PUBLICIDADE

Segunda-feira, 25 de maio de 2020. Depois de meses de preparação, correria, riso e desespero, entrou no ar o site da ELLE Brasil, marcando o fim de um hiato de dois anos sem a publicação de moda mais querida do sul do Equador. Nos meses seguintes, a ELLE ainda ganharia o inédito formato de revista digital e faria um comeback arrasador no impresso. Mas tudo recomeçou naquela segunda-feira, com o site no ar.

A pandemia pegou a equipe com a produção a todo vapor. Planos de superproduções editoriais reunindo gente de todo o país foram por água abaixo. Na verdade, praticamente toda a pauta que estava planejada foi para o lixo – naquele momento, fazia algum sentido discutir se Sex and the City havia envelhecido bem?

Reflexões sobre o isolamento social, incertezas e inseguranças deram o tom à boa parte das reportagens publicadas na reestreia. Mas a moda não ficou de lado. Era a moda, só que diferente, como a ELLE fez a vida toda. E as condições peculiares renderam ensaios que, se não mostraram as últimas tendências, acabaram sendo um registro poético daquele tempo.

Um ano depois, cá estamos. A equipe cresceu nesses 12 meses e várias pessoas só se conhecem pelas reuniões via Google Meet e grupos de Whatsapp (o grupo da ELLE tem as melhores figurinhas do mundo, pode apostar). Ainda sem abraços, ainda sem vacina para todos, a festa vai ser virtual. E, para comemorar este primeiro aniversário, a redação fez uma seleção das matérias que a gente mais ama, por motivos diversos, publicadas durante o ano. Clique nos links e relembre com a gente os melhores momentos do site da ELLE!

PUBLICIDADE

Moda

Diário do entremundos

Foto de Nicole Heiniger vestindo Paula Raia Foto: Nicole Heiniger

Em vez de estúdio, a própria casa. No lugar de modelos profissionais, a namorada, o amigo, as crianças, a família. Nesta série de ensaios de moda, 22 fotógrafos retrataram as pessoas com quem dividiram o teto durante a quarentena, vestindo 22 marcas, todas brasileiras.

#olhaelle: O casting dos sonhos

Neste ensaio, o fotógrafo Gleeson Paulino dirigiu e clicou remotamente 16 leitores de ELLE, de 16 a 75 anos. As pessoas foram selecionadas entre mais de 10 mil publicações marcadas com #olhaelle no Instagram. Gostamos tanto do resultado que decidimos manter a hashtag #olhaelle para sempre. E continuamos de olho!

Quanto vale um moletom?

A pergunta sobre o preço de um moletom da Laboratório Fantasma, feita durante a entrevista ao rapper Emicida no programa Roda Viva, foi o ponto de partida para esta reportagem. Escrito pelo nosso repórter Gabriel Monteiro, o texto aborda por que essa cobrança em relação ao preço é dirigida, principalmente, a empresários negros.

PUBLICIDADE

Moda em quarentena: relatos de uma indústria em crise

Apurada ao longo de dois meses, esta série de reportagens feitas pelo editor Luigi Torre e a jornalista Giuliana Mesquita acompanha a luta do setor de moda para sobreviver durante uma das piores crises já enfrentadas. "Acho que ela resume e expressa bem o que a gente sempre tentou fazer na ELLE e, nessa segunda fase, mais ainda: olhar para moda de uma outra maneira", diz Luigi.

A travessia do trabalho digno na moda

O projeto "Trabalho Escravo Nunca Mais #somoslivres", iniciativa do Ministério Público do Trabalho, da Organização Internacional do Trabalho e da Unicamp acolhe e dá suporte a imigrantes que enfrentaram condições indignas de trabalho. Nossa repórter Bárbara Poerner conversou com pessoas que participam do projeto e colheu relatos emocionantes.

Apropriação cultural, Facebook e Kanye West

Nessa volta da ELLE, uma das grandes novidades foi o nosso podcast, que traz as principais notícias de moda e de beleza da semana. Um dos preferidos dos apresentadores Gabriel Monteiro e Patricia Oyama é este, que fala sobre apropriação cultural.

Beleza

Gordofobia na quarentena (mas antes dela também)

Ilustra\u00e7\u00e3o de uma pessoa regando flores em formato de m\u00e3os, que apontam o dedo para o corpo da pr\u00f3pria pessoa. Ilustração: Paola Saliby

De maneira transparente, sensível – e ainda altamente didática – nosso editor de Beleza, Pedro Camargo, explica como piadinhas aparentemente inocentes camuflam a gordofobia em cada um de nós e machucam quem está ao nosso redor. Pedro fala também sobre o longo caminho da construção da auto-estima, com palavras que levaram a uma identificação imediata por vários leitores, como nosso estagiário, Thierri Cunha. "Este texto do Pedro toca, agora, em um lugar menos dolorido dentro de mim. Muitas vezes ainda dói e a vontade é entrar na faca e mudar meu corpo, mas também há identificação com o Thierri de hoje. Foi esse corpo que me trouxe até aqui e viveu todas as coisas incríveis que tenho em minha bagagem. Esse corpo fez de mim o que eu sou, e eu amo isso", diz Thierri.

O filtros no Instagram estão mudando nossa aparência na vida real?

Publicada no comecinho do site, em maio de 2020, esta matéria escrita por Natália Eiras se provou muito relevante não só como uma reportagem sobre beleza, mas como uma análise de um fenômeno que explodiu nos últimos meses. "Ao longo da quarentena, vimos diversas pessoas sendo vítimas de procedimentos estéticos prejudiciais, e acho que sempre vale a pena buscar entender, a partir de dados, por que isso está acontecendo", diz a redatora-chefe Nathalia Levy.

Série cabelos afro

Uma trança não é só uma trança. Nem o black power, os dreads e os coques bantu são mero visual. Nesta série de reportagens, a jornalista Thaís Regina vai à raiz de penteados de simbologia ancestral africana e conta tudo sobre a origem de cada um deles.

Cultura

O direito de esperar, por Jarid Arraes

Ilustração: Willian Santiago

A escritora, poeta e cordelista Jarid Arraes participou da estreia do site com uma reflexão forte e tocante sobre o isolamento social. A ilustração que acompanha o texto é de Willian Santiago, que faleceu este mês, aos 30 anos, vítima da Covid-19.

Valter Hugo Mãe não se cala

Em entrevista à jornalista e poeta Michaela Von Schmaedel, o escritor português Valter Hugo Mãe mete a boca em governos autoritários, condena a covardia e mantém a esperança em dias melhores.

"Fado sensato" coisa nenhuma

Esta entrevista com Emicida foi originalmente publicada na ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes. Não resistimos e abrimos o texto no site. À jornalista Marina Santa Clara, o rapper se abre e fala sobre cancelamento e como tornou mais saudável sua relação com as redes sociais.

De Zendaya a St. Vincent

Ao longo desses 12 meses, várias estrelas internacionais falaram com exclusividade para o site da ELLE. Quer relembrar algumas delas? Clique e confira as entrevistas feitas pela editora de Cultura Bruna Bittencourt com Zendaya, St. Vincent e Amy Adams.

Sociedade

Pequeno guia virtual para ansiosos e angustiados

Ilustração: Victor Aguiar Magalhães

Saúde mental virou a bola da vez na internet, mas como encontrar informações confiáveis nessa bagunça? Nossa editora especial Vivian Whiteman, jornalista e psicanalista, explica alguns conceitos básicos e indica fontes seguras para explorar esse território em segurança.

A comunidade indígena vai à luta contra o coronavírus

Na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, a professora e técnica de enfermagem Vania Ortega bateu o pé pelos direitos indígenas para salvar centenas de vidas no Parque das Tribos, em Manaus. Nesta reportagem, a repórter Ísis Vergílio relata a luta dessa mulher de fibra.

Céu de São Paulo conecta amigos isolados durante a pandemia

Ao som de "We'll meet again", de Clarke Ross Parker e Hugh Charles, vemos cenas de pessoas tomando sol na janela, dançando, acenando, vivendo, enfim, durante o isolamento social. As cenas, filmadas por drone, compõem o curta-metragem Saudades, dos diretores Camila Cornelsen e Thales Banzai, da produtora Seiva, exibido pela primeira vez no ELLE Stories, nossa curadoria de vídeos. Para ver, rever e dar uma choradinha.

Lifestyle

Design biofílico propõe uma nova conexão com a natureza

Divulgação / Stefano Boeri

Quem é que não quer um pouco de bem-estar nessa vida, não é mesmo? Por meio de plantas, materiais naturais, formas orgânicas e outros recursos, o design biofílico propõe inserir a natureza dentro de casa e dar um up na nossa qualidade de vida, como conta a jornalista Eliana Sanches nesta reportagem.

Como fazer o cookie perfeito

Depois de um fim de semana entre muita manteiga, chocolate, farinha e forno, nossa redatora-chefe Patricia Oyama chegou à fórmula do cookie perfeito e compartilhou as descobertas em sua coluna. O biscoito já é hit na redação!

A previsões astrológicas de Madama Brona

Não há quem faça um horóscopo como Madama Brona. Com uma linguagem muito própria para dar conselhos e dizer boas verdades, ela é a conexão direta dos astros com nossos leitores. Um sucesso intergaláctico.

E, para terminar, 10 hits

Tie dye: a história da estampa que voltou com tudo (e que você pode fazer em casa)

Street Style, pessoa usa moletom tie-dye rosa e branco Foto: Getty Images

Voltou com tudo mesmo! A matéria com as origens desse tipo de tingimento e dicas de como reproduzir a técnica, de Clara Novais, é uma das mais acessadas de todos os tempos.

Tendência a uma mão de distância: crochê a técnica hit desta temporada

O fazer manual ganhou terreno durante a quarentena. Prova disso é o sucesso desta reportagem de Gabriel Monteiro sobre o crochê. Você já aderiu?

Armações de óculos que são tendência em 2021

Não sabemos se foi o efeito óculos-da-Juliette no BBB ou se o mundo estragou a vista de tanto ficar na telinha nos últimos meses, mas o fato é que esta reportagem da Clara Novais não sai do top 5 de mais acessadas.

Um divórcio anunciado em looks

Nosso editor de moda Lucas Boccalão, especialista em Kim Kardashian, quebrou a internet com este texto que analisa como a crise conjugal de Kimye (aka Kim Kardashian e Kanye West) influenciou nos looks desse ícone fashion.

Cabelos curtos: as 5 tendências mais desejadas de 2021

Um ano sem pisar no cabeleireiro mexe com a cabeça de qualquer um. Não à toa, uma das matérias de belezas mais acessadas foi esta, de Isabela Yu, sobre cabelos curtinhos. Liberdade para a nuca!

Baby hair: história, técnica e melhores produtos

De Josephine Baker a Rihanna, o baby hair é um charme há décadas. Você conhece as origens desse penteado? A repórter Ísis Vergílio conta tudinho sobre ele nesta reportagem.

O guia completo do alongamento de unhas

Elas são longas, resistentes e desejadas. Entra estação, sai estação e esse guia das unhas poderosas, feito pela Clara Novais, continua em alta.

Preciso de um doce agora!

O título sincero cativou a internet. Mas não é qualquer doce porcaria, não. A reportagem de Daniel Tavares traz receitas de doçuras que você faz num instante para matar aquela vontade súbita de um agrado açucarado. Precisa de um doce agora? Clique aqui!

Multiplique as plantas que você tem em casa sem gastar nada com isso

Muita gente descobriu seu lado jardineiro durante a pandemia. Esta reportagem de Ligia Helena ensina a tirar mudas de várias espécies e aumentar a família verde em casa.

A Vênus nos signos

Amor, beleza, dinheiro. Vênus está por trás de tudo isso. O texto de Masumi Suginoshita, que explica o que significa ter esse planeta em determinado signo, só podia mesmo ser hit absoluto. E que os astros nos ajudem!

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE