As 15 melhores tendências do inverno 2025 feminino
Alfaiataria 1980s, franjas, estilo vitoriano e mais. Listamos as principais tendências do inverno 2025 para você ficar por dentro do que irá bombar na próxima estação.

Mais uma maratona de moda internacional chega ao fim, e é hora de fazer um balanço das principais tendências do inverno 2025 feminino. A primeira parada aconteceu em Nova York, de 6 a 11 de fevereiro, onde o contraste entre minimalismo e exuberância dominou as passarelas, com destaque para os aguardados retornos da Calvin Klein Collection e Christopher John Rogers ao line-up oficial.
Calvin Klein Collection, inverno 2025. Divulgação
leia mais:
As 13 principais tendências do inverno 2025 masculino
A Semana de Moda de Londres aconteceu de 20 a 24 de fevereiro e foi marcada pela interpretação de elementos góticos, além de um flerte com o estilo dos anos 1980 e 1970. Em Milão, marcas como Prada, Gucci e Fendi apostaram em looks com tecidos encorpados como lãs, tricôs e couro, adicionando um toque sexy com cinturas baixas, rendas e transparências.
Simone Rocha, inverno 2025. Getty images
Nos desfiles de Paris, os termos “corporate core” e “power dressing” ecoaram por vários cantos, com algumas marcas usando escritórios reais como cenários para os desfiles. Enquanto isso, a inspiração vitoriana veio com força, assim como as texturas felpudas em casacões, acessórios e detalhes como golas e barras.
Prada, inverno 2025. Divulgação
A seguir, destacamos 15 tendências da temporada de inverno 2025 internacional para você ficar de olho:
Corpcore 5.0
Stella McCartney, inverno 2025. Getty images
Os designers abraçaram a vibe ousada da alfaiataria dos anos 1980, trazendo de volta os ombros marcados, cores vibrantes e os ternos oversized de shape boxy. Se no street style os conjuntos monocromáticos reinaram, nas passarelas vimos blazers e trenchs com cinturas marcadas, calças retas e uma porção de looks desconstruídos, como os ternos invertidos da Givenchy.
Calvin Klein Collection, inverno 2025. Getty images
Marcas como Stella McCartney e Duran Lantink foram além e usaram espaços corporativos reais para os seus desfiles. E não é por acaso — com tantas empresas voltando ao regime presencial e séries como “Ruptura” dando o que falar, o público está cada vez mais em busca de looks de trabalho estilosos.
Franjas
Burberry, inverno 2025. Getty images
Elas apareceram em Londres e logo dominaram a Semana de Moda de Milão. Desde versões super sofisticadas com longos fios de couro até opções delicadas com miçangas ou acabamentos sutis em malhas, as franjas vêm em todos os estilos — do minimalista ao maximalista, do despojado ao boêmio.
Jil Sander, inverno 2025. Divulgação
Marcas com propostas bem diferentes, como Jil Sander e Etro, estão apostando nesse detalhe que promete fazer sucesso.
Etro, inverno 2025. Divulgação
Over the knee
Balmain, inverno 2025. Getty images
Depois das botas de montaria, os modelos extra longos entram em destaque nas tendências do inverno 2025. Burberry, Khaite, Luar e Balmain estão entre as labels que apostam na tendência, com versões em preto, marrom e bordô.
Burberry, inverno 2025. Getty images
Novo boho
Chloé, inverno 2025. Divulgação
O estilo boho-chic, liderado por Chemena Kamali na Chloé, continua com tudo nas tendências do inverno 2025. Embora os vestidos fluidos com babados sejam a cara do verão, labels como Etro e Louis Vuitton provaram que o estilo é igualmente cool no inverno e até mais sexy, com transparências a perder de vista.
Louis Vuitton, inverno 2025. Divulgação
Romance sombrio
Alexander McQueen, inverno 2025. Divulgação
Golas dramáticas, mangas bufantes, corsets, rendas e mais. Nesta temporada, o estilo usado na Era Vitoriana, lá no século 19, entrou em diversos moodboards – Dior, McQueen e Aknvas são exemplos –, trazendo uma vibe sofisticada e meio gótica aos looks da temporada.
Christian Dior, inverno 2025. Getty images
Aknvas, inverno 2025. Divulgação
Xeque-mate
Burberry, inverno 2025. Getty images
O xadrez bombou nas coleções e é uma das principais tendências do inverno 2025. A estampa atemporal aparece de diversas formas, desde casacos de lã oversized até minivestidos, trazendo versatilidade e estilo para diferentes produções.
Prabal Gurung, inverno 2025. Getty images
Calvin Klein Collection, inverno 2025. Divulgação
Bolsas decoradas e multiplicadas
Coach, inverno 2025. Getty images
A tendência surgiu no desfile de verão 2024 da Miu Miu – com totes decoradas com acessórios, abertas e visivelmente cheias de bolsas menores –, e não dá sinal de descanso. Destaque para os modelos duplos, tipo pochete, da Louis Vuitton, assim como os penduricalhos da Coach, Fendi e Chloé.
Chloé, inverno 2025. Getty images
Louis Vuitton, inverno 2025. Getty images
Foco nas saias
Alaïa, inverno 2025. Getty images
Em versões armadas, longas e cilíndricas em corte A, as saias adicionam volume e movimento a várias coleções, como as da Alaïa, Altuzarra, Chanel e Chloé. O bom é que a tendência pode ser usada de diversas maneiras.
Chloé, inverno 2025. Divulgação
Na Chloé, elas foram combinadas com babados e tops de inspiração cigana, enquanto a Chanel mesclou a peça com tweeds e jaquetas cropped, assim como a Alaïa – esta última com uma dose extra de sensualidade e pele à mostra. Em um momento mais clean, Joseph Altuzarra complementou saias longas com tricôs e blazers luxuosos.
Altuzarra, inverno 2025. Divulgação
Lady in red
Max Mara, inverno 2025. Divulgação
leia mais:
5 tendências da Milan Fashion Week de inverno 2025
Mais uma temporada e uma nova explosão de vermelho veio aí. Nas tendências do inverno 2025, destacam-se os tons de ameixa, vinho e tomate, exibidos em uma variedade de looks de alfaiataria, couro e vestidos.
Balmain, inverno 2025. Getty images
Burberry, inverno 2025. Getty images
Brilhos mil
Valentino, inverno 2025. Divulgação
A opulência está em alta, com cristais, paetês e brocados brilhantes por todos os lados. Seja em propostas minimalistas de alfaiataria – em que detalhes cintilantes dão vida ao look –, seja em peças ultra brilhantes que capturam todos os olhares, há opções para todos os gostos.
Fendi, inverno 2025. Getty images
Tory Burch, inverno 2025. Getty images
Jogo do bicho
Dolce & Gabbana, inverno 2025. Divulgação
Leopardos, onças, vacas, zebras, cobras. As estampas de animais ganham uma nova rodada fashion nas tendências do inverno 2025. De Nova York a Paris, elas arremataram tanto looks inteiros quanto peças individuais, altamente desejáveis – Balmain, Coach, Dolce & Gabbana e Dries Van Noten são exemplos.
Balmain, inverno 2025. Getty images

Gabriela Hearst, inverno 2025. Divulgação
Tricô + tricô
Fendi, inverno 2025. Getty images
Com acabamentos canelados e tons típicos do inverno, os conjuntos de tricô aparecem como uma forma elegantede se vestir para o frio, sem abrir mão do aconchego. Desde o combo de top e cardigã da Gucci, até os looks da Tod’s, que mesclam camadas e estilos, a tendência aparece em muitas variações, do retrô ao preppy.
Gucci, inverno 2025. Divulgação
Tod's, inverno 2025. Divulgação
Peep toes
Fendi, inverno 2025. Getty images
Os dedos dos pés à mostra surgiram como uma tendência inesperada do próximo inverno. O novo fetiche por pés na moda veio na Tory Burch, onde a designer de Nova York combinou calças de veludo cotelê e malhas com peep toes.
SRVC, inverno 2025. Getty images
Em seguida, Ricky Wesley Harriott (ex-Vetements) levou a proposta para o universo corporativo futurista na SRVC, enquanto a Prada apostou nos mocassins – outro sapato quente da temporada – com os dedinhos à mostra.
Prada, inverno 2025. Divulgação
Micro bags
Chloé, inverno 2025. Divulgação
Entre as centenas de bolsas que cruzaram as passarelas nesta temporada, a diversidade foi a grande estrela. Dos modelos funcionais com bolsos externos aos formatos retangulares e hobo, há opções para todas as necessidades.
Chanel, inverno 2025. Getty images
Mas foram as versões minúsculas que realmente roubaram a cena, especialmente nas coleções de grifes como Chanel, Valentino e Chloé. Pequenas, mas poderosas, elas podem ser combinadas com modelos maiores, criando um contraste interessante de tamanhos e estilos.
Valentino, inverno 2025. Divulgação
Tons pastel
Gucci, inverno 2025. Divulgação
Vários designers deram um toque de leveza à melancolia do inverno, adicionando nuances suaves de tons pastel às coleções. O amarelo brilhou na Fendi e Gucci, o lilás apareceu na N.21 e MSGM, o rosa marcou presença na Prada e o azul-bebê apareceu na Simone Rocha, Erdem, entre outros.
Prada, inverno 2025. Divulgação
Simone Rocha, inverno 2025. Getty images
leia mais:
10 tendências da London Fashion Week de inverno 2025
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes