Horóscopo de agosto: as previsões completas para cada signo
Agosto de 2023: retrogradações, idas e vindas, muitas voltas: "hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar".
Este é um mês especial na astrologia do ano. Temos a famosa retrogradação de Vênus, voltas ao passado e outras coisinhas mais. Nessa temporada de Leão, nada é trivial. Tudo é extra e extraordinário. Esse é um período para viver situações especiais e sair do automático. Você pode ter a oportunidade de se reencontrar e de se reencantar por tudo o que faz seu olho brilhar. Paixão, envolvimento, tesão, criatividade, amor… Vênus está no comando!
Agosto já começa com uma súper Lua cheiona em Aquário. Olhe para o céu!!! Sempre faz bem observar o céu e lembrar do quanto a vida é imensa e misteriosa. Eu pessoalmente acredito que tem algo muito místico na natureza, no universo, no próprio brilho das estrelas. Sou dessas que sempre fica emocionada com a Lua, por mais tilelê que isso pareça… Fazer o quê? Não tenho culpa se a Lua é chiquérrima.
Leia também:
Nodos lunares e retrogradação em Vênus: entenda esses trânsitos astrológicos
Vênus está no comando, mas Vênus está retrógrada, passando por um processo de purificação e transformação ao fazer uma conjunção com Sol, sumir do céu e só voltar daqui um tempo, no próximo mês, como uma gloriosa estrela da manhã. Na astrologia, isso simboliza as voltas que a vida dá. E os processos que nos levam ao buraco mas também nos ressuscitam!
A retrogradação de Vênus também tem tudo a ver com nossa vida social, a vida em sociedade, o que é considerado belo e desejável e as transformações culturais que mexem nos padrões de gênero, beleza, afeto e relacionamentos. Esse pode ser um mês especial para as artes e tudo o que traz um impacto difícil de ser ignorado. Vênus em Leão chama a atenção.
Não à toa, na semana que Vênus inicia sua retrogradação no signo de Leão, o filme da Barbie foi lançado e trouxe todo aquele mar de rosas e problematizações à tona. Leão faz tudo brilhar. E, de novo, Vênus é o planeta que na astrologia vai falar de papéis de gênero, estética, costumes sociais, relacionamentos e a própria questão da maternidade (Barbie é um filme que nos lembra que mães são apenas garotinhas que cresceram).
Outra característica muito forte da Vênus em Leão da Barbie é a própria estética da artificialidade genuína. Essas são palavras da própria diretora, Greta Gerwig, ao falar sobre a construção dos cenários e da arte do filme. Vênus em Leão não gosta de disfarces, ela é o que ela é. E se a pira é na artificialidade, essa artificialidade é assumida como a coisa mais genuína e sincera possível. É mais honesto assumir a artificialidade do que maquiar uma suposta naturalidade montada.
E nada mais Vênus retrógrada do que o feminismo branco liberal que é justamente trazido para conversa a partir desse filme. Essa é uma problematização que existe no enredo de Barbie, numa linguagem repleta de ironia e é também uma problematização constante nas redes sociais. A questão é que certas reivindicações desse tipo de feminismo acabam caindo na cilada de se satisfazerem com um faz-de-contas apenas para enfeitar um mundinho já cor-de-rosa de poucas pessoas deslocadas da realidade.
Sim, a Barbie pode ser o que ela quiser, girlboss!, mas no que isso influencia na realidade material da maioria? Na prática, falta poder e falta respeito. Ai ai, o patriarcado e suas migalhas… E eu nem vou falar nada sobre o grande drama dos Kens, homens que precisam entender a própria identidade do jeito mais dançante possível (é tão Vênus uma guerra feita apenas com dança!).
No final, a Barbie não quer mais ser uma boneca estereotipada “perfeita”. Ela só quer ser humana. Quem não se identifica com isso? Pra quem quer entender o que significa Vênus retrógrada, esse filme pode ser uma opção leve e reflexiva. Tem crise de identidade, crise existencial e crise de riso. E também dancinhas e cores. E arte. Tudo bem Vênus!
Mas, voltando à vida real, é comum ver pessoas temendo a retrogradação de qualquer planeta astrológico. Não me leve a mal, eu não quero invalidar sua desculpa astrológica favorita. Só preciso dizer que as retrogradações não são negativas por si só. Nada na astrologia é. Tudo depende de contexto. E retrogradações são movimentos naturais que indicam processos importantes de transformação na nossa vida.
A retrogradação de Vênus acontece de forma muito regular a cada dois anos. A última vez que Vênus esteve retrógrada no signo de Leão foi em julho de 2015. Tente lembrar o que estava rolando na sua vida naquele período, o que mudou, o que permaneceu? E o que você deseja fazer diferente agora.
Retrogradações de Vênus são importantíssimas para a astrologia, pois representam pontos de virada e transformações profundas em nível social e pessoal. Não precisamos ter medo desse movimento! Mas é compreensível a sofrência, pois esse processo todo é cheio de idas e vindas, altos e baixos, e também de retornos ao passado.
A questão da retrogradação é ir no contrafluxo, agir de forma diferente do que estamos acostumados, se surpreender, sair do automático. Isso chama a atenção, e mais ainda quando Vênus está transitando no signo mais solar do zodíaco. Tudo fica muito às claras. Questões de identidade, orgulho, vaidade, brilho, carisma, moda, beleza etc. etc, etc. Inclusive esse pode ser um ótimo período para fazer um rebranding – mudança de marca profissional ou pessoal, mudança de personalidade ou visual. Não sei se a mudança do Twitter para o tal de X foi tão positiva assim. Certamente foi estranha, e isso é a cara da Vênus retrógrada. Agora vamos ver a longo prazo como isso se desenrola.
Mas vamos com calma. O Sol também está transitando em Leão e faz uma quadratura com Júpiter em Touro. É preciso exercitar a paciência e saber digerir as novas movimentações. Não à toa, Touro é o signo que nos lembra da importância de mastigar e mastigar. Sem pressa! Até porque teremos também um Mercúrio fortíssimo retrógrado em Virgem. Para a astrologia, tudo indica que esse é um período de mudanças. Vamos aproveitar, pois não é sempre que temos a disposição necessária pra bagunçar tudo para só então reorganizar coisinha por coisinha.
Anote as datas:
22/7 – Vênus iniciou a retrogradação em Leão
1/8 – Lua cheia em Aquário
13/8 – Conjunção de Sol e Vênus em Leão
16/8 – Lua nova em Leão
22/8 – Sol ingressa em Virgem
23/8 – Mercúrio inicia retrogradação em Virgem (vai até 15/9)
3/9 – Vênus retoma o movimento direto
A seguir, uma leitura para cada signo inspirada nos trânsitos astrológicos desse período. Pode ler signo solar e ascendente, se quiser 🙂
HORÓSCOPO DE ÁRIES
Agosto é um mês especial na astrologia do ano. Esse não é apenas mais um mês como qualquer outro. Nessa temporada de Leão, nada é trivial. Tudo é extra e extraordinário. Esse é um período para viver situações especiais e sair do automático. Você pode ter a oportunidade de se reencontrar e de se re-encantar por tudo o que faz seu olho brilhar. Paixão, envolvimento, tesão, criatividade, amor… Vênus está no comando! E ela está completamente doida!!!
Vênus está no comando, mas Vênus está retrógrada, passando por um processo de transformação e indicando que você também está passando por uma transformação fortíssima em tudo o que diz respeito ao seu coração, amor, padrões de relacionamento, tesão e também no valor do seu trabalho, parcerias profissionais e nos seus projetos pessoais. Essa retrogradação de Vênus acontece de forma muito regular e faz parte de um ciclo maior. A última vez que Vênus esteve retrógrada no signo de Leão foi em julho de 2015. Tente lembrar o que estava rolando na sua vida naquele período e talvez poderá ter alguma pista das mudanças que estão se formando agora.
E nessas de andar para trás, Vênus traz um astral mais travado e reflexivo. Principalmente com Júpiter transitando em Touro, é como se as coisas ficassem em estado de espera e indefinição. É preciso internalizar, mastigar, absorver e digerir, para só então entender as mudanças necessárias. Nessa configuração astrológica, é o valor do seu trabalho e do que você pode criar que está passando por uma purificação. Isso remexe na sua autoconfiança, o que pode até indicar dias de bloqueio criativo ou simplesmente estar num estado de espera.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries
Essa retrogradação também é importante para você pensar sobre seus desejos e tudo o que envolve tesão, ambição, paixão e força de vontade. Talvez você sinta que precisa se soltar mais ou, ao contrário, se prender de vez numa pessoa, numa ideia ou num projeto pessoal. Enquanto você se aproxima de certas coisas ou pessoas, vai se distanciando de outras…
Esse é um período de instabilidade e por isso é preciso encontrar seu ponto de centramento. Você precisa entender o que é importante de verdade e quais são as suas prioridades. Mais ainda, você precisa entender o que você realmente quer e assumir isso para si e para o mundo. Essa retrogradação de Vênus acontece no signo de Leão e tem tudo a ver com controle, independência e autoconfiança. Ao fim desse ciclo você poderá tomar decisões mais assertivas e bem direcionadas.
No amor, esse é um período para entender o que pode estar oprimindo e pesando seu coração. Algum tipo de mudança pode ser necessário, por mais que seja difícil lidar com certos padrões e hábitos. Vênus, mesmo retrógrada, está fortíssima e chama a atenção para paixões e envolvimentos.
No trabalho, o astral pede cabeça fria, discernimento, organização e autoavaliação. Com Mercúrio e Marte transitando em Virgem e fazendo uma oposição com Saturno em Peixes, esse pode ser um período para acertar contas e ajustar contratos, acordos e combinados. Esse pode ser um período de realizações, mas é preciso agir com cautela e saber muito bem o que está fazendo.
E se a temporada de Leão traz Vênus retrógrada, a de Virgem traz Mercúrio retrógrado. Essa retrogradação começa em 23/8 e se estende até setembro. Esse movimento é mais um indicativo que aconselha uma boa reavaliação e, se necessário, uma reorganização das suas estratégias e ações, principalmente num âmbito profissional. Esse período pode trazer encerramento de ciclos e novidades para a sua vida, mas é preciso ir com calma. Vai com calmaaaaaaaaaa!!!!
HORÓSCOPO DE TOURO
Chegamos num mês importante para a astrologia do ano. Com Vênus retrógrada até início de setembro, agosto tende a ser um mês dedicado a fechar ciclos, resolver pendências e se preparar para novidades. Sim, esse é um período de transição, mas também é aconselhável reconhecer as coisas boas que você já conquistou e que são suas independentemente de validação social ou qualquer tipo de influência externa. Você pode estar se sentindo num recomeço, mas não pense que você está partindo do zero. Muita coisa já foi construída e talvez esteja passando por um aprimoramento e renovação.
Essa retrogradação de Vênus ativa uma necessidade maior de interiorização e aprofundamento. Tem a ver com intimidade e autoconhecimento. É necessário olhar para trás e entender como o passado afeta seu presente. Vênus fala de figuras maternas, afeto, autoestima e amor. Esse pode ser um período para você encontrar uma cura para seus fantasmas e trazer luz para emoções nebulosas e mais complexas. Não tenha medo de mergulhar no que for importante para você. Antes de querer provar algo para alguém ou se afirmar socialmente, olhe para dentro e se priorize.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro
Em 16/8, teremos uma Lua Nova em Leão. Sol, Lua e Vênus fazem conjunção nessa nova fase, o que representa um ponto de virada e transformação. Tudo o que antes estava indefinido, todas as preocupações e incertezas, tudo isso pode encontrar uma resolução. As próximas semanas servem para que você visualize as coisas como elas realmente são, dentro de uma proporção mais equilibrada entre a realidade e as projeções da ansiedade ou especulações das suas expectativas. Esse é um período para buscar luz, deixar tudo às claras e ser quem você é. Este é um mês para se enxergar, se entender e entender o que existe de precioso na sua história.
Não precisamos ter medo da retrogradação, principalmente se for a de Vênus. Esse é um movimento muito regular e importante na astrologia. Vênus entra em retrogradação a cada dois anos e marca mudanças profundas tanto nos nossos relacionamentos pessoais como nos costumes sociais e na cultura da coletividade de uma época. Mas esse processo todo é cheio de idas e vindas, altos e baixos, e por isso é importante que você se preserve e se dê esse tempo. É preciso exercitar a paciência e saber digerir as movimentações. Não à toa, seu lado taurine te lembra da importância de mastigar e mastigar. Você pode se dar um tempo antes de se pressionar a ter tudo definido e pronto.
No amor, esse período pede mais introspecção e autoanálise. Não precisa definir nada agora. No trabalho, é aconselhável agir com mais estratégia e guardar informações estratégicas para si. Calada vence! Mas não se esconda! Esse movimento de retrogradação pode ter um viés místico e aconselha que você se aprofunde na sua própria espiritualidade. Esse é um ótimo período para se estudar e entender o que é importante para você. Alguns processos de interiorização e reflexões precisam ser melhor absorvidos antes de qualquer coisa. Se dê esse tempo.
Agosto começa com Vênus retrógrada (que dura o mês todo) e termina com Mercúrio retrógrado. A temporada de Virgem traz foco para essa retrogradação de Mercúrio e favorece reorganizações, revisões, estudos, talvez retornos, reconciliações e retomadas… Esse é o tom geral do mês de agosto, que pode ser um período muito construtivo, criativo e transformador. Mas é preciso seguir nesse contrafluxo e olhar para dentro. Talvez você sinta a necessidade de sair do seu automático e fazer algo diferente. Você precisa se escutar e se reorganizar. Proteja sua paz! O astral de agosto pede cautela e muuuuita paciência. O objetivo é entender que mudanças precisam ser realizadas e ir aos poucos se testando na prática. Bora viver!!!!!!
HORÓSCOPO DE GÊMEOS
Ui ui, estamos no agito, amores. Agosto vem animadinho, você tá sentindo? Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, agenda ocupada, anda pra lá, anda pra cá, vai e volta, encontros, reencontros e desencontros… Com Vênus retrógrada, o foco passa a ser na vida social, nas amizades mais antigas, no seu passado e na maneira como você comunica seu sentimentos. Tem tudo a ver com intimidade, se sentir à vontade, se sentir pertencente… E também tem a ver com estilo de vida e pequenas coisas da rotina que fazem a diferença. Não precisamos temer a retrogradação. Na verdade, esse é um movimento muito regular e importante para fecharmos ciclos e circos nos quais nos envolvemos.
Esse período pede atenção para sua comunicação e maneira de conduzir suas relações mais íntimas. Agora é hora de buscar conforto e tranquilidade no seu mundinho, na sua bolha. Tá tudo bem em se priorizar e querer o que existe de mais confortável. Você pode pensar mais em você e se permitir curtir sua vidinha da melhor forma possível. Talvez isso implique em dar um tempo de certos lugares, pessoas ou situações. Você precisa descansar os pensamentos, sair do automático e enxergar as coisas de forma diferente do que você se acostumou.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos
Agosto começa com Vênus retrógrada (e assim passa o mês inteiro, Vênus só retoma seu movimento direto em setembro) e agosto termina com Mercúrio retrógrado (que também se estende até setembro). Isso significa que o astral favorece uma reavaliação estratégica da forma como você vem conduzindo sua vida social, amizades e relações do dia a dia. Para quem você abre sua intimidade? Quem você deixa entrar na sua vida? Quem você quer manter pertinho? E de quem você quer se afastar? Existe algum mal-entendido que precisa ser resolvido? Esse pode ser um bom período para escutar o que vem de fora, abrir a mente e deixar tudo em paz. Aliás, Vênus retrógrada ama uma boa reconciliação.
O astral desse período foca muito na sua vida pessoal e nas suas relações mais próximas. Mas isso não significa que a vida profissional esteja parada. Na verdade, esse pode ser um momento muito criativo, bom para buscar inspiração e renovar sua visão com novos aprendizados. Este mês traz vibes visionárias, é ótimo para trazer novas ideias e também para divulgar o que você já tem feito.
Com Vênus retrógrada, esse também é um momento importante para amor e relacionamentos. Boa hora para tentar enxergar as coisas de forma mais imparcial, colocando tudo na balança e buscando um maior equilíbrio e até um acerto de contas. Reconhecer o que você pode fazer diferente e deixar bem claro o que não está bem será importante. Mas fique de boas e esfrie a cabeça antes de entrar em qualquer conversa. Se você está conhecendo uma pessoa nova agora, é importante colocar os pés no chão e alinhar expectativas desde já.
Outro tópico importantíssimo para esse mês é a sua casa e vida familiar. O local onde você mora, suas condições de vida, seu conforto, sua intimidade e onde você se sente em casa. Talvez você sinta necessidade de mudar algo. Talvez uma viagem faça bem, pois no movimento do vai e volta acabamos descobrindo coisas importantes. É como Gil cantava “hoje eu me sinto como se ter ido fosse necessário para voltar”… Talvez o foco seja não em relação ao local que você vive, mas a questões mais subjetivas da sua família e de pessoas que foram importantes para sua base. De qualquer forma, tomar uma distância saudável pode ajudar a criar perspectiva. Mas nada disso precisa ser resolvido agora, apenas tente movimentar seu ponto de vista. Em setembro, as vibes de reorganização continuam. Podemos ir com calma, né.
HORÓSCOPO DE CÂNCER
As vibes desse período são de força e controle. Com o Sol transitando em Leão, é o seu centramento que está sendo renovado e aprimorado. O que você precisa fazer para focar? Você sente que está no controle da sua vida? Você sabe que você dá conta? Você reconhece o quanto você é capaz de movimentar? Com Vênus retrógrada, esse é um bom momento para olhar para trás e valorizar tudo o que você construiu e já conquistou. É questão de autoestima e autoconfiança. Mas não pense que isso significa que você precisa fazer tudo por conta própria. Saber pedir ajuda não diminui sua força. Não adianta se comparar e se medir com réguas alheias. Essa temporada de Leão pede que você olhe para o seu contexto e se centre no que é importante para você, dentro das suas possibilidades.
Logo no início do mês, no dia 1/8, temos uma Lua cheia em Aquário marcando um momento de encerramentos e conclusões que são importantes para abrir espaço para o novo chegar. Não dá pra se preocupar com tudo o tempo todo. É preciso entender suas prioridades e se preparar para as novidades. Você precisa cuidar do que realmente importa. No dia 16/8, uma Lua nova em Leão marca uma nova fase. No amor e no trabalho, esse pode ser um momento de escolher novos caminhos. Mas calma que nada precisa ser precipitado. Se dê um tempo para ponderar e experimentar opções para entender o que você quer de verdade. Isso tem tudo a ver com a retrogradação de Vênus que se desenrola até início de setembro.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer
Também nesse mês teremos Mercúrio retrógrado. São muitas retrogradações… Isso pode indicar um período que você precisa olhar para dentro e buscar dentro de si algumas respostas. A retrogradação também nos faz pensar no passado, no que gostaríamos que fosse diferente. As coisas podem ficar confusas, faz parte. Mas a própria confusão já mostra onde algo precisa ser transformado e encarado de uma forma diferente. É pra sair do automático e buscar sentir o que for sem se anestesiar, sem ignorar. A melhor coisa é ir com calma e não tomar decisões na pressão. Se precisar, se dê um tempo e tome distância do que estiver preocupando. Se permita respirar. Com a cabeça limpa você vai entender como agir e tem grandes chances de perceber que a solução pode ser mais simples do que você imaginava.
Esse também pode ser um período muito bom para estudar, se aprofundar em algum assunto do seu interesse ou aprimorar algo do seu trabalho. Tudo o que exigir concentração, análise mais séria e sobriedade estará em evidência na temporada de Virgem, que já começa com Mercúrio fazendo oposição com Saturno. Esse não é um astral de leviandade. É melhor analisar as coisas com muita calma e discernimento antes de se colocar em tretas desnecessárias. Na verdade, o astral favorece mais a frieza e a distância, e não tanto o calor do momento e o envolvimento. Algumas coisas precisam de tempo para maturar e tempo para serem melhor pensadas e compreendidas. Respeite esse tempo.
Por mais que o astral seja mais sério e introspectivo, esse período pode ser muito construtivo e criativo. As vibes são de transição, mudança e renovação. Um ciclo está sendo encerrado para começar algo novo. Vamos trabalhar para que esse novo seja de fato novo, e não apenas novo como melhor e mais vivo!
HORÓSCOPO DE LEÃO
Esse é o seu momento!!!! Estamos em pleníssima temporada de Leão, vibes de brilho, carisma e muita mudança. Quem tem Sol em Leão e faz aniversário neste mês está iniciando um novo ciclo e talvez um novo circo, com novas palhaçadas e histórias para contar. Nosso aniversário marca um momento especial na astrologia, é como se fosse um ano novo pessoal. Esse é um período muito bom para fazer mudanças e deixar a vida girar um pouco. É também bacana fazer algo para comemorar, nem que seja algo pequeno e simbólico. Não deixe esse momento passar em branco!
Leão é um signo que gosta de estar no controle das situações, mas a gente sabe que muita coisa está fora do nosso controle. Talvez esse possa ser um momento mais desapegado para você. Em vibes de transição, temos a retrogradação de Vênus bombando no seu signo até meados de setembro. Essa retrogradação é importante e fala justamente das voltas que a vida dá. Idas e vindas, altos e baixos… esse não é um momento de superdefinições e certezas. É preciso ter jogo de cintura para lidar com flutuações e aproveitar para se movimentar e se experimentar.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão
Esse também é um momento para você sair do automático sem se importar se está indo contra a maré. O contrafluxo também pode ser um lugar interessante. Pode ser bom agir diferente do seu usual ou do que as pessoas esperam. Talvez você sinta que precisa de um tempo para entender o que você quer. Talvez uma distância saudável de certas situações e pessoas seja o que você precisa para criar perspectiva e agir com mais sabedoria! Os anos vão passando e a gente não acumula só rugas e amarguras, né. Um pouquinho de sabedoria e autoconhecimento não fazem mal a ninguém.
Mas nada precisa ser tão rígido ou tão definitivo nesse momento. Se permita questionar, entender suas dúvidas e hesitações. Esse pode ser um momento em que você está ponderando os próximos passos, buscando elementos que te ajudem a tomar uma decisão importante e mais definitiva. Esse é um processo que merece ser vivido com calma, se possível sem pressão. Não deixe a ansiedade controlar um momento que também pode ser empolgante e cheio de expectativas boas.
O astral deste mês foca muito no amor e em tudo que a gente faz porque gosta e porque quer. Com quem você quer estar? Como? E por quê? Logo no início do mês, a Lua cheia em Aquário já traz algumas definições para suas relações. Esse pode ser um período para você assumir o que e quem você quer. Como Aquário é seu signo oposto e também é um signo muito social e coletivo, podemos pensar em relações que movimentam sua vida social de alguma forma.
Esse pode ser um momento em que você precisa lidar com questões mais profundas e olhar para dentro de si. Talvez possa rolar uma mudança de atitude, já que Vênus está retrógrada no seu signo. Talvez esse seja um momento para entender o que está incomodando, o que está preocupando e o que está em exagero, para que assim você possa restabelecer seu equilíbrio. Tudo isso pode ser feito com muita calma. O mais importante é se abrir para algum tipo de mudança e trabalhar sua energia de gostosa.
HORÓSCOPO DE VIRGEM
VIRGEM
O astral deste mês é ambíguo. De um lado, movimento e realizações. De outro, bloqueios e atrasos. Já começamos o mês com Mercúrio transitando no seu signo, o que indica uma vontade de fazer e acontecer. Uma inquietação para resolver logo pendências e coisinhas que possam estar causando preocupação. Porém esse Mercúrio faz uma oposição com Saturno e pode indicar atrasos e situações que estão fora do seu controle. Tem certas coisas que é melhor não se debater. Este é um mês para trabalhar a aceitação.
Mas isso não significa que você precisa se conformar com certas situações. Na verdade, está rolando uma mudança de atitude e do jeito que você encara as coisas. Essa aceitação é justamente em lidar com a realidade sem fugas ou autoenganos. É importante encarar as coisas como elas são e entender o que você pode fazer a respeito de forma realista e criativa. Às vezes, o melhor a ser feito é não fazer nada. Isso tem tudo a ver com as retrogradações desse período. O mês começa com Vênus retrógrada e termina com Mercúrio retrógrado. Ou seja, é um astral que fala de reavaliação e mudanças necessárias.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem
Todo esse ritmo lento tem a ver com as retrogradações de Vênus e Mercúrio, que se desenrolam até meados de setembro. As retrogradações não são necessariamente positivas ou negativas. Elas simplesmente indicam um processo nada linear de transformação e fortalecimento. Uma hora o click vem e as coisas se resolvem imediatamente. Mas é importante dar espaço para as epifanias se revelarem. Por isso, a melhor coisa é se manter em movimento e lutar contra a estagnação, porém sem necessidade de correr e sem cobranças exageradas.
Não precisamos ter medo das retrogradações. Esses são movimentos regulares que indicam processos de transformação que precisam acontecer de tempos em tempos. Mercúrio vai retrogradar no seu signo em 23/8, e essa retrogradação pode espelhar um período bem favorável para agir e se movimentar principalmente naquelas coisas que estavam emperradas no início do mês. Ou seja, tem que dar tempo ao tempo.
Retrogradação também significa retomada e reconexão. Em Virgem, Mercúrio tem uma força especial para se expressar e tomar iniciativa. Mas, fazendo oposição a Saturno, é preciso cumprir as promessas e deixar tudo bem redondinho. Esse pode ser um período para firmar bons contratos e compromissos. Mas antes é preciso que você tenha certeza que está agindo da melhor forma possível, não apenas para os outros, mas também pensando nos seus próprios interesses.
Além de Mercúrio, temos Marte transitando no seu signo. Em Virgem, Marte tem um poder de ação bem focado e minucioso. Você está no comando e precisa assumir uma atitude mais autoconfiante em relação às suas decisões. Você precisa se envolver nos projetos/objetivos e não ter medo dos desafios nem do tempo que pode levar nas idas e vindas que atravessam certos caminhos. Apenas continue, mesmo que em alguns momentos o astral esteja um tanto travado.
No amor, você pode estar com vontade de passar um tempo só e fazer as coisas do seu jeito. Talvez nem seja questão de vontade ou capricho, mas necessidade de se dar um tempo e se afastar de certas situações para entender tudo com mais clareza e pé no chão, ou simplesmente viver certas coisas de forma mais independente.
A partir do dia 22/8, o Sol transita no seu signo e inicia uma nova fase. O importante é você se priorizar e se entender. O próximo ciclo que o Sol em Virgem inicia indica um período de muito conhecimento, estudo e aprofundamento. Talvez você descubra uma nova paixão ou um novo jeito de exercitar sua inteligência. Mas para isso é importante que você se conecte com o seu jeito, com as suas preciosidades, com a sua inteligência e confie no seu potencial.
HORÓSCOPO DE LIBRA
Agosto já começa com uma Lua cheiona em Aquário. Olhe para o céu!!! Veja a Lua lindaaaaa. Na astrologia, essa Lua fala de criatividade, amores, amizades e tudo o que você está cuidando e construindo com muito carinho. Essa Lua cheia em Aquário ativa sua casa do amor, do prazer e das coisas que você faz por que quer e por que gosta. É importante dar vazão aos seus sentimentos, ficar pertinho de quem você ama e também cuidar dos seus interesses.
Profissionalmente, esse pode ser um bom período para retomar projetos e quem sabe ter um retorno positivo de algo que estava parado ou não estava dando muitos resultados nos últimos tempos. Com a Lua cheia fazendo oposição a Vênus retrógrada, esse é um bom momento para analisar o passado, refletir se certos esforços valeram a pena e do que você pode se liberar, superar e entrar numa nova fase.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra
Uma movimentação astrológica importante que está acontecendo é a retrogradação de Vênus em Leão, que começou no final de julho. Não é algo a ser temido. Na verdade, a retrogradação de Vênus é um processo muito regular que acontece a cada dois anos e fala de transformações benéficas. Essa retrogradação se desenrola até 3/9 e indica um período de transição, mudança e novidades que vão aos poucos sendo desenvolvidas. Esse é um momento para você cuidar de si, do que você deseja e focar no que você deseja realizar para seu futuro.
Outra retrogradação que teremos nesse período é a de Mercúrio. Começa em 23/8 e vai até meados de setembro. Logo no início do mês Mercúrio já estará transitando no signo que vai retrogradar, ativando uma oposição com Saturno, e trazendo uma visão muito realista para questões que são importantes para você e que não estão sob o seu controle. Tem a ver com acreditar no que ainda não tem garantias. Tem a ver também com acreditar na sua capacidade de criar uma realidade melhor, confiando no seu trabalho e no que vier. É uma esperança bem pé no chão, um sentimento de que vai dar certo e essa crença surge não por ingenuidade, mas sim por já ter vivido muita coisa e adquirido uma certa experiência. Vale a pena acreditar e trabalhar por isso.
É essa esperança que traz força para superar dificuldades e realizar o que for preciso. O astral pede força interior e materialismo. Colocar os projetos em prática. Saber lidar com as nuances da realidade. Ter jogo de cintura. E se colocar à prova, com vontade e desejo de realizar o que for. No trabalho, esse pode ser um bom momento para encarar desconfortos e focar nos seus objetivos de curto e médio prazo.
E se a temporada de Leão foca no amor e nas amizades, a temporada de Virgem pede cura, paciência e sutileza. O Sol ingressa em Virgem em 22/8 e antecede o ingresso do Sol no seu signo. Significa que você estará num período de encerramento de um ciclo solar para entrar em um novo. Nessa fase final, é importante descansar as ideias e ir com calma. Muita coisa poderá ser movimentada este mês, mas nem tudo será resolvido. Ainda é preciso de mais tempo…
HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO
O mês começa com uma Lua cheiona em Aquário, o que traz à tona o lado mais fixo da sua personalidade. Bom momento para enxergar o que está estagnado e o que está precisando de mudança e movimento. Principalmente em relação ao local onde você vive, questões do seu passado ou da sua família, tudo isso pode se beneficiar com uma boa reorganização. A Lua cheia traz entendimento sobre o que está te prendendo, ao mesmo tempo que mostra que nem tudo está sob seu controle. Aceitação e uma reavaliação das suas atitudes pode ser o que você precisa para desatar um nó complicado de viver.
Em oposição aos bloqueios da Lua cheia, temos Vênus transitando retrógrada. A retrogradação de Vênus não é algo ruim. É apenas um processo bem regular de transformação que acontece a cada dois anos. Dessa vez a retrogradação acontece no signo de Leão a ativa justamente seu Meio do céu, o que você quer para seu futuro, o que você deseja realizar e os caminhos que precisa abrir. De um lado, temos os bloqueios do passado. De outro, temos o conforto de saber que o futuro pode ser diferente e está para ser construído. É fundamental acreditar no seu poder de mudança e transformação. As coisas não precisam se manter do jeito que são.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião
A retrogradação de Vênus pode indicar um período em que você se desarma e se mostra mais vulnerável para as pessoas. É importante se liberar de amarras sociais e de qualquer coisinha que esteja restringindo sua liberdade de ser quem você é. A busca por validação social pode ter camuflado partes importantes da sua personalidade. Esse pode ser um bom momento para deixar ir o que não serve mais e se sentir mais confortável na sua própria pele.
A Lua nova em Leão que acontece em 16/8 já traz um sopro de leveza e novidades nesse processo de transformação que pode estar rolando na sua vida. Esse pode ser um bom momento para se desapegar de coisas que antes pareciam importantes e enxergar tudo com outros olhos. As vibes são de recomeço e busca por novidades. Tem algo que estimula sua curiosidade e que empolga. Novidades e coisas que você nem sabe ainda podem surgir… Mas é importante se movimentar em direção a isso e abrir espaço na sua vida. Se despir, ficar mais leve, se deixar levar, soltar as amarras… o astral de agosto favorece tudo isso.
E, nesse processo de desapego, é importante definir limites. O mês começa na temporada de Leão, focando no que faz o nosso olho brilhar, e termina na temporada de Virgem, focando nos nossos processos de cura. Existe uma mudança muito sutil acontecendo, e não é de hoje. Depois de muito ponderar, agora é uma boa hora para definir limites, e isso pode ter relação com seus hábitos, amizades e também vida amorosa. Coisas que você não deseja mais. Situações que você deseja se afastar e vínculos que podem estar sufocando chamam a atenção.
É preciso saber encerrar ciclos e circos… Chega de palhaçada, hihi. Com a oposição de Mercúrio e Saturno, este é um mês para dar um basta e passar a foice no que não faz mais sentido. Depois de estabelecido os seus limites, é preciso se dar um tempo para absorver esse encerramento. As coisas não mudam da noite para o dia. Enquanto você vai curando onde dói, a vida merece continuar sendo vivida. Não precisa travar sua vida. Na verdade, é o oposto.
O astral desse período pede mais liberdade e libertação. Mas não dá pra confundir desprendimento com desperdício. Cuide dos seus interesses! Principalmente em termos materiais e em questões profissionais, esse é um período para você usufruir do seu trabalho e valorizar o que você vem construindo. Questões de reconhecimento profissional, trabalhos e projetos nos quais você se envolveu profundamente podem agora começar a apresentar resultados mais concretos. Mas é preciso que você mantenha os pés no chão e cuide dos seus interesses! Atenção! Não dá pra bobear. Bora agir!
HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO
Agosto começa com uma Lua cheia de bruxaria ativando sua sensibilidade e intuição. Logo no dia 1/8, teremos uma Lua cheiona em Aquário, uma Lua bem mental e conectada com o seu passado. Com Saturno transitando em Peixes, esse pode ser um bom momento para buscar forças nas suas raízes e relembrar sua trajetória e de pessoas importantes na sua vida. A Lua cheia é perfeita para fazer um ritualzinho, uma meditação ou algo místico que te ajude a aterrar e enxergar as coisas com outro ponto de vista.
A Lua cheia faz oposição com Sol e Vênus retrógrada em Leão, o que também fortalece um lado espiritual da sua vida. Em Leão, o Sol brilha fortíssimo e simboliza o poder da compreensão do futuro. Vale a pena prestar atenção nos sonhos, se dedicar a algum tipo de terapia ou estudo e fazer algo diferente da sua rotina, algo que lhe ajude a se conectar com sua intuição. Olhando por um lado mais pragmático, esse pode ser um ótimo período para planejamentos estratégicos e tudo o que contribua para seu autoconhecimento e conhecimento do mundo.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário
Vênus está retrógrada desde julho e assim vai estar até setembro. Essa retrogradação não precisa ser temida. Vênus é um planeta benéfico que fala de amor, vida social, afeto e reconhecimento. Na astrologia, a retrogradação representa um ponto de virada, uma transformação. A última vez que Vênus esteve retrógrada em Leão foi em julho de 2015. Tente pensar em como estava sua vida naquela época, o que mudou e o que permaneceu.
Com a Lua cheia em Aquário logo no dia 1/8, e depois com a Lua nova em Leão no dia 16/8, os trânsitos astrológicos sinalizam para uma nova fase. Esse é um momento de conclusão, fechando ciclos e resolvendo questões enquanto já se prepara para as novidades. Saber encerrar é tão importante quanto saber iniciar. Esse pode ser um momento ambíguo justamente porque pede mudança e novidade ao mesmo tempo que nos faz pensar em tudo que está bloqueando nosso caminho e impedindo o livre movimento.
Movimento é uma palavra-chave para entender os trânsitos astrológicos deste mês. Com Mercúrio transitando em Virgem e fazendo uma oposição com Saturno em Peixes, seu passado e seu presente se conectam. O que você quer manter e o que você sente que precisa se libertar? Talvez seja o caso de haver alguma mudança mais brusca para atravessar as barreiras que andam bloqueando seu caminho. O certo é que esse processo vai ser mesmo confuso e um tanto caótico. Mercúrio também vai transitar retrógrado a partir de 23/8. Podemos esperar idas e vindas. Mudanças que estão em curso ainda podem levar mais algumas semanas ou meses para se assentar. Mas não deixe que isso te desanime! Continue. Você dá conta!!!
No amor, esse pode ser um bom momento para trabalhar a comunicação e a rotina. Pequenas coisas do dia a dia, detalhes e hábitos, podem fazer a diferença. No trabalho, esse pode ser um bom momento para mudar estratégias e reorganizar a forma como você se apresenta e se comunica com o mundo. Algo que merece uma atenção especial são questões estruturais que fundamentam o que você faz. Coisas importantes podem estar sendo remodeladas e isso exige uma inteligência pragmática e uma estratégia mais bem pensada. Sorte a sua, o Sol está transitando no visionário signo de Leão! Confie na sua visão, mas não tente impor suas crenças a outras pessoas. Na verdade, jogo de cintura e flexibilidade para lidar com suas relações vai fazer toda a diferença. Exercite seu lado político e saiba se mover no jogo. Pense nos seus interesses mas não prometa mais do que pode cumprir. Ter princípios bem definidos pode te ajudar a entender suas prioridades.
HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO
Agosto já começa na força de uma súper Lua cheia em Aquário. É uma Lua gigantona, vale a pena olhar para o céu. Na astrologia, essa Lua mantém o significado de gigante e indica processos de fortalecimento e sustentação. Tem a ver com tudo que traz segurança. Pode ter relação com trabalho, grana e até sobrecarga de trabalho ou responsabilidades. Essa súper Lua faz oposição ao Sol em Leão e quadratura com Júpiter em Touro. É preciso lidar com a grandeza das outras pessoas também. Esse pode ser um período desafiador. E também um período de muitas realizações. Você está com a força, você está com energia de maromba!!!
A temporada de Leão trouxe Vênus retrógrada para revisar e refletir sobre temas de validação social, amor, companheirismo, tudo que impacta na sua imagem e reputação e também os seus valores, o que você admira, o que você segue como certo e o que você condena como errado. Com a Lua cheia fazendo oposição a essa Vênus retrógrada, esse pode ser um período para encarar tabus e se questionar a respeito de certas crenças que podem estar influenciando sua vida de forma muito sutil. Esse é um bom momento para sair do automático e quem sabe se liberar de coisas que no fim das contas nem são tão importantes assim.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio
Quando paramos para analisar friamente, tem coisas que não precisam ser moralizadas. Não é exatamente questão de certo ou errado. É o que é o certo para você e o que é errado para você, na sua vida. Esse pode ser um momento em que você precisa fazer escolhas e definir caminhos. Mas o medo de errar pode estar dificultando… é importante lembrar que tudo é questão de escolha, ninguém pode ter tudo. Não adianta se pressionar para escolher o caminho mais “certo”. Não existe esse tipo de garantia. Coisas que hoje parecem seguras podem não ser amanhã.
É preciso definir critérios que te ajudem a tomar uma decisão e estar em paz com o que for decidido. Se a gente fica hesitando e pensando demais, nada vai pra frente. E no astral deste mês, com a quadratura de Sol e Júpiter, as coisas podem facilmente ficar bem travadas. Um critério importante que nos ajuda muito é entender o que a gente quer de coração. O que a gente gosta. A retrogradação de Vênus tem a ver justamente com esse processo de se conectar com a própria vontade e se escutar mais. Isso pode impactar tanto sua vida amorosa como escolhas que você faz para seu futuro profissional ou caminhos de vida.
Enquanto isso, Mercúrio transita no signo de Virgem e passa por uma oposição com Saturno. Significa que a vida não pára. Coisas estão acontecendo. Enquanto a gente vai ponderando o que fazer com certas escolhas, a vida vai acontecendo e o cenário vai mudando. Esse pode ser um mês de surpresas e grandes novidades. Talvez coisas que você nem estava esperando… É possível que você esteja percebendo a necessidade de traçar limites mais claros em relação a certos assuntos, situações ou pessoas.
Outro lado interessante desse trânsito de Mercúrio em Virgem é que esse planeta também vai entrar em retrogradação a partir de 23/8. Teremos Vênus e Mercúrio retrógrados. Mas não precisa levar isso como algo negativo. Na verdade, Mercúrio se fortalece quando transita no signo de Virgem. Essa retrogradação serve para reorganizar as ideias e alinhar as expectativas com a realidade. Você pode se tornar mais realista e pé no chão nesse período, o que não é uma novidade para Capricórnio. A novidade é encontrar novas e mais variadas formas de atingir seus objetivos.
Mercúrio em Virgem fala de inteligência fortíssima. Esse é um período para você usar todas as suas ideias a seu favor e já ir colocando em prática coisas que você ainda está aprendendo. Com essa oposição de Mercúrio e Saturno, é possível conciliar uma postura mais conservadora e cautelosa com a necessidade de mostrar o que você sabe e arriscar mais. Talvez esse seja um bom momento para calcular riscos e avançar de forma cautelosa. Isso é ótimo para trabalho, viagens e estudos.
No amor, as vibes são de transformação. Com Vênus transitando retrógrada, este é um mês que pede mais introspecção e reflexão para encarar assuntos que podem ser difíceis. Esse momento pode ser melhor aproveitado se você souber definir bem seus limites e manter sua majestade. Cuidado com as ciladas da carência. Foque nas suas prioridades, foque em você!
HORÓSCOPO DE AQUÁRIO
O mês já começa com uma súper Lua cheiona no seu signo!!! Agosto já vem nas intensidades. A temporada de Leão ativa seu signo oposto, o que remexe muito nas suas relações, tanto profissionais como amorosas. Esse é um momento para amar e se sentir uma pessoa amada. Esse também pode ser um momento para tomar decisões importantes, definir caminhos e entender o que o seu coração quer. Com Júpiter transitando em Touro, esse é um momento que foca no seu crescimento e nas movimentações que você precisa fazer para bancar esse crescimento.
E nessa busca por mais espaço, mudanças são necessárias. É preciso acreditar que o esforço vale a pena e que nada foi em vão, acreditar no seu potencial e confiar no futuro mesmo que ainda não se tenha garantias. Esse é um momento para renovar as energias, deixar a vida fluir, confiar e dar um salto de fé!!!!! Fé!!!!!!! Não é questão de ilusão nem de ingenuidade. Você pode deixar um pouquinho de lado seu próprio lado cínico para se mostrar uma pessoa mais emocionada e encantada. Não tem nada de errado em se permitir acreditar mais, em se deslumbrar… Principalmente depois desses últimos anos que desafiaram muito nossa fé na vida e nas pessoas, principalmente depois de tanta coisa que aconteceu, é sinal de força se encantar e acreditar de novo, apesar de tudo.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário
O astral desse momento é tão intenso porque, além da Lua cheia em Aquário, do Júpiter em Touro, do Sol em Leão, temos a importantíssima retrogradação de Vênus. Esse é um movimento regular que acontece a cada dois anos. A última vez que Vênus esteve retrógrada no signo de Leão foi em 2015. Tente lembrar como estava sua vida naquela época, o que mudou de lá pra cá e o que permaneceu igual.
Essa retrogradação atual de Vênus (que se desenrola até início de setembro), fala de uma transformação necessária para que você tenha mais amor, reconhecimento e brilho pessoal na sua vida. Isso tem tudo a ver com a Vênus em Leão. Mas essa pode ser também a Vênus do ciúme, do ego, da possessividade e da opressão. Vale a pena entender se existe alguma dinâmica de poder afetando sua vida amorosa ou relações profissionais. Alguma dinâmica de poder sempre tem… e isso não é algo necessariamente bom ou ruim. O importante é manter um equilíbrio e buscar mais leveza. Vênus quando transita pertinho do Sol ama a verdade, a honestidade acima de tudo. Deixar tudo às claras pode ser o que você precisa para lidar com inseguranças e colocar as coisas na sua devida proporção.
No dia 16/8, a Lua nova em Leão inicia uma nova fase que se conecta com a retrogradação de Vênus. Nessa data, Vênus já terá feito sua conjunção especial com o sol e estará transformada. A Lua nova vem para limpar terreno e nivelar suas relações e evoluir as coisas. Esse pode ser um bom período para você pensar no que você não quer mais e no que você deseja fazer diferente. Tem a ver com limites e transformação profunda. Esses trânsitos também podem falar de prosperidade e movimentações necessárias para plantar o que você deseja colher no futuro. Limpar o terreno é preciso! Tal qual Iza, você está reconstruindo seu castelo, hihi.
Indo para o fim do mês, a temporada de Virgem traz Mercúrio retrógrado. Esse trânsito pode falar de assuntos inacabados e pendências mal resolvidas que podem encontrar algum tipo de resolução. Se você sente que precisa resolver coisas que incomodam, esse pode ser um bom momento. A retrogradação de Mercúrio começa em 23/8 e vai até meados de setembro. Use esse tempo para resolver suas questões de forma a se livrar de incômodos de uma vez por todas! Situações que estavam se enrolando podem se desenrolar.
No geral, este é um mês de astral intenso. A Lua cheia traz toda uma sensibilidade. Talvez você sinta a necessidade de se preservar e se proteger mais. A temporada de Leão pode fazer circular muita gente na sua vida, trazer muita visibilidade e até novidades. Mas é importante não se deixar consumir por demandas externas. Algumas coisas são apenas suas. Faz bem buscar um equilíbrio entre como e onde se abrir e quando e onde se fechar. Proteja sua energia mas não tenha medo de brilhar.
HORÓSCOPO DE PEIXES
Agosto já começa com uma súper Lua saturnina trazendo vibes de desapego, transformação e limpeza. Limpa, limpa! Esse é um momento de acertar contas e assumir o que você não deseja mais para sua vida e o que está concluído. Lua cheia sempre é um momento de resolução. Nem sempre é fácil lidar com esses períodos de transformação, mas ajuda quando conseguimos colocar os pés no chão e enxergar nossa situação de forma mais distanciada e ponderada. Nada precisa ser feito às pressas. As coisas podem ser bem pensadas, negociadas e devidamente reequilibradas.
Claro que existe mudanças e movimentações que não estão no seu controle. Agosto é um mês de imprevisibilidades e instabilidades. Principalmente em relação a questões de estilo de vida, rotina, trabalho e produtividade. Com a quadratura que o Sol faz com Júpiter, vale a pena ter uma atenção especial com a sua saúde e também com as pessoas que fazem parte do seu dia a dia e trabalham com você. Situações podem te distrair das suas prioridades e desestabilizar alguns planos. Faz parte. Você só precisa se centrar e estabelecer os seus limites.
Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes
Logo no início do mês, Mercúrio transita em Virgem, seu signo oposto, e faz uma oposição com Saturno que está transitando em Peixes. Essa oposição traz clareza sobre relacionamentos amorosos e também profissionais. Problemas podem ser expostos, assim como soluções. Você consegue saber exatamente quem está do seu lado e quem não quer colaborar. Não dá pra esperar unanimidade, mas também é possível tentar resolver tudo por meio de boas conversas. Talvez você se sinta num jogo de resistência. Com Saturno transitando no seu signo, a sua atitude é mais firme e autoconfiante. Talvez você esteja num momento de se apegar a suas decisões e sustentar sua posição de forma mais enfática. Ou talvez ideias que vem de fora lhe façam repensar convicções e escolhas.
Esse pode ser um momento para tomar decisões importantes. No amor, você pode estar num momento de definir mudanças ou novos combinados. Se você está conhecendo alguém nesse período, pode ser um sinal para prestar atenção e não tomar nenhuma decisão precipitada. Não que as relações desse período não sejam boas. É que, com Marte e Mercúrio transitando no seu signo oposto, a intensidade da influência dos outros na sua vida pode aumentar.
Como Saturno está transitando no seu signo, talvez esse seja um momento de priorizar sua independência e autonomia. São questões que só você pode saber pelo contexto da sua vida e pelos seus sentimentos. Pode ter muito a ver com amor, mas também pode ter relação com pessoas do seu trabalho, parcerias e tudo que envolver uma colaboração. Esse pode ser um momento de apaixonamento, de encontros ou um momento de conflitos e hesitações. O importante é prestar atenção nessas relações e entender até quanto você quer se envolver ou já está em pleno envolvimento. E o que fazer a partir disso.
Todo esse astral é delicado e sugere mais reflexão, porque tanto Mercúrio como Vênus estão em processo de retrogradação. Vênus já está retrógrada desde julho, e assim vai ser até início de setembro. Mercúrio inicia sua retrogradação em 23/8 e vai até meados de setembro. Ou seja, é preciso dar um tempo para as coisas se mostrarem e se assentarem. Agora, no início do mês, as coisas podem estar mais bagunçadas. Mas é nessa época de retrogradação que você pode reorganizar tudo e dar fechamento legal a ciclos para assim entrar em uma nova fase.
Não precisamos temer as retrogradações. Esses são movimentos muito regulares na astrologia e falam de processos de transformações inevitáveis e enriquecedores. A retrogradação de Vênus é a que mais chama atenção, pois só acontece a cada dois anos e está ligada a mudanças na nossa vida social, relacionamentos, afetos e desafetos. Deixe esse período te mostrar o que exatamente está mudando e tente não se pressionar para ter uma posição definitiva agora. No amor ou no trabalho, as coisas precisam de tempo para se reorganizar. Talvez a melhor coisa a fazer seja se preservar, se observar e refletir antes de agir e decidir qualquer coisa. Vamos com calma.
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes