Horóscopo de julho: as previsões completas para cada signo
Motivos para comemorar: julho de 2023 abre com o astral carinhoso e sensível de Câncer e encerra com as vibes dramáticas e maravilhosas de Leão.
A virada de junho para julho traz motivos para comemorar. A temporada de Câncer tem uma vibe sentimental de união e intimidade. Regido pela Lua, o signo do caranguejo é ligado ao passado e às memórias. E talvez por isso ame tanto as ambiguidades da nostalgia. Já a temporada de Leão traz uma vibe mais voltada ao futuro e às convicções. Aqui tudo é sol do meio dia. Não tem melindres nem nuances. Câncer é sutil. Leão é radical. Leão também é um signo de criatividade e, além dos clichês de vaidade, fala de alegria, celebração e maravilhosidades. Tudo para Leão é a mais. Em comum, esses dois signos amam a vida, amam amar e amam deixar tudo às claras, são generosos e gostam de demonstrar seu amor para todo mundo ver, cada um a seu modo.
E nesse clima de orgulho chegamos a julho com Vênus transitando em Leão. No fim do mês de julho, Vênus inicia sua retrogradação e traz um foco especial para todos os seus assuntos: amor, prazer, beleza, status, validação social… Esse período de retrogradação se desenrola até setembro. Tempo para pensar e se questionar não vai faltar, pois a retrogradação inspira justamente uma postura mais reflexiva. Retrogradar significa andar para trás, como se estivesse procurando algo. Retrogradação também significa olhar para dentro, buscar em si o que não pode ser encontrado do lado de fora.
Autoestima, vaidade, brilho próprio, paixão, singularidades, poder… Tudo isso tem a ver com Vênus em Leão. Ao mesmo tempo que esse trânsito é compartilhado por todes, cada pessoa vai se relacionar de uma forma muito particular e subjetiva com esse simbolismo (assim como é em qualquer trânsito astrológico, a astrologia é apenas um alfabeto, podemos usá-la para descrever uma diversidade de sentimentos e narrativas). Em Vênus em Leão, a singularidade é enfatizada e é colocada num trono como a coisa mais preciosa do mundo. Ninguém é igual a ninguém. E aqui mora a beleza.
Um afeto que tem tudo a ver com uma Vênus em Leão retrógrada e reflexiva é a vergonha. Qual é o melhor jeito de lidar com o sentimento de inadequação? Se ser diferente é o melhor, porque é tão mais fácil apenas copiar o que todo mundo faz? Por que temos tanto medo do ridículo? Por que hesitamos tanto na hora de arriscar? O que temos a perder? Quem estamos querendo impressionar? Essas são perguntas que mexem com nosso ego e podem tanto nos acender como nos apagar. De onde vem o brilho? Dá pra comprar? Como fazer a mudança do obscuro para o luminoso? Já se disse que beleza são coisas acesas por dentro, e isso é a cara da Vênus em Leão. Que nesse período possamos encontrar nossa luz própria, aquela que é pessoal e intransferível.
Vênus em Leão trabalha com verdades. Essa é a Vênus da honestidade radical, ela precisa ser quem é, custe o que custar. A questão é que as aparências nem sempre espelham a essência. A essência pode precisar de tempo e ferramentas para se mostrar ao mundo. Seres humanos constroem sua verdade e trazem para a realidade sua imaginação. Talvez esse período de Vênus retrógrada possa nos inspirar a renovar nossos paradigmas e referências de beleza, limpando nossa imaginação de qualquer coisa que aprisione nossa energia vital e criatividade. Que esse seja um período para valorizarmos nossas singularidades.
Além de Vênus retrô, teremos Marte transitando em Virgem em oposição a um Saturno em Peixes, também retrógrado. Essa matemática astrológica fala de insatisfação, frustração e o reconhecimento daquilo que nos falta e nos limita. Como lidar com a realidade? O que fazer com as expectativas furadas? Como não romantizar a vida? É impossível não criar expectativa. É difícil não idealizar. A fantasia tem um papel a cumprir. Precisamos nos iludir, mas só um pouquinho. Na dose certa, o que é veneno vira remédio.
O cenário astrológico deste mês traz várias perguntas e só nós podemos responder, cada um nas suas vivências subjetivas e todo mundo junto misturado. Seguindo Marte em Virgem, a gente até tenta organizar tudo em caixinhas, mas no fim das contas isso é uma ilusão. A vida é completamente pisciana, deus escreve certo por linhas tortas, é preciso saber quando se agarrar nas métricas e quando só seguir o fluxo do sentimento. Tudo é uma questão de equilíbrio para sempre desequilibrado. O ruim é pensar tanto no futuro. Que essas leituras astrológicas nos ajudem a ocupar o nosso presente.
Calendário astrológico de julho:
03/7 – Lua cheia em Capricórnio
10/7 – Marte ingressa em Virgem
11/7 – Mercúrio ingressa em Leão
17/7 – Lua nova em Câncer
22/7 – Sol ingressa em Leão
23/7 – Vênus inicia a retrogradação
HORÓSCOPO DE ÁRIES
Realismo e pé no chão: o mês já começa com uma Lua cheia em Capricórnio. Essa Lua fala de ciclos (e circos, hihi) que se concluem. Também fala de realizações, ambições e dedicação. O que você tem a oferecer ao mundo? Qual o valor do seu trabalho? E o que você está buscando com esses esforços? Essas são boas perguntas para se fazer nesse início de mês.
Nostalgia: com a temporada de Câncer, pode bater uma nostalgia e um sentimento que relembre vibes do passado. Pode ser um momento bom para pensar na sua trajetória, no que te trouxe até aqui e olhar com carinho para seu antigo eu. Mas cuidado com a nostalgia. A memória não é tão confiável assim… Corremos o risco de enfeitar um passado fantasioso que nunca existiu. Ou talvez piorar uma situação remoendo mágoas requentadas, ou até esquecer detalhes importantes. O passado pode gerar orgulho ou vergonha. Mas mesmo a vergonha tem algo a dizer sobre nós, sobre nosso presente e sobre onde queremos chegar no futuro.
Na medida certa: a partir de 10/7, Marte ingressa no signo de Virgem e nos inspira a aperfeiçoar detalhes que fazem a diferença. Esse trânsito se relaciona com trabalho, rotina, dedicação, estudo e vontade de ser útil e apoiar outras pessoas. Mas será importante entender seus limites para não criar frustrações ou, se criar frustrações, entender se realmente certas coisas estão no seu controle. Isso tudo tem a ver com a oposição que Marte em Virgem faz com Saturno em Peixes. Fala de capacidade de adaptação, humildade e trabalho de formiguinha. Suavidade e muuuita paciência é o segredo do sucesso aqui.
Paixão, tesão, obsessão: a temporada de Leão começa em 22/7 e Vênus inicia sua retrogradação em 23/7 nesse mesmo signo. Tudo em Leão desperta nosso lado mais apaixonado. O coração quer o que o coração quer. Poderá ser um momento importante para reavaliar paixões, afinidades, desejos e tudo o que traz prazer. Esses assuntos todos estarão passando por uma lente de aumento. No amor, esse pode ser um momento de dar dois passos para trás e pensar bem antes de se comprometer. Reencontros podem vir para ressignificar o passado e criar um novo futuro ou podem apenas servir para alimentar fantasmas. Nos projetos pessoais e na vida profissional, escolhas e parcerias pedem mais ponderação e reflexão. O importante é entrar em contato com a sua verdade e ter muita honestidade consigo mesme.
HORÓSCOPO DE TOURO
Aprender fazendo: o mês já começa com uma Lua cheia em Capricórnio. Tem a ver com experiências acumuladas e um certo discernimento que você conquistou nos últimos tempos. Algumas coisas só se aprendem na prática, não existem atalhos, o tempo precisa agir. O astral desse início de julho traz uma vibe de amadurecimento e consciência. Com o Sol transitando em Câncer, esse é um período para aprender fazendo na prática, na rotina, nas pequenas coisas do dia a dia. Existe um lado afetivo dessa temporada de Câncer que nos encoraja a falar sobre nossos sentimentos. Esse astral pede aconchego, carinho e intimidade. É ótimo para se juntar com outras pessoas e fazer nada juntos, apenas ficar junto.
Criatividade e criticismo: a partir de 10/7, Marte transita no signo de Virgem e traz um período movimentado nos seus projetos pessoais e em tudo o que envolva o fazer pelo prazer. Esse trânsito traz criatividade e também uma boa dose de crítica para revisar trabalhos já feitos e repensar estratégias. Vale ir atrás de todas as ferramentas que possam te auxiliar a aprimorar processos criativos e colocar projetos em prática. Os resultados tendem a ser mais imediatos nesse momento, o que indica que você pode testar na prática o que funciona e o que não funciona. Marte faz oposição a Saturno, trazendo uma noção bem definida sobre suas limitações e o que ainda pode ser aprimorado. Mas cuidado com essa coisa de crítica, não precisa pegar pesado. O excesso pode imobilizar e isso é o oposto do que a gente quer. Esses dois planetas estão em signos mutáveis, falam de mudança e movimento. É uma vibe anti-estagnação. É a gana de fazer melhor, de saber que você está fazendo o seu melhor, de fazer por você.
Energia de gostosa: com a temporada de Leão, teremos também o início da retrogradação de Vênus em Leão. Vênus está transitando nesse signo já faz um tempo e, em 23/7, inicia sua retrogradação que vai até setembro. Esse trânsito fala de tudo que se expressa através da estética, da beleza autêntica e do que é real, confiável, verdadeiro. Em retrogradação, Vênus busca no seu passado (recente ou mais antigo) motivos para se orgulhar. Tem a ver com um processo de retomar seu poder pessoal, o poder da sua história e a força do que te trouxe até aqui. Isso pode trazer reavaliações das escolhas que você deseja fazer para seu futuro. Pode indicar um momento de repensar afetos, amores e afinidades. O que você gosta e o que você desgosta tem tudo a ver com esse trânsito, que também fala de cultura, família e ancestralidade. Seja para manter e dar continuidade, seja para transformar e ressignificar, a retrogradação de Vênus em Leão chama a atenção para sua vida pessoal, sua base e a essência de tudo.
O poder da intenção: a Lua nova deste mês acontece no signo de Câncer, numa lunação que se inicia em 17/7. Uma Lua nova em Câncer é poderosíssima e indica um ciclo para ativar seu poder de intenção, consciência e capacidade de influenciar sua realidade. O que você deseja criar? O que você sente que é mais poderoso em você? A lunação de Câncer traz poder de comunicação e favorece rituais e rotinas que estabilizem suas emoções e seus pensamentos. Ótimo momento do ano para ser (e não apenas fazer) bruxaria.
HORÓSCOPO DE GÊMEOS
Colocando limites: o mês começa com uma Lua cheia em Capricórnio, ativando um lado bem saturnino das vibes astrológicas. Isso significa buscar uma definição mais clara para coisas que precisam ser transformadas e reavaliadas. É necessário reconhecer limites e buscar um senso de justiça mais neutro e imparcial. O que é seu e o que é do outro? O que de fato te pertence? E como lidar com tretas, crises e complicações que surgem quando as coisas não dependem apenas de nós? Gêmeos é um signo mutável que preza pela flexibilidade. Mas a Lua cheia deste mês traz foco para a necessidade de estrutura e organização. Talvez seja o caso de colocar um ponto final em certas situações e se livrar de vez do que anda pesando. Talvez seja o caso de pegar certas responsas para você e desapegar do que está além do seu controle.
Se organize! realmente a vibe astrológica do mês foca muito na organização e no pragmatismo. Com Marte transitando em Virgem a partir de 10/7, a vontade é de organizar a vida e mudar o que for necessário para que você tenha mais espaço mental e físico para pensar com a cabeça no lugar. Talvez organizar fora ajude a organizar dentro. Isso vale especialmente para seu espaço pessoal, sua casa, o lugar que você trabalha e passa mais tempo consigo mesme e seus pensamentos. Marte em Virgem faz oposição com Saturno em Peixes, o que pode ser traduzido do astrologuês como uma necessidade objetiva de trabalhar e colocar sua energia em situações que realmente tragam resultados. Tem tudo a ver com trabalho, dedicação e esforço. Foco!!!
Poder da comunicação: a temporada de Leão traz a retrogradação de Vênus que se inicia em 23/7 e vai até meados de setembro. Esse período enfatiza o poder da comunicação. Vênus em Leão se guia muito por sua verdade e gosta de falar em primeira pessoa. Seus sentimentos, sua visão, suas escolhas, suas particularidades… Tudo isso tem a ver com Vênus, que também pode indicar movimentações no amor e no convívio social. Esse trânsito também mexe com sua rotina e estilo de vida. Pode ser um bom momento para buscar mais prazer e mais beleza nas pequenas coisas, no dia a dia. Vale ter uma atenção especial para inseguranças e busca de validação social. A vibe de Vênus retrógrada é mais uma busca interna da sua voz e do seu poder pessoal do que vontade de agradar e se encaixar. Tem mais a ver com autoconfiança no seu jeito de ser do que tentar se adequar ao que os outros supostamente gostam ou querem. Esse pode ser um período para retomar a autoestima intelectual e ser mais confiante na hora de expressar as próprias ideias.
HORÓSCOPO DE CÂNCER
Seu momento: é temporada de Câncer, o Sol está brilhando no seu signo!!!! Faça algo para celebrar, nem que seja uma coisinha pequena e simbólica, mas faça algo para registrar o momento. Na astrologia, o dia do nosso aniversário corresponde ao início de um ano novo pessoal, um novo ciclo, com novas vibes e novos desejos. Para quem tem ascendente em Câncer, esse também é um momento de renovação e reinvenção, um ótimo momento para dar um glowzinho na vitalidade, na energia e no seu brilho pessoal. Faça uma lista de objetivos com o que você deseja aprimorar, o que precisa mudar e o que merece ser continuado. Faça essa lista de objetivos como se fosse um contrato consigo mesme. Esse pode ser seu ritualzinho de renovação e compromisso com seus objetivos pessoais.
Uma nova fase: a Lua cheia do mês acontece no seu signo oposto e chama a atenção para seus relacionamentos, sejam eles de amor, trabalho ou treta. Agora você está entrando numa nova fase. Em 17/7 iniciamos a lunação de Câncer, com uma Lua nova muito especial no seu signo indicando um momento para pensar no futuro e criar novas possibilidades e novos sonhos.
Autoestima intelectual: os trânsitos desse período focam muito nas suas ideias, aprendizados e tudo para aprimorar seu discernimento. Marte ingressa em Virgem em 10/7 e faz oposição a Saturno em Peixes. Essa combinação fala de um bom momento para revisar, editar e repensar ideias, projetos escritos e tudo o que envolva expressar suas ideias e visão de mundo. Pode ser interessante retomar estudos ou revisar algo que você já aprendeu. Detalhes que antes passavam despercebidos podem fazer diferença agora. Questões de autoconfiança e segurança nas próprias ideias tem tudo a ver com esse astral. Mas cuidado ao comprar brigas com base em ideias confusas ou sem fundamento firme. Cautela e leitura atenta são importantes nesse período. Antes de formar opiniões apressadas e pular para conclusões precipitadas, busque ir atrás de elementos e pessoas que te ajudem a construir ideias mais bem embasadas e realistas.
