Horóscopo de fevereiro: calma, coração
Nem tudo que parece urgente é de fato urgente. Confira as previsões de Madama Brona para cada signo.
Fevereiro é um mês importante para a astrologia do ano, e vem na batida do bloco da temporada de Aquário, que conta com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte neste signo que é tão mal compreendido. Aquário não tem nada de coração gelado, Aquário é um signo quente que ama uma boa junção e é especialista em produzir as mais maravilhosas bagunças organizadas. Eu diria até que Aquário é o signo do Carnaval. Já estamos festivos. E o clima segue quente com a Lua cheia em Leão que já abre o mês. Quero ver ânimo, energia, vamooooooos.
Mas o principal trânsito astrológico do mês é o de Saturno, que encerra seu ciclo no signo de Peixes e passa a transitar em Áries a partir do dia 13/2. Também em Áries já transita Netuno, ou seja, teremos uma conjunção safadinha de Saturno com Netuno em Áries. Netuno é o planeta da nebulosidade e adora uma confusão, um deslumbre e é propício a delírios e romantizações. Saturno é o planeta das realizações mais concretas, é o planeta que rege o tempo e os limites, mas transitando em Áries tudo parece urgente. Podemos sentir uma distorção no tempo. Esse ano vai passar voando.
Fevereiro vai passar voando. Mas é importante manter os pés no chão e respirar. Nem tudo que parece urgente é de fato urgente. Então, calma, coração. Como eu tenho dito no meu podcast, o conselho astrológico é: não se emocione e também não se apavore. Espere março e abril chegarem para ter uma visão mais clara e definitiva das coisas. Não embarque em qualquer viagem, temos tempo para agir de forma mais planejada.
Depois da temporada de Aquário, vem Peixes no comando do astral. Mas antes do Sol entrar em Peixes, teremos o primeiro eclipse solar do ano, que vai acontecer no signo de Aquário, no dia 17/2. Eclipse fala de mudança de ponto de vista. Temos muitos indicadores de mudança. O mundo está mudando. E nós também. É do jogo da vida. Não adianta lutar contra.
Sobre a temporada de Peixes: depois de anos com Saturno pesando o clima, neste ano teremos uma temporada pisciana muito mais leve, ufa. Mercúrio entra em Peixes no dia 6/2. Vênus entra em Peixes no dia 10/2. No fim do mês, vamos ter uma conjunção bem bonitinha de Mercúrio retrógrado e Vênus, um astral favorável para segundas chances. E sim, teremos a primeira retrogradação de Mercúrio do ano! Começa no dia 26/2 e se desenrola até março. Mas isso já é assunto para o horóscopo do próximo mês… até lá e boa sorte pra gente!
Calendário astrológico:
1/2 – Lua cheia em Leão
6/2 – Mercúrio em Peixes
10/2 – Vênus em Peixes
13/2 – Saturno em Áries
17/2 – Eclipse solar em Aquário
26/2 – Início da retrogradação de Mercúrio em Peixes (que vai até 20/3)
A seguir, uma leitura sobre os trânsitos do momento para cada signo. Dica da astróloga: leiam o ascendente também.
Horóscopo de fevereiro: signo de Áries

Fevereiro vem quente, mas a missão de Áries é aprender a controlar seu fogo. O mês já começa com uma Lua cheia no signo de Leão em oposição à temporada aquariana. Leão ativa uma grande criatividade e nos lembra do poder das paixões – de preferência por interesses, ideias, hobbies e projetos pessoais, já que o astral não está tão favorável a paixonites tolas. Essa Lua cheia em Leão toca em tudo aquilo que é genuíno em você. Já Aquário mostra a importância das amizades e das conexões, seja no trabalho, na sua comunidade ou nas relações amorosas. Aquário é o signo do Carnaval, aquela boa bagunça organizada, e para Áries esse período é de fato muito gostoso para estar na rua, bem pertinho de amigos e amores.
Mas aos poucos a temporada pisciana vem dando seus sinais. Começa com Mercúrio, o planeta das comunicações, entrando em Peixes no dia 6/2. Mercúrio ainda vai transitar um bom tempo em Peixes, pois a partir do dia 26/2 retrograda e só volta ao movimento direto em março, quando o Sol entrar em Áries. Essa retrogradação destaca a importância do silêncio e do sentir. Tem coisas que são melhor percebidas lá no fundo da alma, depois que a mente se acalma. O silêncio tem poder. E todo mundo sabe que é melhor não falar nada do que falar m*rda. Para muita gente, o Carnaval também pode ser sobre as delícias do silêncio e do sossego.
Mas o mais importante eu deixei para o final. Nos últimos três anos, Saturno transitou em Peixes num processo que exigiu de você transformações internas e muito amadurecimento. O clima era mais introspectivo. Solidão e desamparo deram as caras. Mas esse ciclo está se encerrando. Agora, a partir do dia 13/2, Saturno passa a transitar em Áries, trazendo grandes mudanças para os próximos anos. O astral se torna mais extrovertido e mão na massa, e menos contemplativo e emocional. Mas não confunda essa extroversão com ousadia descontrolada. Estamos falando de Saturno, um planeta que gosta de atitudes focadas e bem direcionadas. Como eu disse: hora de aprender a controlar seu fogo. Esse é um momento para você se comprometer com as suas necessidades mais pragmáticas e prioridades em relação ao seu futuro e ao seu bem estar. Depende de você, da sua dedicação e do seu compromisso. Para Áries, chegou a era da disciplina.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries
Horóscopo de fevereiro: signo de Touro

Fevereiro começa no batidão com a temporada aquariana, que se apresenta em bloco, tal qual um grande Carnaval. Sol, Mercúrio, Vênus e Marte: todos estão em Aquário. Para Touro, essa energia toda pede fluxo e saída. Tem que colocar para fora, botar a cara no Sol, mostrar o que você tem a oferecer. Esse pode ser um período muito construtivo, com novas oportunidades e inícios. O negócio é ter foco, mas também versatilidade. Vale trabalho em parceria, vale trabalho solitário, vale tudo, só não vale ficar parado. Para contrapor essa fritação aquariana, a Lua cheia em Leão acontece logo no início do mês e também nos lembra da importância do descanso, da intimidade e do recolhimento. O negócio é fortalecer a sua base para crescer mais alto. A temporada de Aquário te inspira a pensar grande. Tudo isso vai valer a pena, especialmente porque o primeiro eclipse solar do ano acontece no signo de Aquário, podendo trazer novas oportunidades, mudança de cenário e coisas que talvez ainda nem passem pela sua cabeça.
Este é um mês que traz muitos trânsitos que indicam mudança. A começar por Saturno que passa a transitar em Áries a partir de 13/2. Saturno passou os últimos três anos transitando em Peixes, focando num amadurecimento das suas relações de amizade, conexões de trabalho e sonhos mais realistas e palpáveis para o seu futuro. Você aprendeu a criar contornos e a dar forma ao que antes eram apenas devaneios juvenis. Saturno sempre fala de maturidade. Agora, com o trânsito de Saturno em Áries, o astral se volta para dentro. Esse trânsito refina seus processos internos e fortalece a importância das emoções e do inconsciente. Bom momento para arrasar na terapia e buscar se conhecer com mais profundidade.
Depois a temporada pisciana vai tomando conta. Começa com Mercúrio transitando em Peixes a partir do dia 6/2 e segue com Vênus entrando nesse mesmo signo em 10/2. Até o fim do mês, teremos uma conjunção bem bonitinha de Vênus e Mercúrio em Peixes, indicando um bom momento para reaproximações, reconciliações ou, pelo menos, pacificação de relações que andavam tumultuadas. A energia aqui é de afeto, amor, compreensão, e destaca a importância das amizades. Aproveite esse período para buscar mais inspiração e intuição em relação ao seu futuro. E tente deixar um pouco de lado essa teimosia taurina de ser cabeça dura. Mercúrio em Peixes pede flexibilidade, empatia, sensibilidade e mais escuta.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro
Horóscopo de fevereiro: signo de Gêmeos

Vamos lá, Gêmeos, fevereiro começa um tanto reflexivo e traz uma energia que pode ser muito construtiva. Bora usar essa cabecinha. Com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte transitando em Aquário no início do mês, a mente fica mais aberta a questionamentos e outros pontos de vista. Esse astral também pode ser muito bom para viagens, leituras e tudo o que alimente a sua cabeça com conteúdos de qualidade (leia-se: TikTok, reels e Big Brother). Tente mapear o que está pedindo mais preparo e atenção da sua parte. No dia 17/2, teremos o primeiro eclipse solar do ano. Será um eclipse solar no signo de Aquário, indicando mudanças de ponto de vista, abrindo a mente para outras ideias e interesses. Hora de usar a inteligência.
Mas o principal trânsito do mês é Saturno, que alivia sua barra e passa a transitar em Áries a partir de 13/2. Nos últimos três anos, Saturno transitou em Peixes e trouxe peso e desafios para realizações de longo prazo, planos de carreira e tudo que envolvia construção de futuro, status e reputação. Saturno é o planeta que fala do jogo social. E, nesses últimos anos, você teve a oportunidade de aprender bem direitinho as regras do jogo. O que você amadureceu nesse período foi um senso mais pragmático de realidade e, digamos assim, uma certa humildade perante a vida (leia-se: humilhação que forma caráter). Temos muitas coisas a absorver sobre o que aprendemos e se de fato aprendemos alguma coisa nesses últimos anos.
Com Saturno transitando em Áries e iniciando um novo ciclo, as grandes lições de vida se voltam para amizades, grupos sociais, comunidade e senso de pertencimento. Saturno gosta de limites. Bom momento para traçar aquela linha básica do bom senso para o amigo folgado ou se atentar para a possibilidade de você ser o amigo folgado que passa dos limites e dá trabalho. Sabemos que a Terra não gira em torno do umbigo de ninguém, mas Saturno está aqui para relembrar esse conhecimento básico, que às vezes é esquecido em meio ao narcisismo nosso de cada dia. Saturno em Áries vem para amadurecer nossos vínculos e aprimorar nossas relações de amizade, trabalho e vida social.
Aos poucos, a temporada pisciana vem dando os seus sinais e neste ano coloca a cereja no bolo. Mercúrio entra em Peixes no dia 6/2 e vai passar um tempo mais longo nesse signo, pois retrograda no fim do mês e só retoma o movimento direto em março. Essa retrogradação é estratégica e pode ser bem aproveitada para melhorias, resolução de mal entendidos e reposicionamentos. Digamos que é um bom momento para atualizar o GPS e recalcular a rota. Com Vênus transitando em Peixes a partir do dia 10/2, você terá oportunidades para resgatar relações, parcerias e planos que foram prejudicados ou deixados de lado nesses últimos anos. Tudo pode ficar mais leve. Deixe as amarguras e amarras do passado para trás e se reorganize para um novo futuro. Uhul.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos
Horóscopo de fevereiro: signo de Câncer

Vamos lá, Câncer, mais um mês abençoado por Júpiter, que continua transitando no seu signo. Você está em processo de evolução e logo se transformará numa linda borboleta. Mas, até lá, a lagarta continua na luta rastejando pela vida. Dias de luta, dias de glória. O mais importante é que fevereiro começa em plena temporada de Aquário, o que ressalta as pequenas lutas do cotidiano: crises sobretudo humanas de como se relacionar de forma equilibrada e justa. Com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte, todos num grande bloco carnavalesco transitando em Aquário, você se transforma às vezes em justiceiro, às vezes em filósofo existencialista. E assim o humor canceriano oscila de hora em hora. Mas, logo no início do mês, a Lua cheia que acontece no signo de Leão vem para pedir mais estabilidade (tanto no humor como nas finanças), firmeza e autoconfiança. Questão de autoestima que não se relaciona apenas com aparência, mas principalmente com a sua capacidade de gerenciar problemas e tomar conta da sua vida.
Aos poucos a temporada pisciana vai tomando conta. Começa com Mercúrio que inicia seu trânsito no signo de Peixes a partir de 6/2. Mercúrio vai passar um bom tempo nesse signo, pois retrograda no fim do mês e só volta ao movimento direto em março. O mais interessante desse trânsito é a conjunção que Mercúrio fará com Vênus no fim do mês, indicando um período favorável para revisões, retomadas, reconciliações e resolução de mal entendidos. Esse também pode ser um ótimo período para retomar leituras e estudos, revisar o que você (acha) que já sabe e buscar uma inspiração maior. O estado atual do mundo nos pede urgentemente mais inspiração e mais imaginação. O mundo não precisa acabar. Nós é que precisamos mudar. E existem vários caminhos para isso.
Mas o principal trânsito astrológico do mês é o de Saturno, que finalmente sai de Peixes e entra em Áries em 13/2. Nos últimos três anos, Saturno transitou em Peixes – e até que foi muito generoso com vocês de Câncer. Esse foi um tempo que propiciou um melhor preparo para seu futuro. O astral estava pedindo mais reflexão sobre suas visões de mundo, filosofias de vida, ética e inteligência para contextualizar mente, corpo e espírito. Quem fez a lição de casa já está colhendo os frutos e agora se sente mais capacitado e autoconfiante para fazer frente aos desafios do futuro. Com Saturno passando a transitar em Áries, a postura se torna mais firme, séria e organizada. Nos próximos anos, Saturno em Áries pede que você finque os pés no chão, se desamarre do que compromete sua liberdade e se mostre ao mundo de forma mais madura e confiável. Vai com tudo, Câncer, esse é o seu momento de crescer e aparecer. Não se esconda, mas também não se apresse. Tudo vai se desenrolar no momento certo. Voa, lagarta!!!
Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer
Horóscopo de fevereiro: signo de Leão

Fevereiro, mês do Carnaval, regido pelo signo mais carnavalesco de todos: Aquário, esse signo contraditório que sabe como ninguém organizar a bagunça e ao mesmo tempo gerar caos. A primeira segunda-feira do mês vem com um bloco pesado que conta com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte, todos em Aquário, seu signo oposto. Um verdadeiro desfile de gente esquisita, demandas extravagantes e relações duvidosas passa diante dos seus olhos. Esse astral chama a atenção para as suas relações, sejam elas de trabalho, amor, amizade ou mera convivência em sociedade. Você está prestando atenção? Esse pode ser um ótimo período para analisar suas relações mais diretas e passar uma peneira. Quem vai, quem fica e quem chega? E como Leão não é um signo banal, a Lua cheia logo no primeiro dia do mês acontece no seu signo e traz emoções que já estão à flor da pele. Força, guerreiras, essa novela está nos capítulos finais, pois no dia 17/2 teremos um eclipse solar em Aquário que indica mudança nos seus padrões de relacionamentos e o tipo de pessoas que você tem atraído para a sua vida.
Mas não precisa fazer drama pois o astral está prestes a ficar mais leve. É que Saturno finalmente encerra seu trânsito no signo de Peixes e entra em Áries. Nos últimos três anos, Saturno transitou em Peixes num astral sensível, profundo e que reorganizou a forma como você lida com crises, problemas e também tudo o que envolve intimidade e vida compartilhada. Com Saturno transitando em Áries pelos próximos anos, o foco passa a ser no refinamento da sua capacidade de ler o mundo com mais contexto, profundidade, perspicácia e pragmatismo. Bom momento para pensar em estudos, leituras, viagens, intercâmbios culturais, boas terapias e uma espiritualidade pé no chão que fortaleça sua cabeça. Encare esses próximos anos como um momento para crescer e construir uma base mais firme na sua intelectualidade e nas suas estratégias para o futuro.
E para coroar esse encerramento do ciclo de Saturno em Peixes, a temporada pisciana traz Mercúrio retrógrado em conjunção a Vênus. Tudo que ainda não foi bem entendido e organizado pode agora ser recolocado no seu devido lugar. Questão de aparar pontas soltas, amadurecer relações e parcerias e fazer as pazes com nosso lado mais humano. Mercúrio entra em Peixes no dia 6/2 e retrograda no fim do mês, voltando ao movimento direto em março. Vênus entra em Peixes em 10/2 e indica também um bom momento para finanças compartilhadas e um maior equilíbrio entre o meu, o seu e o nosso. Boa sorte pra gente.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão
Horóscopo de fevereiro: signo de Virgem

Fevereiro começa com trabalho a ser feito. Com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em Aquário, todos transitando em um grande bloco carnavalesco, as demandas são muitas e o tempo urge. Esse pode ser um ótimo período para você entender as necessidades da sua rotina, fazer as pazes com o relógio e pegar leve na autocobrança. Para Virgem, Aquário ativa a casa que fala das burocracias do dia a dia e do trabalho mão na massa. Esse pode ser um bom momento para a sua produtividade, mas também pede atenção especial a limites pelo bem da sua saúde. A Lua cheia em Leão, que acontece logo no início do mês, pede uma pausa para respiro, sossego e intimidade. Só respire, meu amor, não precisa se pressionar para ter tudo resolvido agora. Aos poucos, o ritmo vai desacelerando e o foco passa a ser nas relações, sejam elas de amor, trabalho, amizade ou família.
Com Mercúrio, seu planeta regente, transitando em Peixes a partir de 6/2, você vai precisar ativar um lado do seu cérebro que é mais flexível e desapegado de regrinhas e daquela velha vontade de ter razão e querer consertar a vida alheia. Mercúrio em Peixes pede escuta, sensibilidade e nos mostra o poder do silêncio. Sem pular para conclusões precipitadas e dando espaço para as pessoas na sua vida apenas serem quem elas são, você acaba descobrindo que essas pessoas, por mais confusas ou frágeis que pareçam, têm o poder e a autonomia de encontrar o próprio caminho. Você não precisa salvar ninguém, e às vezes o melhor conselho é não falar nada.
O silêncio vale ouro, e o ouro tá com alta demanda em tempos de crise global. São muitos ruídos, trends, alarmismos, bafafás e loucuras. Não dá para embarcar em qualquer viagem. Para transitar nesses tempos, é preciso uma boa dose de pé no chão, ceticismo, flexibilidade, observação atenta e sossego mental. Nem tudo precisa ser apontado, falado e classificado. E o foco vale ouro. A temporada pisciana vai aos poucos tomando conta do astral e traz maior sensibilidade e amadurecimento para as suas relações. Teremos uma longa jornada, que começa no dia 6/2, com Mercúrio entrando em Peixes, e vai até março, quando o Sol entrar em Áries. É que Mercúrio fica retrógrado no fim do mês, faz uma bela conjunção com Vênus e encerra com chave de ouro (ou seria chave de choro?) o ciclo de Saturno em Peixes, que começou lá em 2023 e termina agora, no dia 13/2, quando Saturno passa a transitar em Áries.
Nos últimos três anos, Saturno transitou em Peixes, seu signo oposto, e lentamente amadureceu seus padrões de relacionamento, sejam eles no amor, no trabalho, na família ou nas amizades. Para amadurecer, é preciso tomar distância para enxergar as coisas com uma perspectiva mais ampla. Relações esfriaram e algumas até congelaram. Esse tempo foi necessário para você organizar as emoções e dissecar carências, inseguranças e certos medos. Medo da solidão, medo de desagradar, medo de se aproximar e até medo de se comprometer… Mas, passado esse tempo, você já entendeu muita coisa e agora pode olhar para as suas relações com mais segurança, confiança e tranquilidade. Não é mais medo que você enxerga, e sim as pessoas e a vida como ela é. E isso merece um brinde.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem
Horóscopo de fevereiro: signo de Libra

Fevereiro, mês do Carnaval, já começa com o signo mais carnavalesco de todos: Aquário. Para Libra, a temporada de Aquário traz exatamente o que o Carnaval se propõe: uma bagunça muito bem organizada – e por muitos planejada durante o ano todo. Com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte, todos transitando em Aquário, o coração está cheio e o fluxo criativo está animado. Este pode ser um ótimo momento para se conectar com aquelas atividades que você faz por mero deleite. Tem coisa melhor? Fazer algo porque você quer, não porque você precisa. Estar com alguém porque você quer, não porque você precisa. Saber que você tem escolha. O famoso livre arbítrio. A capacidade humana de fazer algo simplesmente porque quer. Apenas o exercício da sua liberdade. É assim que nascem as paixões.
Esse também pode ser um ótimo momento para se dedicar aos seus projetos pessoais, esportes, hobbies. A criatividade está em alta. Guarde um momento do seu dia apenas para brincar. Com a Lua cheia em Leão logo no início do mês, o astral é quente, agitado e em boa companhia. Tudo isso é assunto para o mês. E com o primeiro eclipse solar do ano acontecendo no signo de Aquário, em 17/2, esse pode ser um período para acordar sua criatividade, encontrar uma atividade que você faça com prazer e talvez até iniciar um novo projeto pessoal (ou se dedicar a algo que já vem sendo desenvolvido). Isso tudo pode abrir novas portas. Confie na sua criatividade, ela está aí, você só precisa se conectar a ela.
Depois, no dia 6/2, Mercúrio entra em Peixes, ainda meio atrapalhado, mas já dando sinais da temporada pisciana. Para Libra, será tempo de colocar a mão na massa. Peixes ativa seu lado mais produtivo, a sua capacidade de resolver probleminhas do dia a dia de forma mais simplificada e até passar por situações que outras pessoas acham um tédio, mas que você pode tirar de letra. Esse também é um período que faz você olhar para os últimos anos e perceber o quanto sua força de trabalho amadureceu, se organizou e já está dando frutos. Nos últimos anos, Saturno transitou em Peixes, um posicionamento que trouxe peso para sua rotina, dor de cabeça e desgaste das suas energias. Agora, Saturno encerra esse ciclo no signo de Peixes e passa a transitar em Áries a partir do dia 13/2. No fim do mês, Mercúrio vai retrogradar e fazer uma bela conjunção com Vênus em Peixes, e o principal: sem a presença peso pesado de Saturno. Hora de deixar as coisas mais leves. Você pode ter ajuda, as coisas podem ficar ainda mais fluidas, ágeis e facilitadas.
Com Saturno passando a transitar em Áries pelos próximos anos, as relações entram no seu foco, sejam elas de amor, trabalho, amizades ou família. Saturno ama limites e também gosta de deixar tudo às claras. Regras, combinados, contratos. Esse pode ser um período importante para organizar suas parcerias e encarar o amor de forma mais madura. Saturno em Áries quer mais espaço e independência. Mas tudo isso vai se desenvolver aos poucos ao longo dos próximos anos. Por ora, é bom focar na sua rotina, pois você está aperfeiçoando um jeito de trabalhar que é só seu e que pode ser mais leve, eficiente e criativo.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra
Horóscopo de fevereiro: signo de Escorpião

Começamos o mês numa concentração de energia com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte, todos transitando em Aquário. Para Escorpião a vontade é de se recolher até virar uma microbolinha de energia concentrada. Esse é um ótimo momento para se retirar da sociedade e focar nos seus processos mais íntimos. Vale sossego, descanso e, principalmente, contato com a natureza. Colocar os pés no chão, sabe? Para Escorpião, a temporada de Aquário destaca a sua necessidade de ter um porto seguro, um lugar para descansar e se refugiar do caos do mundo lá fora. Você pode até achar que está sem energia, mas esse não é o caso. Tem MUITA energia. Mas essa energia é mais voltada para dentro, na sua intimidade, e se relaciona com tudo que tem a ver com casa, família e ninho.
Logo no início do mês já teremos uma Lua cheia em Leão, fazendo brilhar vontades, intuições e realizações no trabalho e em tudo o que você tem para oferecer ao mundo lá fora. Esse pode ser um momento que traz muita clareza para quem souber se escutar. Depois, no dia 17/2, teremos o primeiro eclipse solar do ano, que acontece no signo de Aquário. Podemos esperar mudanças de perspectiva, novos planos e novas vontades. O astral de fevereiro tá pura mudança. A mais importante delas é Saturno, que encerra seu ciclo em Peixes e passa a transitar em Áries a partir de 13/2, num trânsito que vem para sistematizar sua produtividade e trazer mais disciplina para sua rotina. O negócio vai ser colocar a mão na massa, mas de um jeito organizado e equilibrado.
Nos últimos anos, Saturno transitou em Peixes e desenvolveu projetos pessoais, processos criativos e a maturidade para bater no peito e assumir a bronca do que você realmente quer e de quem você está se tornando. Esse trânsito também pediu um olhar mais atento para as suas inseguranças e bloqueios, tanto na criatividade como na sua vida sexual e na sua capacidade de simplesmente curtir e se deixar levar. Agora que Saturno encerra seu ciclo em Peixes, o coração pode ficar mais leve, sem tantas nóias, sem tantas inseguranças. E a temporada de Peixes, que já começa a dar seus sinais logo no dia 6/2, vem para reorganizar desejos e se liberar para curtir a vida com mais positividade, autoconfiança e leveza.
Mercúrio é o primeiro planeta que entra em Peixes (no dia 6/2) e vai passar um longo período nesse signo, pois no final de fevereiro (no dia 26/2) inicia sua retrogradação, que vai até fim de março. Depois, no dia 10/2, é a vez de Vênus entrar em Peixes, dessa vez livre, leve e solta, sem a presença do chato Saturno. Essa Vênus tem força de paixão, amor, criação e deleite. Prazer é uma palavra-chave. Até o fim do mês, Mercúrio e Vênus farão uma conjunção bem bonitinha em Peixes, trazendo a leveza que você precisa para reorganizar projetos pessoais, se reconectar com a sua criatividade mais livre e reorganizar o que você quer, o que você ama e o que te chama com mais força.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião
Horóscopo de fevereiro: signo de Sagitário

E a cabeça tá rodando a mil nesse começo de mês. Fevereiro começa no batidão da temporada de Aquário: Sol, Mercúrio, Vênus e Marte, todos transitando nesse signo que ativa para as sagitárias mil ideias, mil opiniões e muitas conversas. Tem espaço para paixões, interesses, assuntos de rotina, conversa jogada fora e até alguma distração ou outra. Mas Marte em Aquário quer ver foco e transformação. Momento bom para ter iniciativa e dar um primeiro passo em direção aos seus planos para o ano. A Lua cheia que acontece no signo de Leão, logo no primeiro dia do mês, pontua um bom momento para ter clareza sobre métodos, caminhos e direcionamentos que possam lhe ajudar a realizar tudo isso que você está a fim de fazer. E, para fortalecer o coro da mudança, neste mês teremos o primeiro eclipse solar do ano: acontece em Aquário, no dia 17/2, e abre sua mente para novas ideias e novas possibilidades. O que você precisa fazer: se abrir para aprender um novo jeito de levar sua vida nas pequenas coisas. Pequenos hábitos podem trazer grandes transformações.
A palavra-chave deste mês é: mudança. A principal delas é Saturno, que encerra seu ciclo no signo de Peixes e passa a transitar em Áries a partir do dia 13/2. Ufa! Essa é a sensação. Saturno transitou em Peixes nos últimos três anos e trouxe um peso a mais para sua vida mais íntima. Emoções antigas, sua conexão com seu passado, relacionamentos, família, casa, carências, responsabilidades da vida adulta… Muita coisa foi amadurecida nesse período, e agora a temporada de Peixes vem surgindo mais leve. Momento bom para organizar mudanças e resolver de vez mal entendidos e assuntos pendentes. Isso tudo tem a ver com a retrogradação de Mercúrio em Peixes, que começa no fim de fevereiro, mas já dá os seus primeiros sinais no dia 6/2. Não há motivo para temer essa retrogradação. Você pode encarar esse trânsito como uma reorganização necessária para entrar numa nova fase com mais leveza.
Depois, no fim do mês, Mercúrio fará uma conjunção bem bonitinha com Vênus em Peixes. Esse pode ser um ótimo período para se reconectar com as suas memórias mais bonitas, buscando forças no passado para entrar com os dois pés numa nova fase. Essa nova etapa tem tudo a ver com Saturno entrando em Áries, onde passa a transitar pelos próximos anos. Saturno é um planeta de trânsito lento e fala de um processo de amadurecimento gradual, mas que pede compromisso e esforço. Indica novas possibilidades de trabalho, unindo prazer e responsabilidade. Em Áries, Saturno quer romper as barreiras que trazem insegurança na sua vida. Tem tudo a ver com autoestima, criatividade e disciplina das paixões. Como diz Michele Lamy: se vicie nas suas paixões, não nas suas distrações.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário
Horóscopo de fevereiro: signo de Capricórnio

Fevereiro já começa com uma Lua cheia em Leão trazendo clareza para assuntos que estavam nebulosos. O meu, o seu e o nosso – é mais ou menos sobre isso. Fala de tudo que é compartilhado na intimidade e da responsabilidade que você toma para si quando decide cuidar de alguém. Mas antes de se doar para qualquer pessoa ou causa, você precisa cuidar de si. E esse é o maior foco da temporada aquariana, signo que abre o mês de fevereiro trazendo ênfase para sua autoestima, autoconfiança e o valor do seu tempo. Ótimo momento para pedir um aumento e também para começar novos projetos. Também tem tudo a ver com mudanças na forma como você anda gastando seu precioso dinheiro. Marte em Aquário quer ver foco e iniciativa. Vale tudo. Só não vale ficar parado. Com Sol, Mercúrio e Vênus também transitando em Aquário, esse período favorece parcerias e clareza para seus planos de longo prazo.
Depois, no dia 17/2, teremos o primeiro eclipse solar do ano que vai acontecer no signo de Aquário. A ordem do ano é: mudança. Dê seus pulos, use sua criatividade. Mas a maior mudança do mês é a de Saturno, que encerra seu ciclo em Peixes e passa a transitar em Áries a partir de 13/2. Desde 2023, Saturno transitou em Peixes num período que foi muito construtivo, principalmente para suas relações sociais, comunicações e rotinas do dia a dia. Agora que você entendeu as regras do jogo, o alívio vem. Você sabe what precisa fazer, você já mapeou os desafios e já entendeu como se apresentar de forma mais séria e, ao mesmo tempo, agradável. Saturno em Peixes amadureceu seu olhar para certas nuances e sutilezas que antes passavam despercebidas.
Agora, Saturno passa a transitar em Áries e pede para você simplificar a sua vida. Bom momento para cortar hábitos destrutivos do passado e preparar terreno para novas constructions. Tem a ver com o legado que você deixa para o seu futuro e também com a forma como você fortalece seus pilares e sustenta um crescimento ainda maior. Trabalho de base, sabe? Deixar de ser criança nos momentos inoportunos e assumir as rédeas da sua vida – e talvez até mais responsabilidades perante sua família. Saturno tem um trânsito lento e vai passar os próximos dois anos e meio em Áries. Fala de mudança gradual e sutil, mas uma mudança que já começa agora.
Depois da temporada de Aquário, vem o signo de Peixes tomando conta do astral. Começa com Mercúrio, que entra nesse signo em 6/2 e inicia sua retrogradação lá no fim do mês. Mas não reclame dessa retrogradação, pois ela é necessária. Com Saturno saindo de Peixes e liberando espaço, você fica mais livre para se comunicar de forma mais espontânea, sem tantas neuras. Mas isso também é um processo que será melhor consolidado em fevereiro e março deste ano. Essa retrogradação de Mercúrio indica revisões importantes e muito benéficas, pois Mercúrio fará uma conjunção bem bonitinha com Vênus em Peixes, favorecendo reconciliações, reaproximações ou, pelo menos, uma boa resolução para mal entendidos.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio
Horóscopo de fevereiro: signo de Aquário

Chegou o seu momento! O Sol brilha no seu signo, e também Mercúrio, Vênus e Marte. Na astrologia, nosso aniversário vale como um ano novo pessoal, abrindo um novo ciclo, com novas energias. Para quem tem ascendente em Aquário, esse também é um momento de renovação. Aproveite a primeira semana do mês para focar no seu bem estar e em tudo o que pede sua iniciativa. Mostre seu ponto de vista, se movimente! Vale tudo, só não vale ficar parado. Aquário é o signo da liberdade, mas que também se relaciona muito com as amizades e grupos sociais. Agora é um bom momento para você focar na sua individualidade e numa postura mais livre de cobranças alheias.
Claro, toda liberdade vem com certas responsabilidades. Apenas um bebê é 100% livre de cobranças alheias e mesmo eles têm motivos para chorar. No primeiro dia do mês, teremos uma Lua cheia em Leão, seu signo oposto, trazendo clareza para as suas relações mais diretas, sejam de amor, trabalho, amizade ou família. Se você não quer drama, fuja para as montanhas. Com Marte e Vênus transitando no seu signo, o momento pede firmeza, mas também tem amor para distribuir por aí. Tudo é questão de contexto e nuance para você modular sua energia, seja ela mais incisiva ou mais compreensiva. Depende de quem chega, e de como chega.
2026 promete ser um ano diferente do que você se acostumou. Grandes mudanças já começam agora, em fevereiro. O primeiro eclipse solar do ano acontece no seu signo, no dia 17/2. Esse eclipse marca um ponto de mudança em relação à sua identidade. O mundo muda, nós também mudamos. É inútil lutar contra. Esse pode ser um ótimo período para se livrar de certas amarras e encontrar um novo jeito para você chamar de seu. Mas a principal mudança é a de Saturno, que passa a transitar em Áries a partir de 13/2. Nos últimos três anos, Saturno transitou em Peixes e pesou o clima no trabalho e em tudo que envolvia uma sensação de segurança e estabilidade. Saturno gosta de esforço e disciplina. Mas, encerrado esse ciclo de Saturno em Peixes, agora você pode pegar mais leve nas autocobranças e colher os frutos desse trabalhão todo. Saturno em Peixes consolidou uma maior autoestima e uma convicção de que sim, você dá conta, você se banca, você conquistou sua liberdade e merece vivê-la.
Para coroar esse encerramento de ciclo de Saturno em Peixes, teremos uma linda conjunção de Vênus e Mercúrio para reorganizar a forma como você lida com trabalho, segurança e grana, agora que se sente mais autoconfiante. Com Saturno passando a transitar em Áries, o foco de um processo mais longo de amadurecimento passa a ser no seu estilo de vida, na forma como você passa a sua mensagem e em pequenas mudanças na rotina que, quando somadas ao longo dos dias, trazem grandes transformações. Um novo ciclo está apenas começando. Se permita descansar e aos poucos foque na sua reorganização. As coisas estão mudando…
Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário
Horóscopo de fevereiro: signo de Peixes

Grande momento: agora você sabe, agora você está se entendendo com mais clareza – e leveza também. Alívio, ufa, e ao mesmo tempo a noção de que agora é hora de correr atrás do prejuízo. Hora de se resolver e trabalhar com a realidade, sem confusão, sem nebulosidade, sem hesitação. Você sabe o que precisa fazer e agora é a hora de construir maior autoconfiança e foco. Qualquer coisa que vier, você dá conta. Netuno não está mais transitando no seu signo – e foi um grande trânsito, tá? Começou lá em 2011, com uma energia muito sutil, mas olhando para trás você consegue perceber onde rolou autoengano, idealização e excesso de imaginação (leia-se: delírios). A partir do dia 13/2, Saturno se junta a Netuno e passa a transitar em Áries. Ou seja, o peso saturnino não estará mais sobre a sua cabeça. Por isso falo de leveza, menos autocobrança e mais liberdade para você ser quem você é. Ciclo encerrado. Quem entendeu, entendeu. Quem não entendeu, paciência. Te vejo daqui a 30 anos, que será o tempo aproximado de Saturno voltar para o seu signo e a gente começar tudo de novo.
Agora que Saturno e Netuno estão transitando em Áries, o foco passa a ser em sustentar sua liberdade e bancar as suas necessidades e escolhas. Acabaram as suas desculpas astrológicas. Você não é uma criatura coitada. Você tem meios e ferramentas para se proteger e mais do que se proteger, conquistar seu espaço. Saturno vai transitar em Áries pelos próximos anos e pede mais ação, mais pé no chão e maior responsa para construir segurança para seu futuro. Vamos à luta! Bora usar essa cabecinha imaginativa para criar alternativas e soluções. Chega de criar paranoias.
Mas, voltando a fevereiro, um mês que começa em plena temporada de Aquário, com um superbloco que conta com Sol, Mercúrio, Vênus e Marte, o astral é de recolhimento estratégico. Para Peixes, a temporada de Aquário é tipo uma sala de espera, um momento bom para curtir um tédio e se distrair apenas com os próprios pensamentos. Quem conseguir se permitir sentir tédio ganha estrelinha. É o tédio que limpa a mente e abre caminho para a clareza e a criatividade. O astral começa a ficar mais extrovertido quando Mercúrio entrar no seu signo, no dia 6/2. Aqui, Mercúrio consegue se expressar de forma muito autêntica e original. Mercúrio é o planeta da comunicação. E Peixes é um signo mudo. Ou seja, você precisa encontrar jeitos não verbais de passar a sua mensagem. E mais do que se comunicar, você precisa se movimentar, nem que seja para voltar atrás e retomar o que ficou perdido no meio do caminho.
E aqui eu estou dando muita ênfase para Mercúrio, pois vamos ter a primeira retrogradação do ano a partir do dia 26/2, com Mercúrio retomando seu movimento direto lá no fim de março. Mas não encare esse período de retrogradação apenas como mera confusão. Mercúrio retrógrado vem para reorganizar sua personalidade depois de tantas águas que rolaram. Tudo muda. O mundo muda, e a gente também. É do jogo da vida, não adianta lutar contra. E nessa onda de mudança, a gente vai e volta. Nessa retrogradação, teremos uma bela conjunção de Vênus e Mercúrio. Com Vênus transitando em Peixes a partir do dia 10/2, esse é o seu momento para suavizar sua energia, cuidar do seu corpo (que é o seu templo) e se reconectar com o seu lado mais belo e com a sua melhor versão. Essa retrogradação é sobre segundas chances, para você se conhecer de novo e recomeçar com mais leveza.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



