12 tendências da SPFW N60 para ficar de olho
Calça balão, bolinhas e poás, franjas e volumes no quadril estão entre as principais tendências da SPFW N60.
Trinta e oito desfiles depois, as principais tendências da SPFW N60 dão continuidade a alguns temas já no nosso radar há algum tempo. Nesta edição, a semana de moda paulista completou 30 anos, com apresentações em locações externas (a Biblioteca Mário de Andrade, um trem da CPTM, uma academia de ginástica, o Aeroporto Campo de Marte, o Museu da Língua Portuguesa e o Parque Trianon) e no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera. Foi uma temporada longa e animada, com os retornos de Ronaldo Fraga, Amir Slama e Flavia Aranha, além de estreias interessantes, como a Uó por Marcelo Sommer e a primeira empreitada do stylist e chapeleiro Davi Ramos no vestuário.
A seguir, reunimos as principais tendências da SPFW N60 que você deve ficar de olho.
Calça balão

Flavia Aranha. Foto: Agência Fotosite

Fauve. Foto: Agência Fotosite

Marina Bitu. Foto: Agência Fotosite
Como na temporada de desfiles internacionais, a calça balão, ou harem, apareceu em diversas coleções da SPFW N60. Na da Flavia Aranha, ela ganha um toque natural ao ser feita de malva, enquanto na da Marina Bitu ela é mais leve e esvoaçante. Já na da Fauve, o tecido acetinado (que também é tendência) dá ares de festa à peça.
Transparência

Flavia Aranha. Foto: Agência Fotosite

Catarina Mina. Foto: Agência Fotosite

Martins. Foto: Agência Fotosite
Mais ou menos ousadas, as transparências marcaram presença nas passarelas desta edição. Na coleção de Flavia Aranha, o efeito pontua slip dresses e calças franzidas. Na Catarina Mina, ele está em vestidos midi, e, na Martins, em blusas alongadas combinadas a calças amplas.
Cós dobrado ou amarrado

À La Garçonne. Foto: Agência Fotosite

João Pimenta. Foto: Agência Fotosite

Led. Foto: Agência Fotosite

Rafael Caetano. Foto: Agência Fotosite
Há algo acontecendo no cós de calças, bermudas e saias. Na À La Garçonne, ele se separa do resto da peça para deixar escapar uma samba canção, enquanto na Led o cós ganha uma camada extra de tecido. Em João Pimenta e Rafael Caetano, amarrações direcionam o olhar para a região do quadril e da pélvis.
Franjas

Atelier Mão de Mãe. Foto: Agência Fotosite

Leandro Castro. Foto: Agência Fotosite

Santa Resistência. Foto: Agência Fotosite

David Lee. Foto: Agência Fotosite
Curtas, médias ou superlongas: tem franja para todos os gostos! Em Ateliê Mão de Mãe e David Lee, elas vêm do crochê, enquanto em Leandro Castro, são feitas de materiais reaproveitados. Já na Santa Resistência, as decorações se movimentam como as ondas do mar e as correntes dos rios.
Bolinhas

Apartamento 03. Foto: Agência Fotosite

Patrícia Viera. Foto: Agência Fotosite

Handred. Foto: Agência Fotosite
Bolinhas, bolotas, poás, tem para todos os gostos. A estampa aparece minimizada na Handred, maximizada na Apartamento 03 e desordenada na Patrícia Viera.
Anos 1960

Herchcovitch; Alexandre. Foto: Agência Fotosite

À La Garçonne. Foto: Agência Fotosite

Gloria Coelho. Foto: Agência Fotosite
A silhueta em A que definiu a moda da década de 1960 também volta nesta edição da SPFW. O visual sem cintura marcada, com shape geométrico e encurtado, deu as caras nos vestidos da Herchcovitch;Alexandre e À La Garçonne. Na Gloria Coelho, ele vem florido e com um leve balonê na barra.
Ombros largos

Forca. Foto: Agência Fotosite

Joao Pimenta. Foto: Agência Fotosite

Dendezeiro. Foto: Agência Fotosite
Os ombros de jaquetas, casacos e blazers estão em evidência na moda há algum tempo, desde que os anos 1980 voltaram a definir tendência. Nas últimas temporadas internacionais, foram trabalhados de forma maximizada e estruturada. Nesta SPFW N60, a silhueta domina as referências militares da Forca, o dândi da Dendezeiro e o verão mais leve de João Pimenta.
Laços e nós

Martins. Foto: Agência Fotosite

Davi Ramos. Foto: Agência Fotosite

Uó por Marcelo Sommer. Foto: Agência Fotosite

Weider Silveiro. Foto: Agência Fotosite
Nesta temporada, laços e nós aparecem tanto com função utilitária quanto decorativa. Na Martins, servem para fechar camisas. Em Chapéus Davi Ramos e Uó por Marcelo Sommer, adornam os pescoços de camisas e moletons, enquanto em Weider Silveiro, o tecido dos vestidos é trabalhado com amarrações e drapeados interessantes.
Volumes no quadril

Herchcovitch; Alexandre. Foto: Agência Fotosite

Fauve. Foto: Agência Fotosite

Weider Silveiro. Foto: Agência Fotosite
Os volumes no quadril já vinham dando as caras tanto na última SPFW, a N59, quanto nas passarelas internacionais. Nesta edição, a silhueta volta com força: o detalhe é mais solto na Herchcovitch;Alexandre e mais estruturado na Fauve e no Weider Silveiro.
Anos 1980

Chapéus Davi Ramos. Foto: Agência Fotosite

Lilly Sarti. Foto: Agência Fotosite

Normando. Foto: Agência Fotosite
Brilhos, maximalismo, exuberância e power dressing marcaram o estilo dos anos 1980, década que vêm sendo revista desde a temporada de inverno 2025 internacional. Por aqui, nesta estação, estes elementos são revisitados na passarela nostálgica de Chapéus Davi Ramos, nos ombros poderosos da Lilly Sarti e nos terninhos da Normando.
Mangas arredondadas

Meninos Rei. Foto: Agência Fotosite

Ronaldo Fraga. Foto: Agência Fotosite

Marina Bitu. Foto: Agência Fotosite

Angela Brito. Foto: Agência Fotosite
Na SPFW N60, as mangas se afastam dos braços para criar um shape arredondado. Em Meninos Rei e Ronaldo Fraga, o efeito é bufante, enquanto em Marina Bitu e Angela Brito, ele é mais discreto.
Acetinados

À La Garçonne. Foto: Agência Fotosite

Herchcovitch; Alexandre. Foto: Agência Fotosite

Gloria Coelho. Foto: Agência Fotosite
O tecido acetinado é usualmente associado à noite. Na Herchcovitch;Alexandre e na Gloria Coelho, ele aparece em vestidos longos e midis. Já na À La Garçonne, ele é utilizado em casacos alongados para o dia a dia.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