Vênus retrô: com a temporada de Leão, inicia o período de retrogradação de Vênus que começa em 23/7 e vai até meados de setembro. Essa retrogradação favorece reavaliações sobre o valor do seu trabalho, das suas habilidades e da grana que você faz (ou deseja fazer). Esse trânsito astrológico tem a ver com orgulho, verdade, paixão e brilho pessoal. Esse pode ser um período de criatividade no sentido de realizar mudanças construtivas, tipo abrir caminho para novidades. Tem a ver também com parcerias e todo o trabalho que for feito em colaboração, o que poderá passar por uma reorganização necessária. Aproveite esse período para retomar atitudes e projetos que valorizem seu potencial e suas particularidades.
HORÓSCOPO DE LEÃO
Se preparando para uma nova fase: julho abre em temporada canceriana e encerra com o Sol brilhando em Leão. Bem agora, no início do mês, estamos nesse momento de transição em que você conclui um ciclo para abrir um novo capítulo. É preciso saber encerrar um ano para recomeçar outro com leveza! Pense onde você estava em julho do ano passado e onde está agora. O que mudou? O que permaneceu? O aniversário é o nosso ano novo pessoal. Também para quem tem ascendente em Leão, esse é um momento de transição de vibes e renovação das energias e do seu brilho pessoal. Aproveite para tomar um banho de sol, se mimar e fazer algum ritual para chamar mais energia e vivacidade.
Sentimental: a temporada de Câncer guia o encerramento do seu ciclo solar. As vibes aqui são mais introspectivas e emotivas. Você precisa se dar carinho. Pode bater uma nostalgia, uma sensação do passado, uma saudade ou um alívio por estar em outro momento. De qualquer forma, é importante se conectar com seu passado e suas memórias. Não para requentar mágoas antigas, mas para buscar forças e centramento na hora de visualizar o futuro. Esse também pode ser um bom momento para fazer uma limpeza geral, tanto do seu ambiente como das energias. Terapia, incensos, leitura de tarô, filmes, descanso, passeio… invista em tudo que possa lhe ajudar a curar seus fantasmas.
Trabalha, trabalha: a Lua cheia no início do mês acontece no signo de Capricórnio e ativa um lado seu que é voltado para o trabalho e para a rotina. Tem coisas que a gente não faz porque simplesmente quer. Tem coisas que a gente faz porque precisa. E saber negociar com a realidade é fundamental. Depois, em 10/7, Marte ingressa em Virgem e traz toda uma motivação realista para lidar com as batalhas. Esse trânsito fala de organização e planejamento. É um astral que pede mais investimento no seu trabalho e no que for necessário para que você desenvolva suas habilidades. Também fala de cortes, principalmente no que for desnecessário ou inútil para seu momento.
Assunto pessoal e intransferível: já faz um tempo que Vênus vem transitando no seu signo. A partir de 23/7, Vênus inicia sua retrogradação e vai ficar nesse vai e vem até meados de setembro. Vênus está de olho em você. É assunto pessoal e intransferível. Tem a ver com o seu brilho próprio, sua persona, o que você gosta, com o que você se identifica e o que você deseja para sua vida. Mexe com a vaidade, é claro. Mas não é só isso. Como você se vê? O que você gostaria de mudar em si? O que te traz orgulho? O que faz o seu olho brilhar? Onde (e como) você se sente mais à vontade? Você se sente você? O que você pode fazer para ser mais quem você sente que é? Neste momento, estamos mais na fase das perguntas do que das respostas. Não precisa ter pressa para definir nada disso agora. Você pode se dar um tempo para refletir, absorver, sentir… O importante é buscar as respostas dentro de você, fazer por você, pensar em você primeiro. Não à toa o Leão se coloca no centro! Você está no centro da sua vida e, se não está, pode aprender a se colocar.
HORÓSCOPO DE VIRGEM
Energia de gostosa: o mês começa com as vibes da Lua cheia, que desta vez acontece no signo de Capricórnio. A energia da Terra traz força e centramento para seus processos criativos, projetos pessoais e tudo o que você faz para se expressar e também por prazer. Esse pode ser um momento para você entender seus desejos e ter uma visão muito clara de quem você é e o que você quer. Essa Lua cheia faz bons aspectos com Júpiter e Saturno, o que indica uma criatividade voltada para o futuro, mas ao mesmo tempo muito pé no chão.
Amizades e vida social: julho se inicia com a temporada de Câncer, o que traz foco para sua vida social, amizades e contatos. Faz bem sair de casa e estar perto de quem você gosta e de quem você sente que pode ter uma troca mais sincera e construtiva. A temporada de Câncer nos inspira a cuidar e a enxergar as nossas amizades como parte da família que estamos construindo. Câncer é também o signo da criatividade e traz para Virgem a sensibilidade necessária para ativar a imaginação e criar possibilidades no presente e no futuro.
Postura de gostosa: a partir de 10/7, Marte transita no seu signo. Em Virgem, Marte tem uma inteligência aguçada, focada e muito crítica. Você já pode afiar sua língua e suas ideias, pois o astral deste mês tende a exigir uma postura mais decidida, assertiva e autoconfiante de você. Talvez você sinta que está na hora de mudar sua atitude perante certos assuntos e ter mais iniciativa para realizar seus objetivos. Marte em Virgem quer fazer e acontecer, mas é preciso reconhecer limites e não se atropelar. Esse Marte faz oposição com Saturno que transita no seu signo oposto, o que pode indicar um ritmo mais lento para esse período. É preciso gerenciar a força marcial e canalizá-la nos momentos necessários, de forma construtiva. Marte tem um poder de ação imenso, o que pode ser bom quando precisamos de mudanças, mas, se mal direcionado, Marte tem também uma força destrutiva. Foque no que realmente importa e no que está ao seu alcance. Use sua inquietação a seu favor, mas não se pressione a mudar tudo ao mesmo tempo.
Reflexões e retrogradações: junto com a temporada de Leão, teremos também a retrogradação de Vênus nesse signo. A retrogradação começa em 23/7 e se desenrola até meados de setembro. Esse é um período que pode favorecer a introspecção e qualquer forma de meditação. É bom para pensar no que você quer, no que você realmente quer, e buscar dentro de si a força necessária para fazer o que for preciso. E é bom também para esvaziar a mente e se concentrar no sentir, no que o coração tem a dizer e no que é tão brilhante em você que fala por conta própria. Vênus em Leão fala da nossa espontaneidade, da nossa verdade e também da forma como nos mostramos ao mundo. Esse é um período para chamar sua força. Pode ser interessante se conectar com sua espiritualidade e entender o que está sendo transformado, dissolvido e renovado em você, na sua vida e nos seus desejos.
HORÓSCOPO DE LIBRA
Brilha, brilha: o mês começa com uma Lua cheia em Capricórnio dando o tom de um ciclo que agora pode ser encerrado. Coisas que são superadas. Obstáculos que se resolvem. Preocupações que agora podem ficar no passado. Essa Lua cheia traz clareza e direcionamento em relação a como você pode usar suas experiências para construir novas possibilidades. Com a temporada de Câncer, é a sua imaginação que precisa trabalhar. Mas é uma imaginação ancorada com pé no chão, conversando com sua realidade e com todas as etapas que precisam ser atravessadas, para que ideias sejam de fato concretizadas. Esse é um período para você ativar sua criatividade e ir atrás da motivação necessária para dar seu melhor, deixar sua marca e conquistar seus objetivos. Não se esconda do mundo, coloque a cara no sol!
Rotina de princesa: para realizar objetivos é necessário organização, dedicação e trabalho. Isso tem tudo a ver com Saturno, que, no momento, transita em movimento retrógrado no signo de Peixes. Essa retrogradação de Saturno indica um período propício para reavaliar rotinas e definir limites que façam mais sentido para as suas necessidades. Com Marte transitando no signo de Virgem a partir de 10/7, a questão de rotina, cuidados e autocuidados se torna ainda mais necessária. É preciso desapegar de algumas noias e deixar as coisas mais flexíveis, leves e possíveis. Defina seus limites e busque focar no que for mais pragmático.
Vênus retrô: com a temporada de Leão, teremos o início da retrogradação de Vênus, que se desenrola até meados de setembro. Esses próximos meses favorecem um momento para dar dois passos para trás, descansar as ideias, esvaziar a mente e sentir se existe algum tipo de mudança que você desejaria iniciar e que poderia impactar seu futuro. A retrogradação traz uma vibe introspectiva, mas, com Vênus transitando em Leão, é impossível fugir do brilho e do convívio social. Faz bem ficar perto de amigues e trocar ideias. As conversas podem lhe ajudar a entender que mudanças você pode e deseja fazer. Esse também pode ser um período interessante para reencontrar pessoas do seu passado, o que pode ser muito legal ou muito deprê. De qualquer forma, tudo nesse período pode lhe ajudar a entender o que você deseja para o seu futuro e o que você faz questão de deixar no passado.
HORÓSCOPO DE ESCORPIÃO
Intuição e bruxaria: o astral deste mês é fortíssimo. Com o Sol transitando em Câncer, sua intuição está afiada e sua visão consegue olhar para horizontes mais amplos e mais distantes. Esse pode ser um bom momento para pensar e planejar o futuro. Agora é a hora de se alimentar de novas referências e abrir a mente. Também pode fazer muito bem viajar e mudar de cenário. Terapias, espiritualidade, ler tarô, enfim, qualquer coisa que ajude a trazer clareza pode ajudar muito. O importante é você se cercar de elementos que te ajudem a pensar e tomar suas decisões e, assim, planejar seus próximos passos. Logo no início do mês, a Lua cheia em Capricórnio traz ainda mais clareza sobre ciclos que estão se encerrando e novidades que precisam ser criadas daqui para frente. Vale a pena conversar com pessoas de opiniões diferentes, trocar ideia e se abrir para escutar conselhos espontâneos. Sabe aquele tipo de sabedoria casual que uma pessoa aleatória solta na rua? É nessa vibe de sincronicidade que a Lua cheia deste mês traz sabedoria e epifanias para sua vida.
Realismo criativo: talvez as coisas pudessem estar melhores, talvez algumas expectativas foram frustradas, ou talvez a realidade não bateu com as nossas idealizações… Tudo isso é distração! Precisamos olhar para a realidade com uma visão mais objetiva e menos romantizada. É possível abrir os horizontes, criar novos sonhos e ainda assim manter os pés no chão e a conexão com a realidade. Isso tem tudo a ver com a Lua cheia em Capricórnio, Júpiter em Touro e Saturno passeando em Peixes. É um misto de insatisfação com motivação para ir atrás do que falta. Entender nossas limitações é o primeiro passo para evoluir. Esse é ainda um momento de transição, principalmente com a retrogradação de Vênus em Leão que se inicia no fim de julho e vai até meados de setembro. Certas coisas ainda precisam de mais tempo para se consolidarem. Por hora, é preciso lidar com a instabilidade e enxergar o poder de criação que esse momento nos apresenta.
Amor e trabalho: para onde vamos? Com quem vamos? Essas são perguntas que têm tudo a ver com a retrogradação de Vênus. Esse movimento astrológico indica um período de possíveis mudanças, reavaliações, idas e vindas. Nada está garantido, e ainda bem! Isso nos dá tempo para encontrar outros jeitos de atingir nossos objetivos e talvez entender melhor nossos desejos. Os próximos meses favorecem experimentações e testes. Além disso, projetos deixados de lado podem agora ser retomados com mais vigor e brilho. O amor influencia todos os caminhos desse período, é Vênus no comando. Mas é Vênus olhando para trás, procurando algo que esqueceu, tentando encontrar dentro de si as respostas que precisa. A vibe é das mais reflexivas, e isso pode ser uma coisa boa. Tempo para pensar no que você realmente quer e no que vai ser melhor para seu futuro.
HORÓSCOPO DE SAGITÁRIO
Trabalha, trabalha: a vibe do mês é pé no chão e foco na organização. Julho já começa com uma Lua cheia em Capricórnio trazendo luz e possíveis soluções para complicações e dificuldades bem pragmáticas, tipo grana, valor do seu trabalho e estratégias para entrar numa nova fase. Ao mesmo tempo que o Sol em Câncer traz uma conexão emocional e afetiva nos seus relacionamentos, a Lua cheia em Capricórnio traz a frieza que você precisa para se organizar e atender suas prioridades. A temporada de Câncer ativa nosso lado cuidador. Mas a Lua cheia em Capricórnio nos lembra que primeiro a gente precisa cuidar da gente.
Método e matemática: com Marte transitando em Virgem a partir de 10/7, é hora de ativar os poderes do foco e da inteligência superprática de quem aprende fazendo. Marte em Virgem tem a ver com os detalhes, com as minúcias e as particularidades que fazem um trabalho ser especial. Dá gosto de ver tudo alinhado e bonitinho, por mais que na realidade a coisa seja mais caótica do que gostaríamos de admitir. Mas a missão de Marte em Virgem é tentar dar o seu melhor e se adaptar com o que vier. Esse planeta também fala de iniciativa, assertividade e foco na ação bem pensada. Esse é um astral que pede comprometimento e aprimoramento tanto no trabalho como na vida pessoal. Com Saturno transitando em Peixes, e ainda em movimento retrógrado, o melhor a fazer é definir limites e agir de acordo com um plano, o que nem sempre pode dar certo, mas já ajuda a guiar os passos em direção a objetivos específicos. Não há tempo a perder. Não dá para desperdiçar energia vital. É melhor ter um roteiro do que ficar dando voltas e batendo com a cabeça na parede. Ou talvez seja melhor bater um pouco a cabeça na parede até entender onde estão as limitações e o que fazer para superá-las. O importante é encontrar o seu método, o que funciona para você.
Inspirações e pirações: Vênus já transita em Leão faz um tempo e, a partir de 23/7, inicia seu período de retrogradação que se desenrola até meados de setembro. Os próximos meses podem ser bem aproveitados com estudo, viagens e jornadas espirituais (na verdade, esse tipo de coisa faz bem durante o ano todo, mas infelizmente a gente vive numa sociedade que dificulta qualquer tipo de estudo e jornada espiritual. Às vezes o mundo acaba com a nossa alma!!! Mas vamos fechar esses parênteses, senão a brisa vai longe)… Esse pode ser um período em que você sente que precisa diminuir o volume de fora para se escutar de dentro com mais atenção. Aliás, é um ótimo período para retomar análise e psicoterapias. Vale também ler mapa astral, tarô, palma da mão e o que surgir no seu caminho. Mas, mesmo assim, tem respostas que só você pode se dar. As principais escolhas da sua vida não podem ser terceirizadas. A busca é por suas próprias ideias e referências, a sua visão particular do mundo.
Higiene mental: com a retrogradação, os próprios desejos passam por uma reavaliação. Será que você realmente quer o que acha que quer? O que pode estar lhe distraindo da sua verdade? Quais têm sido seus parâmetros para gostar ou desgostar? Quais são suas referências do que é bom e desejável? Onde você busca inspiração? Em quem você está se espelhando? A retrogradação de Vênus tem a ver com autoestima, inclusive com autoestima intelectual. Esse pode ser um bom momento para você limpar seus pensamentos e fazer uma espécie de higiene da sua imaginação criativa.
HORÓSCOPO DE CAPRICÓRNIO
Lua de saco cheio e Sol em carinho: logo no início do mês, uma Lua cheia no seu signo traz consciência sobre seus limites, suas necessidades e do que você já encheu o saco e deseja colocar um ponto final. Essa Lua te inspira a pensar mais nos seus próprios interesses, naquilo que você sabe que só depende de você. Tem tudo a ver com energia, disposição e poder de fazer e acontecer. Se por um lado a Lua cheia em Capricórnio traz esse tom pragmático e mais individualista, por outro lado temos o Sol brilhando em Câncer, seu signo oposto. A temporada canceriana ativa um lado mais carinho e que gosta de cuidar tanto nas relações amorosas como também na vida profissional. Esse pode ser um período em que você consegue enxergar o outro e entender melhor as diferenças e as peculiaridades das pessoas que passam pela sua vida. A temporada de Câncer traz sensibilidade/empatia e a Lua cheia em Capricórnio traz pé no chão e noção de individualidade.
Temporada de amorzinho: com o Sol transitando no signo de Câncer, esse é um período para focar no amor, no dengo e em tudo o que você pode fazer juntinho com outras pessoas. A temporada canceriana traz uma vibe mais emocional e afetiva para todos os nossos encontros. No amor, esse é um período para fortalecer a intimidade e aprofundar os laços. Também pode ser um bom período para conversar e mostrar o que você estiver sentindo.
Muitos aprendizados: com o trânsito de Marte em Virgem a partir de 10/7, pode bater uma vontade de se aprimorar e evoluir no seu conhecimento teórico, intelectual ou técnico. Algum tipo de estudo pode fazer muito sentido nesse momento. Com Saturno transitando em movimento retrógrado, você precisa lidar com inseguranças e críticas internas. Com bom senso, é possível entender o que pode ser melhorado e o que é noia autodepreciativa. O que pode ajudar é se preparar antes de falar sobre assuntos e temas mais importantes. Saturno gosta de estudo e planejamento. No fim das contas, isso pode até ser bom, principalmente quando lembramos que Júpiter está transitando em Touro e ativando seu amor em fazer coisas bem feitas e bem fundamentadas.
Vênus retrô: para fechar o mês com chave de choro, teremos o início da retrogradação de Vênus em Leão. Essa retrogradação começa em 23/7 e se estende até meados de setembro. Esse movimento pode indicar coisas que pareciam resolvidas, mas ainda precisam de mais atenção. Tem a ver com questões que precisam de tempo e trabalho interno para serem resolvidas. Vênus se relaciona com o amor, parcerias, união e tudo que a gente compartilha com outras pessoas. Talvez você sinta a necessidade de fazer um bom limpa limpa, um divórcio energético, um ponto final em situações que incomodam. Mas é interessante prestar atenção no que exatamente está incomodando, pois daí podem surgir pistas de onde existe a necessidade de fazer mudanças para que você possa se liberar e brilhar mais graciosamente.
HORÓSCOPO DE AQUÁRIO
Trabalha, trabalha: julho começa em plena temporada de Câncer, ativando toda sua capacidade de resolver problemas com criatividade e trabalhar para cuidar de quem você ama. Para Aquário isso pode ser levado a níveis extremos. Por isso, é importante definir limites e lembrar que ninguém sozinho vence o mundo e consegue dar conta de tudo. Descansar é preciso. Inclusive, a Lua cheia que acontece logo no início do mês pode trazer um momento de clareza em relação a seus limites e o tempo que as coisas levam para se desenvolverem. Porque às vezes não é nem questão de querer ajudar. Às vezes a gente se cobra excessivamente também por insegurança e necessidade de construir algo que seja nosso e que seja duradouro. Não à toa, com Saturno transitando em Peixes, o valor do seu trabalho passa a ser um assunto fundamental.
Uma plantinha com emoções: o astral deste mês tem um tom bem pragmático, e o foco é em resolver problemas e se desamarrar de situações difíceis. Com Marte transitando em Virgem, é necessário olhar para os detalhes e agir de forma bem pensada. Esse Marte faz bom aspectos com Júpiter e oposição a Saturno. Significa que cortes são necessários e podem ajudar no seu crescimento. No fim das contas, somos plantinhas com emoções. Precisamos de nutrientes, água, amor, carinho e também de boas podas de tempos em tempos. Este é um ano para melhorar sua vida pessoal, sentir que você está construindo sua vida desde a base, com liberdade e espaço para respirar. Mas, para que isso aconteça, mudanças podem ser necessárias. Definir limites, o que é seu e o que é do outro, faz todo o sentido com esses aspectos astrológicos.
Dando voltas no amor: o mês encerra na temporada de Leão com direito a Vênus retrógrada. Essa retrogradação vai durar até meados de setembro e fala sobretudo de amor, parceria e companheirismo. Esse pode ser um bom momento para reavaliar combinados e, se for preciso, mudar algumas coisinhas. Retrogradação também tem a ver com reencontros, reconciliações e retomadas, então, fique de olho, pois pessoas do passado podem retornar para resolver assuntos inacabados. Para curar seus fantasmas, a melhor coisa é abrir o coração e agir com sinceridade. Vênus em Leão ama honestidade e age de acordo com sua verdade. Essa Vênus não se acerta com joguinhos e acaba levando tudo muito a sério. Compromisso e envolvimento são palavras-chave para entender essa Vênus apaixonada. Mas claro que nem tudo é paixão. Podemos esperar oscilações. Vênus em retrogradação também indica um astral mais introspectivo e reflexivo. Tomar uma distância saudável pode ajudar a pensar as coisas de forma mais neutra e com perspectiva. Você precisa de espaço para processar seus sentimentos. Essa retrogradação também envolve assuntos de trabalho, parcerias, contratos e acordos que podem influenciar nos rumos do seu futuro. A melhor coisa é não tomar decisões apressadas. Vênus fala de escolhas, e os desejos podem estar mudando. Se dê um tempo para se entender, se dê um tempo para sentir!
HORÓSCOPO DE PEIXES
Entendendo tudo!! o mês já começa com uma Lua cheia em Capricórnio trazendo ~luz~ para suas relações de confiança e amizade. O ambiente e as pessoas que te cercam influenciam no seu humor e nos seus pensamentos. Essa Lua cheia traz um entendimento sobre onde vale a pena colocar sua energia. Com Saturno transitando no seu signo, esse é um momento para assumir uma atitude mais autoconfiante e assertiva sobre os rumos que você deseja dar à sua vida. Você que manda! Aos poucos, você vai tendo mais clareza do que quer e do que é mais adequado para suas necessidades. A temporada de Câncer mexe com assuntos do coração e busca a sua felicidade. Agora você tem elementos para saber o que faz sentido para você, o que realmente vale a pena e o que é apenas distração.
Definindo limites: a partir de 10/7, Marte ingressa no seu signo oposto, em Virgem. Esse trânsito pode indicar um momento favorável para iniciar projetos em parceria que envolvam inteligência, estratégia e vontade de fazer algo diferente. Marte em Virgem traz uma inquietação em relação a pessoas e situações que te tiram do seu lugar de conforto. Isso não é algo necessariamente ruim. Talvez você esteja atrás de algum tipo de mudança ou melhoria, e uma agoniazinha faz parte. O importante é definir limites e saber até onde você pode ir, se experimentando na prática e de forma muito suave. As coisas podem ser suaves. Você não precisa se pressionar para fazer absolutamente nada. A melhor forma de se conectar com esses trânsitos astrológicos é se colocando em situações de aprendizado e novidades.
Tapa na cara e elegância: um outro lado do trânsito de Marte em Virgem é se afastar de pessoas ou situações que te ferem, ativando sua capacidade de se defender e se afastar da negatividade alheia. Pode rolar algum tipo de competitividade também, ou até mesmo conflitos por visões contrárias. Ainda assim, Saturno em Peixes está com você! Tem tudo a ver com atitude e assertividade. Marte fala de cortes. Saturno fala de limites. Você pode se tirar de certas situações e se preservar. Com Saturno transitando no seu signo, suas atitudes tendem a ser mais bem pensadas e até mais elegantes. É possível dar na cara sem mexer um fio de cabelo. No fim das contas, é tudo uma questão de elegância.
Rotina de princesa: já faz um tempo que Vênus transita em Leão e, a partir de 23/7, inicia seu período de retrogradação, que se desenrola até meados de setembro. Vênus retrô traz para o foco questões de trabalho, saúde, equilíbrio, rotina e apoio mútuo nas relações do dia a dia. Pode enfatizar diferenças, privilégios e peculiaridades. Acordos e combinados podem ser revistos e reajustes talvez sejam necessários. Também pode se referir a questões do passado que ainda não foram bem resolvidas. Esse período de retrogradação favorece revisões, retomadas e realinhamentos no geral. É possível buscar uma reconciliação e resolver as coisas de forma pacífica. Mas é também possível que o orgulho fale mais alto, o que traz ainda mais desequilíbrios para esse astral. O mais bacana é canalizar essa energia em reorganizar sua rotina e melhorar sua saúde. Coisas que você deixou de lado, mas que são importantes, podem agora ser retomadas com mais carinho e atenção. Vênus está passando por um processo de renovação geral, e você pode pensar o que na sua vida está precisando de uma boa renovada. Foque no que tem de melhor!
Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes