Horóscopo de outubro: brilho de joia e brilho de fantasia
O mês já começa com eclipse solar em Libra e Vênus em Escorpião. Confira nas previsões da Madama Brona como esses e outros movimentos astrológicos afetam seu signo.
Outubro é o mês das góticas, e góticas sombrias também amam. Teremos eclipse solar, Vênus em Escorpião, Marte em Câncer e um trígono de águas profundas com Saturno em Peixes. Tudo muito lindo, tudo muito drama.
A começar pelo eclipse solar que acontece em Libra logo no início do mês, em 2/10, o último do ano e talvez o mais intenso (inclusive, será visível no Brasil, quarta-feira, início da tarde). A Lua eclipsa o Sol e joga sua sombra na Terra. Sombra é tudo aquilo que se esconde, um espaço menos iluminado em que não incide luz direta, é onde falta clareza. Dias de eclipse pedem calma e introspecção.
Esse eclipse tem o poder de mostrar o que não está dando certo e o que não tem sido construtivo na nossa vida. Às vezes a gente vê o buraco logo ali na frente, a gente já sabe que esse buraco existe e, ainda assim, a gente cai. É um saco, mas acontece. A meta é enxergar o buraco de longe, observar que o buraco existe, resistir à tentação de repetir os mesmos passos e, assim, se desviar da queda.
Além do eclipse, teremos um trígono envolvendo Vênus em Escorpião, Marte em Câncer e Saturno em Peixes. É tudo sobre desapego, poder de transformação e regeneração. Essa configuração astrológica indica um período bem emocional. Vamos com cautela nos mergulhos, mas não vamos deixar de aproveitar a água e nadar. A vida é essa doidera mesmo.
O Sol em Libra ama a beleza, mas Vênus está ali em Escorpião para subverter o belo, o feio, o amor e os jeitos de amar. Além disso, esse Sol em Libra faz quadratura com Marte em Câncer (eu disse drama!) e trígono com Júpiter em Gêmeos. Mas, a partir do dia 9/10, Júpiter inicia seu período de retrogradação e começa a reavaliar algumas coisas. Algumas coisas que brilham tão lindo, mas que de longe a gente não consegue perceber o que é brilho de joia preciosa e o que é brilho de fantasia. Júpiter em Gêmeos pede que olhemos mais de perto.
Calendário astrológico de outubro:
2/10 – Eclipse solar em Libra
9/10 – Júpiter inicia retrogradação em Gêmeos
13/10 – Mercúrio em Escorpião
16/10 – Lua cheia em Áries
17/10 – Vênus em Sagitário
22/10 – Sol em Escorpião
Horóscopo de outubro: signo de Áries
Vamos lá, Áries, é tempo de trabalhar com as sombras. O mês começa na temporada de Libra, mas já vem eclipsado, e na astrologia eclipse tem tudo a ver com sombras.
Num eclipse solar, a Lua eclipsa o sol e joga sua sombra na terra. Mas o que significa sombra exatamente? Sombra é tudo aquilo que se esconde, um espaço menos iluminado em que não incide luz direta, é onde falta clareza. Fala de uma certa obscuridade em relação a motivações, influências, atos e intenções. Em outubro, teremos um eclipse solar no signo de Libra, logo no início do mês, em 2/10. Acontecendo no seu signo oposto, esse eclipse traz um momento para dar uma baixada no tom e observar os padrões que movimentam suas relações mais importantes. Há algo que pode ser transformado quando devidamente reconhecido.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries
Como os eclipses falam desses momentos em que falta clareza e as sombras tomam conta, o ideal é não se jogar em atitudes impulsivas. Melhor pisar no freio e não se deixar dominar por sensações do momento. Todo eclipse indica um período de anormalidade, mas um período que é passageiro. O dia vira noite. As coisas ficam de ponta cabeça. Talvez o melhor seja aproveitar a onda sombria para desacelerar e observar o que acontece a sua volta. Considere isso principalmente nas suas relações. Não se apresse em pressionar, se comprometer ou tomar decisões de longo prazo. Vai com calma, meu amor.
Além das vibes eclipsadas, temos também um trígono de águas envolvendo Vênus em Escorpião, Marte em Câncer e Saturno em Peixes. É tempo de desapego, autoconhecimento e postura para transformar padrões do passado. Isso também é trabalho de sombras: olhar para aquilo que a gente evita encarar de frente, que pode causar um desconforto, mas que por isso mesmo precisa ser trazido à luz da consciência para ser traduzido em mudanças. Revisite seus buraquinhos, tente entender o que se esconde lá, o que anda pegando e se existe algum outro jeito de lidar com os espinhos.
No dia 16/10, a Lua cheia acontece no seu signo e traz à tona emoções à flor da pele. Com o Sol transitando em Libra, é importante reconhecer o quanto somos influenciados por outras pessoas. O quanto estamos conectados intimamente. Essa Lua cheia traz clareza sobre o que já passou e pode ficar no passado. Um capítulo se encerra. Saber finalizar nossas histórias é fundamental. Dizer chega, basta, não quero mais. Este é um mês para ter mais intimidade com as suas emoções e talvez agir de uma forma diferente do seu habitual. A vida é mudança, ainda que lenta, enrolada e cheia de curvas.
Horóscopo de outubro: signo de Touro
Vamos lá, tauras, quero ver o circo pegando fogo hihihi. Mas cuidado para você não ser a palhaça. O lema taurino é o bom e velho devagar e sempre, obtendo o máximo de resultados com o mínimo de esforço.
Logo no começo do mês, teremos um eclipse solar no signo de Libra, em 2/10, o último do ano. Para a astrologia, temporada de eclipses é quando as sombras fazem a festa e a gente fica no escuro tentando entender o que tá acontecendo. Esse eclipse joga sua sombra no tempo que você gasta sua energia com demandas externas e no quanto isso impacta a sua vida. Não é caso de sair correndo para mudar tudo da noite para o dia. Apenas observe o que te traz alegria, o que exaure suas energias e o que realmente vale o esforço.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro
Com Vênus transitando em Escorpião e formando um trígono de águas com Marte em Câncer e Saturno em Peixes, o momento pede mais mistura e menos isolamento. Boas conversas, bons encontros, amizades sinceras e o que aparenta ser isso mas não tem nada a ver com isso. Saber se misturar é uma arte. É preciso ter jogo de cintura e muito discernimento para separar o joio do trigo. Como o elemento água está bem ativado nessa configuração astrológica, o foco é mais no sentir do que no pensar. Como você se sente depois de certos encontros? Como fica sua energia? Como você se percebe?
Apesar de ser temporada libriana até 22/10, Vênus já transita em Escorpião desde o início do mês e dá o tom agridoce deste mês. É um mix de sentimentos. Vênus em Escorpião é contraditória, quer e não quer. É a Vênus da paixão que amarra e faz a gente cogitar se não tá ficando meio doida. Mas, meu amor, essa doidera é a vida. Tudo tem sua nuance e isso vale especialmente para este mês eclipsado. Estamos numa zona cinzenta, tudo depende do ângulo, nada é superdefinitivo. Por isso, digo: vamos com cautela nos mergulhos mas não vamos deixar de aproveitar a água e nadar.
No dia 16/10, a Lua cheia em Áries traz suas conclusões para a mesa. Nesse período, vale a pena tomar uma certa distância para pensar melhor e enxergar as coisas na sua devida proporção. Essa lunação chama a atenção para a sua individualidade e como você tem lidado com o que absorve das relações e convivências do dia a dia. Essa é a Lua cheia que olha para dentro, que precisa se entender e colocar em palavras como se sente. Essa é a Lua cheia que deseja se libertar de aprisionamentos e padrões do passado que já não fazem mais sentido. Desapega, Touro, desapegaaaaaa!
Horóscopo de outubro: signo de Gêmeos
Vamos lá, pé no chão para as cabeças de vento! Vento é o movimento do ar, e nessa temporada de Libra podemos esperar vendavais.
A começar pelo eclipse solar que acontece no dia 2/10, no signo de Libra, e que indica um período que você precisa fortalecer sua autoestima e sua relação com o prazer da vida. Para a astrologia, temporada de eclipses é quando as sombras fazem a festa e a gente fica no escuro tentando entender o que tá acontecendo. Esse é o último eclipse do ano e abre uma porta para você se enxergar de outra forma. Tem tudo a ver com as suas paixões, suas vontades e o que você deseja criar para a sua vida. Esse astral proporciona um período interessante para se liberar de antigas amarras e poder estar mais presente nos momentos de criação, descanso e lazer.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos
É claro que, no cenário do capitalismo em crise, nossa grande preocupação se volta para as coisas mais básicas. O instinto de sobrevivência vem à tona, e a gente tem que dar conta. É grana, é trabalho, é problema, é cansaço e falta de tempo para se dedicar ao que torna a vida melhor e mais gostosa. O importante, agora, é saber quais são as suas prioridades. Esse pode ser um período de grande movimento no trabalho, na busca por consolidar mudanças, novos projetos e melhorias. Com Vênus em Escorpião fazendo um trígono com Marte em Câncer e Saturno em Peixes, esse é o momento de você usar a sua intuição a seu favor.
Este tem sido um ano de crescimento pessoal, o que afeta tudo. Com Júpiter transitando no seu signo, os tempos pedem expansão, criatividade e um novo recomeço. Com o Sol transitando em Libra e fazendo um trígono com Júpiter em Gêmeos, este é um mês para você se conectar com seu poder pessoal, aceitando e se apropriando das suas particularidades. E com Júpiter entrando em movimento retrógrado a partir de 9/10, esse pode ser um bom momento para repensar o que você via como falha e defeito e entender um outro jeito de lidar com seu jeito, assumindo quem você é, mesmo que seja diferente do que é comum ou esperado.
Neste mês, a Lua cheia acontece no signo de Áries, em 16/10. Essa lunação fala de amizades, convívio social e tudo o que envolve trabalho em equipe. É uma Lua de fogo, entusiasmada e que se enche de coragem para se desapegar do que não faz mais sentido e voltar sua energia para o futuro. Entusiasmo para aventuras e união de forças também têm tudo a ver com o trânsito de Vênus em Sagitário, a partir de 17/10. Esse é um mês para abrir o coração, meu amor. O que anda atrapalhando? O que anda pesando? O que precisa ficar no passado e como você pode viver novas histórias com tranquilidade e presença? Essas são perguntas desse mês.
Horóscopo de outubro: signo de Câncer
Vamos lá, que outubro é mês de bruxaria. Logo no início do mês, teremos um eclipse solar no signo de Libra, em 2/10. Na astrologia, temporada de eclipses é tempo para fazer o trabalho de sombras.
A Lua eclipsa o Sol e joga sua sombra na Terra. Nesse momento, a energia dá uma baixada e a gente começa a notar coisas que antes passavam despercebidas. Esse será o último eclipse do ano, um momento importante para reconhecer o que precisa de mudança e não cair nos mesmos padrões. Às vezes a gente vê o buraco logo ali na frente, a gente já sabe que esse buraco existe, a gente já conhece esse buraco e, ainda assim, a gente cai. É um saco, mas acontece. A meta é enxergar o buraco de longe, observar que o buraco existe, resistir à tentação de repetir os mesmos passos e, assim, se desviar da queda.
Com Marte transitando no seu signo, o movimento é de transformação e iniciativa. Você no controle. Seu poder. Marte em Câncer entra num trígono com Vênus em Escorpião e Saturno em Peixes. Essa Vênus em Escorpião traz todo um poder especial para seu charme, seu jeito e é fortalecida toda vez que você faz algo que ama. Esse é um mês para você assumir quem você é e gostar disso. A combinação Vênus em Escorpião + Marte em Câncer ressalta as suas particularidades e indica um bom período para dar um up na autoestima. E, além disso, Saturno em Peixes se certifica que sim, é você quem se autoriza.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer
Vênus em Escorpião pede que você se ame profundamente e de modo completo: suas facilidades, suas dificuldades, suas qualidades e seus defeitos. Esse não é um momento para ilusões e autoenganos. Tudo faz parte de uma coisa só, tudo faz você ser quem você é. E, nessa onda de eclipse solar, o que é visto como sombra não precisa ser temido. Na verdade, existe um tesouro guardado lá dentro, no fundo, para quem tem coragem de se encarar e se ver da forma mais honesta possível. Esse é um mês para você buscar as suas forças, sem medo, confiando no amor que você sabe que move a vida.
Depois do eclipse do Sol, vem a Lua cheia em Áries, em 16/10. Essa é uma lunação de fogo e enfatiza que sim, é você quem está no comando. É você que decide o que quer e o que não quer mais. Este é um mês para usar a sua experiência a seu favor e não ter medo do seu próprio brilho. A Lua cheia em Áries ilumina o que está se consolidando, o que não brilha mais e o que ainda pode ser descoberto. Marte, que transita no seu signo, está com a coragem necessária para novos recomeços. Esse é um período para fazer as pazes com o passado e olhar para o futuro com mais autoconfiança.
Depois da temporada de Libra, vem a temporada de Escorpião. No dia 22/10, o Sol ingressa em Escorpião e ativa em você sua capacidade de regeneração. A força que você precisa vem do amor, de tudo que você faz com prazer. Se na temporada de Libra, com o Sol fazendo trígono com Júpiter, o trabalho é mais interno, de transformação e desapego, na temporada de Escorpião é sobre desfrutar. Esse é um período para você se conectar com o seu coração. É assim que você fortalece sua intuição e entra em contato com a sua singularidade, com o que é só seu, com o que depende de você, com seu poder pessoal. Todo o resto é consequência.
Horóscopo de outubro: signo de Leão
Vamos lá, Leão! Outubro é um livro e você precisa sublinhar tudo, pois tudo é importante. Estamos num momento chave do ano. A começar que Vênus está transitando em Escorpião, teremos um eclipse solar e uma Lua cheia em Áries. Vibes góticas estão no ar.
Mas vamos por partes: primeiro o eclipse solar que acontece no signo de Libra, logo no início do mês, em 2/10. Esse eclipse é o último do ano e indica um trabalho interno e mais introspectivo em relação ao funcionamento da sua mente. Esqueça os parâmetros de normalidade. Eclipses indicam períodos em que as coisas fogem do normal, o dia vira noite, e as sombras se revelam uuuuh. E, além disso, ninguém é o normal, a gente sabe. Aproveite esse período eclipsado para entender como você pode mudar certos padrões de pensamento, baixando o volume das neuras e identificando o que é realidade e o que é ilusão.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão
Com Vênus transitando em Escorpião, é hora de olhar para sua história com muita honestidade e pé no chão, mas sem perder a doçura dos momentos. A gente tem o poder de contar histórias que vão influenciar a forma como enxergamos nossa própria trajetória. A memória é subjetiva e extremamente mutável. Ela se esconde, foge e volta nos momentos mais inapropriados. Aquela coisa de brilho eterno de uma mente sem lembranças pode funcionar no cinema, mas, na vida real, quem não sabe de onde veio não sabe para onde ir. Passado e presente se misturam, um não existe sem o outro. Esse é um momento para você buscar forças no seu passado.
Com Vênus fazendo um trígono com Marte e Saturno, esse é um período para reformar a casa que a gente vive e a casa que vive dentro de nós. Muitas coisas podem ser reorganizadas, móveis podem mudar de lugar, e quadros na parede da memória também vão se modificando. Paredes podem inclusive ser derrubadas. Marte vem para desatar nós, cortar o que prende. E Saturno já vem a algum tempo fazendo um lento trabalho para consolidar estruturas e laços afetivos, assim como para limpar terreno e abrir espaço para o novo.
Neste mês, o Sol em Libra faz uma conjunção com Júpiter em Gêmeos, o que indica boas oportunidades para crescer e se movimentar. Comunicação é a chave do negócio, mas antes de falar é preciso pensar e saber ouvir o outro lado. Com Júpiter iniciando seu movimento retrógrado em 9/10, esse pode ser um período para retomar oportunidades perdidas, se reconectar com pessoas e rever possibilidades para seu futuro. A Lua cheia que acontece no signo de Áries, em 16/9, traz a clareza que você precisa para entender tudo isso. Outubro é um mês de profundidade, trocas, encontros e reencontros. Com Vênus transitando em Sagitário a partir de 17/10, o amor vem com força. Você só precisa ouvir seu coração.
Horóscopo de outubro: signo de Virgem
Bora, meu amor, outubro é o mês para você fazer o trabalho que precisa feito sem deixar sua vida pessoal de lado. Tem como equilibrar tudo? Estamos na temporada de Libra e a imagem é a de um equilibrista dando conta de muitos pratos enquanto anda em cima do muro.
Começamos o mês e logo de cara vem um eclipse solar, o último do ano, que acontece no signo de Libra. A Lua eclipsa o Sol e joga sua sombra na Terra. Temporada de eclipses é boa para trabalho de sombras e transformação. A energia dá uma baixada e a gente pode perceber as coisas com outros olhos. Por isso, a orientação antiga é a seguinte: aproveite o dia do eclipse para meditar, olhar para dentro e simplesmente observar o que acontece no seu entorno, e também dentro de você. Esse é um momento para reconhecer o que precisa de mudança, que padrões podem ser quebrados para que uma nova história aconteça.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem
Virgem é um signo de Terra, pé no chão. Mas neste mês vamos adicionar água a essa equação. Com um trígono de água envolvendo Vênus em Escorpião, Marte em Câncer e Saturno em Peixes, é tempo de se misturar. É uma arte saber fazer uma mistura fina, com discernimento e reconhecimento dos limites, mas também com envolvimento e empatia. Essa configuração astrológica incentiva que você socialize mais, se misture mesmo, trabalhe em equipe e mantenha sua comunicação em movimento. Este é o mês do amor, mas também da união de esforços em prol de um objetivo em comum.
Trabalho, grana, valorização das suas habilidades e da sua experiência: é isso que a temporada de Libra enfatiza. Com o Sol fazendo um trígono com Júpiter em Gêmeos, esse é um período para trabalhar em direção ao crescimento. Com Júpiter iniciando sua retrogradação a partir de 9/10, você pode recuperar oportunidades, repensar estratégias e compartilhar sua experiência de forma mais genuína, do seu jeito, do jeito que dá. Júpiter em Gêmeos fala de troca de conhecimentos e informações. Você tem algo a compartilhar e também pode receber bons conselhos. Mantenha seu poder de observação ativado: este é um mês para usar sua inteligência.
Aos poucos, a energia de Escorpião vai se mostrando com mais força. Vênus já transita nesse signo, a partir do dia 13/10, Mercúrio também chega junto e no dia 22/10 é a vez de o Sol entrar em Escorpião. Esses movimentos trazem seu poder mental para o jogo. Escorpião e Virgem são ambos signos muito observadores, o que traz uma combinação de instinto e pragmatismo, intuição e poder de adaptação. Mas não pense que outubro se resuma a planos mirabolantes e trabalho. Com Vênus entrando em Sagitário, é também união, amor e beleza. E tudo isso você encontra nas suas relações, nas amizades, e também dentro da sua casa, dentro de você e na sua própria história.
Horóscopo de outubro: signo de Libra
Vamos lá, Libraaaaa!!!! Bora equilibrar esses pratos que a balança não se balança sozinha. Estamos na sua temporada, e dessa vez ela vem intensa. Já começando com um eclipse solar, que acontece no seu signo no dia 2/10.
Eclipses são momentos delicados na astrologia e, portanto, pedem uma certa delicadeza com nós mesmos e com as pessoas que fazem parte da nossa vida. A Lua eclipsa o Sol e joga sua sombra na Terra, o que traz essa imagem nebulosa e um tanto sombria para a nossa realidade. Nas sombras, a gente se move mais lentamente, a energia fica mais baixa e imprevistos podem surgir. Por isso, não vale a pena correr. Libra é o signo que melhor entende o tempo e, não apenas entende, como ama. Este é um mês para você trabalhar com o tempo, sem se apressar, sem se enrolar. Não à toa, Libra evita os extremos, é o signo que fica em cima do muro. Ou melhor, Libra é o signo que se equilibra na corda bamba.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra
Esse eclipse também fala de um momento perfeito para observar padrões que se repetem e, assim, quem sabe, desviar dos buracos que você já conhece. Este é um mês para se transformar. Quanto mais estranho, melhor. Com Vênus transitando em Escorpião e fazendo um trígono com Marte em Câncer e Saturno em Peixes, o período tem tudo a ver com trabalho, reconhecendo seus limites e ao mesmo tempo flertando com a ousadia. Mas tudo do seu jeitinho, no seu tempo, usando todo seu charme e estratégia a seu favor. Sim, há trabalho a ser feito, mas o descanso faz parte do trabalho e é fundamental para regenerar suas energias. A exaustão tira nosso brilho e nubla nosso discernimento. Descansar também é prioridade.
Este é também um mês para entender sua cabeça e viver a sua verdade. Com o Sol em Libra fazendo um trígono com Júpiter em Gêmeos, você está com disposição para agir com mais consciência e analisar as experiências da sua vida. O que pode melhorar? O que pode mudar? O que não tem nada a ver? O que foi viagem furada e o que merece ser retomado? Essas são perguntas para você se fazer nesse período. A partir de 9/10, Júpiter transita em movimento retrógrado e favorece que você olhe para trás e busque forças no seu passado. Você já tem muita experiência que pode ser melhor aproveitada.
No dia 16/10, a Lua cheia brilha em Áries, seu signo oposto. Lua cheia é sempre clímax, conclusão e resolução. Ótimo momento para você ter clareza sobre suas relações, quem você se vê no futuro e quem já não tem nada a ver. Agradecendo o passado, reconhecendo os momentos bons, mas também lembrando do que não deseja repetir, esse é um momento para você entrar em acordo com suas relações e deixar tudo muito claro. Com Vênus transitando em Sagitário, a partir de 17/10, a comunicação é o caminho. Fale como você se sente. A energia fica mais leve, Falar alivia e transforma a realidade. Este é um mês para você focar no seu equilíbrio.
Horóscopo de outubro: signo de Escorpião
Vamos lá, Escorpião! Outubro é um livro, e você precisa sublinhar tudo, pois tudo é muito importante. Estamos num momento chave do ano.
A começar pelo fato de que Vênus está transitando no seu signo. Sim, cada minuto é importante, mas sem pressão, sem correria. Vênus traz uma xícara de açúcar para a sua personalidade. Existe um jeito fácil, e gracioso até, de lidar com as dificuldades da vida. Não precisa fazer média, não precisa entrar no jogo das falsidades. Escorpião é o signo da verdade, doa a quem doer, e como dói. Mas é possível usar sua honestidade com gentileza, elegância e jogo de cintura. Use seu mel, meu amor, vamos adocicar um pouco mais, por que não?
Com Vênus transitando no seu signo e fazendo um trígono com Marte em Câncer e Saturno em Peixes, esse é um período para você se conectar com o seu poder pessoal. Vênus é o planeta da autoestima. Marte é o planeta das estratégias, da inteligência e da força de vontade. Saturno é o planeta dos limites e do compromisso que a gente faz com os nossos planos e prioridades. Em Peixes, Saturno mostra que sua maior prioridade é simplesmente desfrutar da vida. Para isso, você precisa lidar com seus bloqueios e amarras. Este é um mês para desatar nós.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião
Tudo isso combina com o período de retrogradação de Júpiter, que se inicia em 9/10. Momento de olhar para suas experiências do passado e tudo o que você compartilha profundamente com as outras pessoas. O que merece ser fortalecido e o que merece ser esquecido? Para alcançar a leveza, é preciso sustentar os pesos. Sorte a sua: a partir de 13/10, Mercúrio transita no seu signo e traz o jogo de cintura que você precisa para lidar tanto com o lado pesado da vida quanto para usufruir os momentos de leveza. Mercúrio é o planeta da perspicácia, da inteligência e do poder da comunicação. Em Escorpião, sua capacidade de observação é aumentada. Seu foco está bem nítido, confie em si, confie no que você sabe que precisa fazer.
Neste mês, o Sol ingressa no seu signo e inicia a temporada de Escorpião, em 22/10. Até lá, estaremos numa temporada de Libra um tanto introspectiva e mais favorável para um trabalho interno de transformação. Logo no início do mês, em 2/10, teremos um eclipse solar indicando oportunidades de olhar para dentro e entender o que pede transformação. Depois, teremos uma Lua cheia em Áries, em 16/10, mostrando na prática e no corpo o que já acontece na alma e na psique. Mas com Vênus e Mercúrio já transitando em Escorpião, você tem as ferramentas que precisa para se regenerar, se curar e se amar muito. Não existe leveza sem peso, nem luz sem escuridão. Esse é um mês para você encontrar seu caminho do meio.
Horóscopo de outubro: signo de Sagitário
Outubro é um mês que vem sensível, aguado, para dentro e ao mesmo tempo para fora. Temporada de Libra é temporada de encontrar o seu caminho do meio. Saber ler as nuances vai fazer toda diferença.
Estamos em temporada de eclipses, em plena zona cinzenta, não sendo o melhor momento do ano para tomar decisões definitivas de forma impulsiva. Com o Sol transitando em Libra, é preciso trabalhar a favor do futuro, mantendo a serenidade como ponto de partida. Sem correria, sem desespero. Logo no início do mês, teremos um eclipse solar em Libra, em 2/10, o último do ano. Na astrologia, eclipses indicam períodos em que as sombras fazem a festa e a gente fica tentando entender o que tá acontecendo. Por isso, o conselho antigo é para desacelerar e apenas observar o que acontece no seu entorno.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário
Depois de passado o eclipse, as coisas começam a se reorganizar. Algumas de forma mais duradoura, outras de forma bem passageira. É preciso esperar a poeira baixar. Tempo de eclipse é ótimo para fazer trabalho de sombras, olhando para o que sutilmente lhe influencia a cair nos mesmos padrões. Agora, existe oportunidade para mudar estratégias e perspectivas e assim se desviar das quedas já conhecidas. Com o Sol em Libra fazendo trígono com Júpiter em Gêmeos, vale a pena trocar ideias, sair, ver pessoas, vivenciar seus relacionamentos e buscar ouvir um outro lado, uma nova ideia ou um jeito diferente de enxergar as coisas.
A partir de 9/10, Júpiter inicia seu período de retrogradação, e indica um astral propício para reencontros e reajustes nas suas relações, tanto de amor, como de trabalho e de vida. Voltando para trás, Júpiter mostra o que vale a pena ser mantido e o que talvez não leve para lugar algum. Isso combina com o trígono entre Vênus em Escorpião, Marte em Câncer e Saturno em Peixes. Essa configuração astrológica traz uma vibe mais introspectiva, voltada a analisar o passado e enxergar as coisas de forma mais realista, sem tantas idealizações. Esse pode ser um ótimo período para se desprender de ilusões e encarar as pessoas e as situações como elas realmente são.
Depois vem a Lua cheia em Áries, em 16/10, uma Lua cheia de fogo e toda trabalhada na intuição e na bruxaria. Essa Lua fala de coragem para encerrar ciclos e abrir espaço na vida para novas aventuras e descobertas. Essa é uma Lua cheia que inspira as suas paixões e seu entusiasmo. O que faz seu coração arder? Você tem coragem de se entregar para a vida e amar de verdade? Amor é um tópico importante, especialmente depois de 17/10, quando Vênus passa a transitar no seu signo. Em Sagitário, Vênus quer envolvimento, mas também quer liberdade. De novo: é possível encontrar um caminho do meio?
Horóscopo de outubro: signo de Capricórnio
Vamos lá, Capricórnio, que outubro é mês das bruxas e a bruxaria está solta! A começar pelo eclipse solar que acontece em Libra, logo no início do mês, em 2/10. Temporada de eclipses é temporada de trabalhar com as sombras e com tudo aquilo que nos influencia a repetir os mesmos padrões. Este é um mês para sair do automático e saber separar o que é brilho de joia e o que é brilho de fantasia.
Para a astrologia, eclipses estão relacionados com as sombras, pois é justamente isso que a gente observa no céu: num eclipse solar, a Lua eclipsa o Sol e joga sua sombra na Terra. O dia vira noite. Mas é passageiro, e logo as coisas voltam ao seu lugar. O conselho mais antigo é no sentido de aproveitar o dia do eclipse para meditar, descansar e apenas observar o que acontece. Não vale a pena se jogar em planos mirabolantes, mas, se for o caso, tenha em mente que imprevistos podem rolar (isso vale para a vida, mas o eclipse traz justamente esse significado).
Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio
Começamos o mês nessa temporada de Libra eclipsada. A gente até tenta manter a compostura e o bom senso, mas no eclipse as coisas podem mudar de forma/tamanho e proporção. Por isso, o mais indicado é pisar fofo e se manter longe de extremos. Como os equilibristas, esse é o momento de você equilibrar os vários pratinhos enquanto passeia em cima do muro. Com Marte transitando em Câncer e Vênus transitando em Escorpião, a tentação de comprar brigas alheias é grande, mas respire antes de se jogar nos mergulhos alheios. Nem toda água é boa para banho. E no trígono entre Vênus e Marte, existe uma grande chance das coisas se misturarem.
Ainda bem que o bom e velho Saturno está ali no meio da coisa toda para nos lembrar das virtudes do bom senso e da sobriedade. Às vezes a gente entra na brisa emocional e sai atirando para todo lado. Sorte das capricas, criaturas saturninas, que sabem manter as rédeas e estar no controle da situação. Com Saturno transitando em Peixes, esse controle vem através da sensibilidade, da empatia e da comunicação séria e ponderada. Com Marte transitando no seu signo oposto, a sua paciência pode ser testada. Mas lembre que, quando um não quer, dois não brigam. No entanto, alguns conflitos podem ser construtivos e precisam ser encarados. Apenas escolha com discernimento o ringue que você está entrando.
Depois da Lua nova do eclipse, vem a Lua cheia de fogo, em 16/10, no signo de Áries. Essa Lua cheia traz clareza e conta com a sua experiência para lidar com o que for preciso. Essa é a Lua das resoluções, mas também acaba sendo muito intensa. O emocional fica todo derretido e a gente fica mais suscetível à loucura dos outros, que pode ser contagiosa. Por isso, proteja a sua energia e respeite seus limites. É nesse astral que o Sol entra em Escorpião, em 22/10, iniciando uma nova temporada mais leve, mas que não se desconecta da realidade, pois sabe que toda leveza se sustenta na força para suportar os pesos.
Horóscopo de outubro: signo de Aquário
Vamos lá, Aquário, que outubro vem movimentado na força da bruxaria. A começar pelo eclipse solar que acontece no signo de Libra logo no início do mês, em 2/10. Temporada de eclipses é boa para fazer trabalho de sombras e se liberar de amarras.
O mês começa na temporada eclipsada de Libra. O cabeção está ativadíssimo, são muitas as ideias e vontades, mas com o eclipse as coisas podem ficar um tanto nubladas. O conselho mais antigo é descansar e dar um tempo para a cabeça. Quando a mente está num turbilhão, a gente precisa voltar para o corpo, suar um pouco e simplesmente desligar a chavinha dos pensamentos. Claro que esse é um trabalho inglório, já que a cabeça tende a produzir um pensamento atrás do outro. O segredo é não dar bola para tudo que se passa na sua cabeça e evitar pular em conclusões precipitadas ou decisões impulsivas. Tempo de eclipse pede mais calma, mais observação e menos fritação.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário
Com Vênus transitando em Escorpião e fazendo um trígono com Marte em Câncer e Saturno em Peixes, esse é um período que favorece trabalho, organização e disciplina, com uma boa dose de charme e carisma. Não precisa entrar em jogo de falsidades e nem ficar fazendo média. Apenas seja quem você é e adicione uma colherzinha de açúcar. Um melzinho sempre ajuda a facilitar o que parece complicado. Pra tudo tem uma solução, mas talvez as soluções desse período não sejam nada óbvias. Tente abrir a mente para fazer as coisas de um jeito diferente do convencional. Teste outras alternativas, experimente na prática.
Neste mês, o Sol em Libra faz um trígono com Júpiter em Gêmeos. É tudo sobre criatividade, capacidade de adaptação e versatilidade. São muitas abas em aberto, e talvez agora seja um bom momento para ter um plano A, B, C… Júpiter em Gêmeos gosta de multiplicidade e liberdade para fazer as coisas do seu jeito. O importante é saber se divertir no processo. Se preciso, ative seu chakra da palhaça e não se leve tão a sério. Com Júpiter entrando em período de retrogradação, a partir de 9/10, esse pode ser um bom período para retomar atividades que lhe tragam mais prazer. As coisas funcionam melhor quando você se envolve de verdade e gosta do que faz.
Outubro traz um astral bem social e ao mesmo tempo reflexivo. Com Vênus transitando em Escorpião e, depois do dia 17/10, em Sagitário, é tudo sobre saber se unir com as pessoas certas, trabalhando em parceria, vivendo bons momentos com quem você sente afinidade ou até mesmo com quem é muito diferente de você. O importante é ter trocas e juntar cabeças. Esse também pode ser um período voltado ao amor e ao romance. Então, aproveite, mas com parcimônia, para não se deslumbrar com brilho de fantasia achando que encontrou a maior joia da sua vida. A Lua cheia que acontece em Áries, em 16/10, fortalece sua intuição e seu poder de ação. Faça suas bruxarias, pois o mês termina com o Sol transitando em Escorpião. Chame seu poder, meu amor!
Horóscopo de outubro: signo de Peixes
Outubro é o mês que movimenta as emoções que surgem lá do fundo do poço. Bom momento para exorcizar tudo aquilo que já não faz mais sentido, mas ainda insiste em se afirmar. Saber dizer não é sinal de força.
O mês já começa na loucurinha de um eclipse solar. Esse eclipse acontece no signo de Libra, em 2/10, e é o último do ano. Para a astrologia, eclipses são momentos em que passado e presente se confundem, razão e emoção se misturam e as coisas tendem a ficarem mais confusas. É difícil saber o que é sombra, projeção ou realidade. Por isso, o melhor é agir com delicadeza e paciência – com você mesmo e com os outros. Com Vênus transitando em Escorpião, você sabe que precisa dar seus mergulhos. Mas não deixe de usar suas ferramentas e equipamentos de proteção. Com Marte transitando em Câncer, a coragem vem do coração que sabe o quer e acredita em si.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes
Durante outubro, temos uma configuração astrológica especial envolvendo Vênus, Marte e Saturno, que transita no seu signo. De um lado, Vênus quer se abrir para amar do seu jeito, sem ilusões, amando cada parte do que é real. Do outro lado, Marte vem com sua disposição para transformar padrões e ir atrás do que deseja. E ainda temos Saturno em Peixes reconhecendo seus limites, amadurecendo na vida e trabalhando em prol de um futuro que já está sendo construído. Toda essa equação fala de poder pessoal e sabedoria para enxergar a beleza que existe na vida.
Não à toa, estamos na temporada de Libra, o signo que rege a balança, a beleza e o caminho do meio. Fugindo dos extremos, reconhecendo nuances e diferentes contextos, esse é um período para apaziguar os dramas e buscar um jeito mais suave para equilibrar seus pratinhos. Com o Sol em Libra fazendo um trígono com Júpiter em Gêmeos, você pode buscar forças no seu passado, não para repetir o que já foi feito, mas para se encorajar e se inspirar a viver novas histórias. A partir de 9/10, Júpiter inicia seu período de retrogradação e traz justamente esse olhar para o passado, para reorganizar a casa e buscar uma energia mais suave e mais centrada.
Com Vênus transitando em Sagitário a partir de 17/10, os caminhos se abrem para que você use sua experiência a seu favor. Sagitário é um signo que lhe estimula a mirar mais alto, a ir além, a sonhar mais e mais. Mas tudo isso com pé no chão, afinal, Júpiter transita em Gêmeos trazendo você de volta para os detalhes do dia a dia, e Saturno transita em Peixes valorizando tudo aquilo que é conquistado com trabalho e esforço. Este é um mês para saber discernir entre o brilho da joia e o brilho das fantasias. Sem tempo a perder com ilusões, a realidade pode ser bem mais interessante
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes