e acordos que já estão em andamento.
Grana é sempre um assunto, impossível não ser. Sentimento de segurança e desejo por estabilidade são fundamentais para o ser humano. Dinheiro nunca é só sobre dinheiro. Esse pode ser um bom período para entender como está sua situação, o que você gostaria de melhorar e o que merece ser continuado e fortalecido. Mas não precisa ser tão literal. Tem mais a ver com estratégias para lidar com as instabilidades da vida.
As vibes do mês também trazem um tom nostálgico. Mercúrio retrógrado olha para o passado. A temporada de Touro também prefere se refugiar no que já é conhecido e familiar. Acontece que não tem como voltar no tempo, as coisas simplesmente não vão voltar ao que eram. É possível usar o passado e o que já é conhecido para reunir forças, mas o melhor mesmo é correr atrás da vida.
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes